InícioGraduaçãoEngenharia4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

Qualquer profissão necessita de pessoas qualificadas para enfrentar as exigências frente ao mercado de trabalho. Veja mais neste post sobre as 4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil.

Você vai precisar de muito conhecimento, sejam eles gerais ou específicos. Além disso, a sua experiência vai ajudar bastante. Mas tem uma coisa ainda mais fundamental, as habilidades necessárias que uma pessoa deve ter para desempenhar as diversas funções de uma determinada área. 

Neste caso, falaremos de 4 habilidades importantes para a área de Engenharia Civil.  Porém, antes vamos falar um pouco do perfil desse profissional.

O que faz um engenheiro civil?

Você pode pensar: “Com certeza ele constrói casas, edifícios, pontes, etc”. Sim, você está certo. Porém, essa é basicamente a interpretação popular do conceito de Engenheiro Civil. 

A participação e as atividades inerentes à ocupação são imensas e tem influência na vida de todos os brasileiros, especificamente falando do nosso país em desenvolvimento.

Construção, controle de qualidade e segurança, criação de projetos, coordenação de equipes, gerenciamento de insumos, por exemplo, materiais de construção e sua logística, criação de novas ferramentas para aplicação na engenharia, melhorias e reformas. 

Enfim, é uma área imensa, tanto no quesito possibilidades quanto onde trabalhar.  Sim, realmente, ela é  ampla e diversificada. 

Por isso, conheça algumas áreas da Engenharia Civil que estão sempre em alta:

  • Construção Civil
  • Estradas e Transportes
  • Empresas de Auditoria e Gestão de Projetos
  • Instituições de Ensino
  • Materiais de Construção
  • Saneamento
  • Fábricas e Complexos Industriais
  • Sustentável

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil? 

O curso de Engenharia Civil tem um período de duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. A faculdade em si pode ter uma variação de programas de disciplinas e grades curriculares de instituição para instituição.

Se você já cursou algum um tipo de engenharia e vai iniciar outra, como a sua segunda graduação, é possível pedir aproveitamento de disciplinas – o que pode reduzir em alguns meses o tempo de sua nova faculdade.

Ciências exatas, entenda como elas estão inseridas dentro das habilidades mais importantes da área de Engenharia Civil.

A engenharia é conhecida por ter uma maioria de disciplinas voltadas para as ciências exatas. Iniciando das matérias introdutórias até à sua conclusão, portanto esteja avisado: você vai precisar desta habilidade, e até uma inclinação, para as áreas de matemática e física, resumidamente falando.

Química, planejamento e gestão, cálculos e fórmulas de todos os tipos e aplicações possíveis, isso e muito mais integram os conteúdos existentes dentro do programa de estudo de um Engenheiro Civil. 

E não esqueça da criatividade, praticidade em resolver as coisas, atitude, inteligência emocional, além de curtir tecnologia e inovação. Isso vai fazer a diferença em todo o curso caso você possa demonstrar essas habilidades e competências.

O Brasil precisa de mais engenheiros qualificados e habilidosos

Todas as profissões são pontuais ao desenvolvimento de um país e a evolução de sua população. Dentro do cenário brasileiro, e no caso específico da Engenharia Civil, a necessidade de mais profissionais da área sempre foi um assunto em pauta.

Mas essa discussão vem se aprofundando na questão da qualificação e qualidade da formação dos engenheiros. Aqui podemos colocar inserir as habilidades.

A engenharia em sua integralidade serve como um termômetro para o crescimento de uma nação, já que todos os segmentos da profissão estão ligados à competitividade e ao grau da inovação dentro de um país. E quando falamos especificamente nas áreas da Engenharia Civil, podemos adicionar o fator infraestrutura.

Recentes estudos mostram que a quantidade de profissionais de engenharia formados seria superada em 2,5 vezes até 2022 em relação aos períodos anteriores. 

Um fator importante é que a qualificação e nível dos formandos não é proporcional à sua quantidade. Podemos adicionar aí as habilidades compatíveis e recomendadas para o exercício da profissão de Engenheiro Civil – o que já citamos anteriormente.

Durante os 5 anos de graduação, o futuro engenheiro civil poderá ficar se perguntando se vai mesmo aprofundar o seus estudos, uma pós ou especialização, qual segmento escolher ou mesmo quanto ganha um engenheiro civil

Antes de ingressar na faculdade pergunte a si mesmo se possui as habilidades necessárias para ingressar nesta área de estudo tão ampla e promissora. Você ainda tem dúvida? Que tal conferir quais seriam estas habilidades?

Vem com a gente e veja se você já todas ou algumas delas:

4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil

1. Trabalhar em equipe 

O trabalho em equipe é uma habilidade fundamental em qualquer atividade profissional, e também não seria diferente nas diversas áreas da engenharia civil.

Canteiros de obras e suas dezenas de profissionais envolvidos, fornecedores, gestores, parceiros, rotina, projetos, prazos e pessoal administrativo. 

O Engenheiro Civil não constrói apenas prédios e casas, ele deve construir pontes de relacionamento. Para isso, ele precisa ter habilidade para trabalhar em equipe.

2.Poder de análise

O futuro engenheiro civil vai conseguir analisar o estado real de uma obra e o que pode ser melhorado ou corrigido. 

Um bom poder de análise envolve conhecer pessoas e tirar o melhor delas, como um líder faria. Pensar nos fatores que envolvem um novo projeto, seja ambiental, econômico, ou relativo aos insumos e prazos. As diversas áreas de atuação Engenharia Civil ficam mais fáceis com um bom overview da situação.

Colocar o olho em algo e traçar um plano com as poucas informações disponíveis, é uma habilidade muito importante e ajudará qualquer pessoa que sonha com uma carreira de engenharia e aumenta suas chances de sucesso.

3.Criatividade

Criação, construção, reformas, mega projetos, onde e como fazê-los? A habilidade de criar está presente em tudo isso!

O engenheiro civil não é apenas um profissional de cálculos e que só busca o pragmatismo. Ele se torna ainda mais eficiente quando explora sua criatividade e vai além – o que pode ser um fator diferencial para o sucesso. 

Ter ideias e torná-las viáveis é uma habilidade que pertence ao verdadeiro profissional criativo. Mas não esqueça, criatividade é uma habilidade que vem junto com a ousadia e a coragem de sair da mesmice. 

4.Facilidade com tecnologias e ciências exatas

Você gosta de invenções, alta tecnologia, inovações em qualquer tipo de indústria e ciências exatas? Então pode ter certeza que Engenharia Civil é perfeita para você!

E ainda assim, você assimila e aprende algo novo (processos, tecnologias e operações), e resolve cálculos e estudos com facilidade?

Então a Engenharia Civil vai ficar ainda mais fácil com essa habilidade.  A facilidade com a alta tecnologia ajuda as pessoas a se adaptarem mais rápido e isso a engenharia civil exige bastante. Sem falar no domínio das ciências exatas.

Existem habilidades na Engenharia Civil que podem ser aprendidas

Cada pessoa tem um tipo ou mais de habilidades. Sendo assim, elas pertencentes as 4 mais importantes para a área de Engenharia Civil ou não.

Aqui, citamos apenas algumas que julgamos as mais importantes em um grande universo de conhecimentos e práticas que vão ajudar você a se destacar dentro da profissão. 

Muitas vezes, ao ingressar no curso, o aluno tem muitas dificuldades, mas isso pode ser resolvido ao longo da graduação. 

Isso se chama aprendizado. Alguns nascem com uma habilidade e no decorrer de sua experiência de vida, profissional ou jornada acadêmica, outras que não conhecia surgem. É assim para todo mundo, é assim para você também. 

Caso tenha alguma das habilidades do nosso post, aproveite. E se não tiver, não se preocupe. Você vai aprender e desenvolvê-las na hora certa.

Sempre persista, afinal você quer ser um engenheiro civil. Os desafios são constantes, por isso comece a enfrentá-los desde cedo.

Conheça outros artigos sobre o curso que procura ou acesse nosso site para saber mais sobre outras profissões. 

Aqui você encontra tudo que procura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.