InícioPós-graduaçãoEngenharia3 pessoas históricas na Engenharia Civil e suas contribuições

3 pessoas históricas na Engenharia Civil e suas contribuições

Podemos pensar que a Engenharia sempre existiu de alguma forma na humanidade. Desde o primeiro homem a inventar uma ferramenta para a caça, até as invenções atuais. A Engenharia sempre esteve presente, modificando e reestruturando o meio em que vivemos, mesmo que os profissionais de outros tempos não levassem esse nome. Agora, quer saber como a profissão realmente teve início e quais são alguns de seus principais marcos iniciais? Além disso, selecionamos três pessoas históricas na Engenharia Civil e suas contribuições.

A Engenharia Civil continua a ser uma das profissões mais importantes para a sociedade, afinal, são os engenheiros os profissionais responsáveis por planejar e coordenar a construção de edifícios como escolas, hospitais, casas, além de estradas, estruturas hidráulicas e muito mais. Muitos nomes da área tiveram grande importância no desenvolvimento da humanidade.

Algumas se tornaram notáveis por projetar grandes estruturas e inventar máquinas. Outras tiveram ampla pesquisa ao longo da carreira, desenvolvendo estudos que se tornaram essenciais para a comunidade. E há ainda aquelas responsáveis por inovar, enfrentar preconceito e quebrar barreiras de gênero.

Vale lembrar que os Engenheiros Civis têm a importante responsabilidade de inspecionar, analisar e fazer a manutenção para preservar as estruturas construídas. Garantindo assim que todas elas permaneçam seguras e confortáveis.

Como surgiu a Engenharia Civil?

O conceito de engenharia é muito antigo e começou a aparecer desde que o homem desenvolveu inventos como a polia, a roda e a alavanca.  Mas as primeiras construções da Engenharia Civil foram as pirâmides do Egito. Isso aconteceu entre os anos 4.000 e 2000 a.C. Bastante tempo, né?

Depois dessa primeira etapa, novos materiais e sistemas construtivos foram criados, levando ao surgimento de marcos bem conhecidos como as Muralhas da China, o Partenón, além de pontes e barragens romanas e diversas outras grandes obras. Ou seja, podemos dizer que o desenvolvimento da Engenharia Civil foi um marco fundamental para o surgimento da sociedade como a conhecemos hoje.

O engenheiro ganhou ainda mais reconhecimento e importância mundial durante o período da Renascença. Esses profissionais também estavam envolvidos na base da física e matemática, que formam a engenharia moderna. Mas a palavra engenheiro só começou a ser utilizada no século XI. Ela era utilizada para definir as pessoas que criavam invenções engenhosas e práticas.

Já a chamada Engenharia Moderna surgiu no período da revolução científica, com a contribuição fundamental da obra de Galileu. Ele adotava uma abordagem mais científica para resolver problemas práticos e foi esse o marco para o início da análise de estrutura, representação matemática e do projeto de estruturas de construção.

Conheça três pessoas históricas na Engenharia Civil e suas contribuições

Leonardo da Vinci

Provavelmente o nome mais conhecido da lista, também por fora do ambiente da engenharia. Leonardo da Vinci ficou conhecido, principalmente, por seu extenso trabalho artístico como pintor, com quadros de importância histórica como por exemplo a Mona Lisa e A última ceia. Muita gente nem sabe que ele era também arquiteto e engenheiro, ele também tinha um grande interesse por ciência e matemática.

O italiano desenvolveu diversos estudos em estruturas e projetou uma série de invenções, como máquinas voadoras, bombas hidráulicas e pontes. Por fim, muitos de seus projetos não foram concluídos. Mas, vale à pena citar da Vinci pelo conjunto da obra e pelo nome imortalizado. Ele influenciou artistas, arquitetos e engenheiros por muitas gerações.

Imhotep

Esse é o nome mais antigo da lista de pessoas hisóricas na Engenharia Civil, nascido há mais de 4.600 anos no Egito. Imhotep é considerado o primeiro Engenheiro Civil da história. Além disso, projetou e supervisionou a construção da Pirâmide de Djoser. Ele foi também o primeiro a iniciar a utilização de colunas na arquitetura. Vale destacar que a Pirâmide de Djoser é a estrutura de alvenaria mais antiga do mundo. E Imhotep é considerado também o primeiro arquiteto.

Elmina Wilson

Elmina não poderia faltar nessa lista, já que foi a primeira mulher americana a se formar em Engenharia Civil. Logo, ela foi responsável por abrir caminho para que diversas mulheres pudessem se arriscar nos estudos. E também no mercado de trabalho de engenharia, que costuma ser ocupado totalmente por homens. Elmina se formou na Universidade do Estado de Iowa (EUA), onde também se tornou a primeira mulher a ensinar.

Vale lembrar que, conhecer nomes notáveis da nossa área de estudo e trabalho, pode ser um dos caminhos mais criativos e férteis para quem busca inspiração, motivação e novas ideias para desenvolver. Saber da história da Engenharia Civil e de outras Engenharias pode ser um bom começo para entender se essa é a sua verdadeira vocação para estudos, trabalho e carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.