InícioGraduaçãoEducação Física5 mitos sobre o curso de Educação Física

5 mitos sobre o curso de Educação Física

A Educação Física estuda os aspectos biológicos, nutricionais e físicos do esporte, sempre considerando o bem-estar do homem. Mas, este curso ainda é permeado de mitos que o cercam e criam falsas ideias sobre sua graduação e carreira.

Este é um curso muito buscado atualmente, mas nem sempre foi assim. Afinal, rondavam e até hoje ainda rondam, mitos sobre esta graduação. Assim, produzindo ideias falsas sobre o que é e para que serve. Veja a seguir 5 deles.

1 – Precisa ser fitness para fazer Educação Física

O primeiro mito que envolve o curso de Educação Física é a ideia de que, para fazer esta graduação, é preciso ter uma vida fitness. Mas, isto não é verdade, porque a função do profissional é treinar as pessoas nas atividades físicas.

Embora seja comum se colocar um estereótipo nessa área de atuação, o educador físico não tem que estar com o corpo em forma e o peso em dia para atuar. Afinal, ele pode dar aulas ou orientar em exercícios sem ter um abdômen definido.

Por exemplo, pessoas que não curtem treinos em academias. Por isso, não tem corpos sarados. Mas sim, que gostam de dar aulas sobre este assunto, podem sem nenhum problema, cursar a graduação em questão, sem medo de ser feliz.

2 – Na faculdade só se aprende sobre esportes

Muita gente acredita que durante a faculdade de Educação Física irão treinar o dia todo e praticar esportes. Além disso, há também a ideia de que não tem que estudar teorias neste curso, e que o estudo envolve apenas a prática. O que se configura em um grande engano.

Assim como em qualquer graduação, é preciso estudar muito e a teoria se faz bastante presente nas disciplinas. Ou seja, a formação une também momentos de prática, mas a leitura e os conteúdos são constantes.

Mas não pense que isso é ruim, muito pelo contrário, porque os estudos permitem formar um profissional completo, capaz de atuar em diferentes áreas.

Currículo do curso de Educação Física

A grade curricular pode sofrer pequenas variações de uma universidade para outra. Todavia, ela deve se basear em uma base comum a todas. Então, as matérias principais a este curso são:

  • Anatomia Humana, Antropologia, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, Atividades de ritmo e expressão;
  • Atletismo, Bioquímica, Didática e Metodologia, Políticas Públicas;
  • Filosofia, Fisiologia do Exercício e Humana, Fundamentos da Ginástica Geral, Futebol e Futsal;
  • Gestão de Negócios, Libras, Lutas, Medidas e Avaliação,
  • Metodologia da Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Natação;
  • Nutrição, Produção Textual, Psicologia, Recreação e Lazer, Sociologia, Voleibol, Basquetebol e Handebol.

3 – As áreas de atuação são somente em escolas e academias

O terceiro mito é a crença de que o educador físico tem a opção de trabalhar somente em escolas ou em academias. Mas, as opções de atuação são amplas e o salário depende do cargo exercido.

Uma das vantagens em cursar Educação Física é poder atuar, por exemplo, como professor de diversas modalidades de esportes. Além disso, este profissional está sendo requisitado em diversos ambientes como:

  • Prefeituras;
  • Hospitais;
  • Empresas;
  • Academias;
  • Escolas.

O educador físico pode também trabalhar por conta própria, com uma empresa para atividades e treinamentos, ou atuar como personal trainer.

Salário do educador físico

Quanto ao salário, a variação é grande e dependerá do local e área de atuação. No entanto, saiba que os melhores salários são pagos a pessoas bem formadas e empreendedoras. Mas, em geral, podem variar de R$1000,00 à R$8000,00 por mês.

4 – A carreira do educador físico é curta igual a dos atletas

Outro engano sobre a graduação é pensar que a carreira na Educação Física tem prazo de validade igual a dos atletas. Entretanto, por apenas orientar a prática de exercícios e não treinar para um esporte em si, a idade não compromete o trabalho.

É preciso entender que o Educador Físico orientará a prática. Portanto, seu conhecimento é o que vale, seja qual for o tempo de serviço.

5 – É preciso sempre estar em forma para trabalhar na área

O último mito complementa o primeiro, ao dizer que é preciso estar sempre em forma para trabalhar na área. Contudo, não procede esta afirmação, porque, como já foi dito, a função dele é orientar e acompanhar os exercícios, e não praticá-los.

Estar em forma depende da sua escolha pessoal, mas não está vinculado com a profissão. Mas, é importante ressaltar que se você não se importar com a sua aparência física, isto pode interferir na imagem que você quer passar para o seu superior e alunos.

O profissional observa a execução, demonstra como se faz, corrige se necessário e incentiva. Dessa forma, ele pode até acompanhar alunos em alguns exercícios, mas não é sempre assim.

Sobre o curso de Educação Física

O curso de Educação Física pode ser feito na forma de bacharelado ou licenciatura, lembrando que ambos se tratam de graduação. Então, entenda a diferença de cada um a seguir.

Bacharelado em Educação Física

Com duração de quatro anos, em média, o bacharelado forma o profissional para orientar a prática de exercícios e trabalhar na preparação física de pessoas, grupos ou atletas profissionais em academias, por exemplo.

Licenciatura em Educação Física

Também com quatro anos de estudos, a licenciatura em Educação Física forma professores para ministrar aulas nos níveis fundamental e médio. Portanto, o objetivo aqui não é o treino de exercícios, mas incitar nos alunos a importância deles para a saúde.

Pós-graduação e especializações

Ao terminar a graduação para a formação de educador físico, o mesmo pode buscar por alguma especialização na área de seu interesse. Assim, cursar uma pós-graduação dá-lhe mais conhecimentos específicos.

Conheça mais sobre o curso de Educação Física

Procure saber mais sobre o curso de Educação Física, para não cair nas falsas verdades que rondam este meio. Portanto, caso pense em se graduar nesta área, pesquise bastante sobre a sua formação, os locais e formas de atuação para este profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.