A vida é um constante aprendizado, em todas as áreas. Assim, sinais que seu corpo e mente emitem podem indicar até mesmo que é a hora de trocar de curso.
Sabe quando aquele curso não te empolga mais? Não se desespere se isso acontecer, pois não é o fim do mundo. Às vezes, aquela ideia que tínhamos da carreira antes de começar a estudar começa a desmoronar. Ficamos frustrados por termos investido tempo e dinheiro em algo que não nos agrada mais.
Sem problemas: sempre é hora de mudar. Nenhum aprendizado é perdido. Reconhecer que o curso não é aquilo que imaginamos é uma virtude. Assim, é possível mudar de carreira e fazer algo que realmente nos agrade.
Mas por que isso acontece? Por que meu amigo se sente tão confortável na sala de aula e eu não? O que fiz de errado? Vamos responder a estas perguntas e identificar quando é hora de trocar de carreira.
O que você verá neste artigo:
O mundo muda, nós também podemos mudar
Antes de entrar na faculdade, você pode ter se encantado por um curso por ter ouvido falar, porque seu amigo gosta muito, porque ele tem um ar mais glamoroso. Os motivos são vários, mas é no dia a dia que vemos o outro lado. Seu amigo gostar do curso não significa que ele é indicado para você. Cada um tem sua experiência de vida e habilidades.
Ouvir falar de um curso não é suficiente para escolhê-lo como carreira. Há períodos em que determinadas profissões estão em alta, e muitos alunos acabam escolhendo essa opção no vestibular. A realidade passa a ser outra, e a frustração pode aparecer.
Cuidado com profissões que parecem ter um ar mais sofisticado. Para o profissional estar nesse patamar, ele precisou passar por períodos de muito estudo, noites sem dormir, aprendizado e restrições financeiras. A experiência vem com muito esforço, e é o caso de todas as profissões. E quais são os sinais que mostram que devo trocar de curso?
Outros cursos parecem mais interessantes
E isso não é um demérito para o que está fazendo. Quando estamos na instituição de ensino, temos contato com alunos de outras carreiras. É natural que se fale das dificuldades do curso, mas também das partes interessantes. Se o que seu colega fala das aulas que ele tem passa a fazer mais sentido do que as suas, é um sinal.
Arrependimento é algo que temos durante a vida, e não necessariamente é resultado de decisões erradas. No caso da faculdade, pode ter sido falta de informação antes de decidir pela carreira. Se isso estiver acontecendo, analise como está a área de atuação da profissão. Ela passa por alguma crise momentânea? Se sim, espere para ver se essa área se recupera.
Há matérias mais chatas do que outras? Isso acontece em todas as carreiras. Veja se elas te desanimam de forma geral e não fazem sentido com as suas habilidades. Isso vai pesar na sua decisão.
Apareceu a falta de afinidade com o curso
Essa pode ser uma decorrência do item anterior. Você pode ter descoberto habilidades que se encaixam melhor em outras carreiras do que a que está atualmente. Mas esse descontentamento pode vir sozinho. É quando sentimos que não nos encaixamos com o que é ensinado no curso. Sentimos que não temos habilidade com as exigências, e temos dificuldade para entender o conteúdo.
Esse sentimento pode aparecer com mais frequência nos primeiros semestres, quando as disciplinas são mais teóricas e não há a prática de mão na massa. Agora, se mesmo com o decorrer dos estudos, esse descontentamento continuar, isso significa que ele não é indicado para você, e pode ser hora de trocar de curso.
Ir para as aulas se tornou um sacrifício
Aquela empolgação do começo do curso foi sumindo, sumindo, até se tornar um martírio. Ir para a faculdade virou uma tragédia. Você acaba indo por obrigação. Esse sinal é bastante forte e um bom indicativo que é hora de trocar de curso.
Converse com os colegas de sala e veja se eles sentem a mesma coisa. Pode ser uma matéria difícil, e vale à pena ver se eles sentem a mesma dificuldade. Dessa forma, não é algo exclusivo seu, e pode ser inclusive compartilhado com a instituição.
Mas, caso você ainda esteja desmotivado, e as horas na sala de aula não passarem, é outro sintoma bastante indicativo da hora de trocar de curso.
As aulas estão difíceis
Falando ainda em aulas difíceis, às vezes há disciplinas que você já tinha dificuldade na escola. Matemática, Química, Biologia, Português, não importa. Se antes eram assuntos complicados, ou não havia afinidade, esse sentimento pode ficar ainda mais exacerbado.
E são conteúdos que dependem uns dos outros. Se agora você tem problemas para entender, no futuro essa dificuldade vai prejudicar o entendimento das demais disciplinas. É uma bola de neve: você fica desanimado porque as matérias estão difíceis, elas ficam mais difíceis ainda, e seu desânimo aumenta.
Considere isso também na decisão de trocar de curso. Veja se é possível acompanhar o conteúdo com o auxílio de outros colegas para desatar o nó que se formou na sua cabeça. Há matérias mais fáceis e mais difíceis em todas as carreiras. Se, mesmo assim, as disciplinas continuam complicadas, pode ser hora de mudar.
O mercado de trabalho está em baixa
Há vários casos de alunos que escolheram uma carreira porque havia muita procura pelas vagas para as quais ele estava estudando. Esse pode ser um requisito na hora da escolha do curso, mas não pode ser o único.
Da mesma forma que a maré de oportunidades pode subir, ela pode descer. Se isso te desanimou durante o curso, e você sente que não está mais com aquela empolgação de continuar, analise a situação.
Pode ser uma situação passageira, mas você pode descobrir áreas novas dentro da carreira que estuda. Converse com profissionais que já atuam e veja o que eles dizem. Caso eles também estejam desanimados, pense na troca do curso.
E trocar não é demérito, muito menos perda de tempo e dinheiro. O conhecimento acumulado sempre vai ser útil em algum período da sua carreira. Invista no que te faz bem, troque de curso se sentir que é a hora e aproveite!
E por falar em aproveitar, se você tem afinidade com a saúde, veja os 5 cursos que mais estão em alta nessa área em especial.