InícioGraduaçãoCriminologiaQuais as vantagens de fazer Criminologia EAD?

Quais as vantagens de fazer Criminologia EAD?

O que é crime? A Criminologia EAD traz o conhecimento para os alunos entenderem as suas motivações com a facilidade de se estudar na disponibilidade de horário e local

O curso de Criminologia EAD é uma forma de levar ao aluno a formação acadêmica necessária para atuar no mercado de trabalho. Estudar o crime é entender como e o porquê ele acontece, e, assim, pensar em políticas para tentar evitar sua prática.

Mas, o que é crime? Do grego crimino, a palavra designa quaisquer ações praticadas contra a lei. Dentro desse conceito, crime também é a omissão que se procura evitar.

Assim, roubos e assassinatos são atos criminosos, porque são ilegais. E é considerado omissão, que também é um crime, ao causar um acidente de trânsito com vítimas, deixar de prestar socorro.

O curso de Criminologia EAD

É um curso de formação tecnológica, com seis semestres de duração, e que estuda o crime de forma multidisciplinar. Afinal, estudar como um delito foi praticado e sua motivação requer a ajuda de várias ciências e áreas de estudo.

Uma delas é o Direito Penal. Ele diz o que é crime ou não, tipifica os delitos e traz a penalidade de cada um deles. É com esse conhecimento que o especialista em Criminologia consegue analisar como investigar o crime cometido.

Mas, para fazer essa investigação, o criminólogo precisa de ferramentas. É onde entram os conhecimentos da Ciência Forense, com as técnicas e equipamentos necessários para estudar o local do delito.

É com essa ciência que o profissional saberá o que e como usar, dependendo do tipo de crime cometido. Com a tecnologia de hoje, testes de DNA, substâncias químicas especiais e aparelhos específicos dão pistas preciosas.

Disciplinas diferentes, mas complementares

Outro conhecimento importante para a Criminologia é o que a Medicina Legal traz. Embora o profissional não realize os exames de necropsia de corpos encontrados no local do crime, ele consegue entender os laudos e fazer investigações. Entender como a vítima veio a falecer diz muito sobre as motivações do crime.

A Medicina Legal também trata de exames de corpo de delito, quando se avalia os sinais deixados pelo criminoso na vítima. São pistas importantes para ajudar o criminólogo a entender como tudo aconteceu.

Além disso, o curso de Criminologia EAD trata das Organizações Criminosas. Elas funcionam como se fossem uma empresa, com pessoas desempenhando funções específicas. O criminólogo investiga sinais da existência desses grupos, para fornecer à Polícia informações que levem à sua prisão.

A Criminologia e a mente do criminoso

O curso trata também de outra vertente do crime: estudar como o criminoso se comporta e o que o motivou a fazer o que fez. Isso conta muito nas investigações, porque essa motivação pode ter vários aspectos. Ele contará com os laudos de psicólogos e psiquiatras forenses, que podem trazer informações se o criminoso tem alguma doença psíquica ou se ele teve influências externas.

Isso faz muita diferença na hora de se elaborar um banco de dados sobre motivações de crimes. Essas informações podem ajudar no tratamento de pessoas que tenham algum distúrbio psíquico, por exemplo. Esse diagnóstico pode evitar a prática de crimes em quem já apresente alguma tendência para tanto.

Entender como o meio ambiente influencia a mente do criminoso é outra informação valiosa. Ele estuda o entorno do local onde o delito ocorreu. Assim, o especialista em Criminologia consegue entender a motivação do crime, e o que pode ser feito naquela região para reduzir sua incidência.

Mercado de trabalho

O trabalho do especialista em Criminologia não se limita ao ambiente policial, mas é um dos locais onde seu conhecimento é mais procurado. Ele pode prestar concurso público na área de Segurança Pública e trabalhar na área de investigação, por exemplo.

Por outro lado, o criminólogo pode atuar como consultor externo de governos municipais, estaduais e federal. Além disso, há espaço para o trabalho no setor privado, como nas empresas de Segurança Empresarial. Ele analisa o sistema de segurança, identifica falhas e sugere soluções para eventuais problemas.

No setor de seguros, sua atuação também se faz presente. O especialista em Criminologia estuda os sinistros, como são chamadas as ocorrências que são cobertas pelas seguradoras, como furtos de veículos, casas, lojas, acidentes de carro, por exemplo.

Outra área que a investigação é importante é o ramo de auditoria. Há certificações, nacionais e internacionais, que garantem a empresas a qualidade de seu produto ou serviço. Para isso, as organizações precisam seguir determinados padrões e protocolos. Assim, o criminólogo analisa o processo produtivo, o relacionamento entre os funcionários e a qualidade do produto oferecido. Dado que tudo esteja nos modelos estabelecidos, a empresa recebe sua certificação.

O crime no mundo digital

A Criminologia não se resume ao estudo dos delitos no mundo real. Cada vez mais, o conhecimento do criminólogo ajuda empresas digitais a evitar crimes virtuais. Acessos indevidos a bancos de dados sigilosos, informações bancárias, e até ameaçar pessoas entraram no rol dos profissionais.

Assim, entender um pouco de Tecnologia da Informação e de Cibersegurança ajudam o especialista a identificar o crime e encontrar brechas no sistema de segurança. Dessa forma, ele pode ajudar a desenvolver equipamentos ou programações que evitem invasões de criminosos digitais. Além disso, ele pode inclusive encontrar o autor do delito e encaminhar esses dados à Polícia.

O curso de Criminologia EAD

O conteúdo das disciplinas do curso fica disponível em uma plataforma 24h por dia. O aluno pode criar planos de estudo, que contemplem seus horários livres, e tem acesso às apostilas em formato digital. Material de apoio aos estudos também estão lá, para auxiliar o estudante durante o curso.

No caso de dúvidas, tutores respondem às perguntas dos alunos, e há atividades nas quais eles podem interagir. Projetos interdisciplinares colocam o conhecimento adquirido no curso à prova, e assim os estudantes podem usar aquilo que aprenderam.

Se você gosta de investigação, é curioso e quer colaborar para entender a motivação do crime e reduzir sua incidência, o curso de Criminologia EAD é para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.