InícioDicasEnemQual a concorrência para o curso de Farmácia?

Qual a concorrência para o curso de Farmácia?

A concorrência para o curso de Farmácia é grande. Afinal, ele oferece muitas chances de trabalho. Além disso, é uma área que está em constante crescimento. Logo, saiba de quanto você precisa para entrar em uma faculdade e iniciar essa graduação.

Veja como é a concorrência para o curso de Farmácia

Sabe-se que essa graduação é bastante dinâmica e cheia de boas oportunidades no mercado que, aliás, está sempre crescendo.

Por conta disso, é muito disputada pelos candidatos, tanto nas faculdades particulares quanto públicas.

O Enem vem para te ajudar a alcançar esse objetivo. Afinal, com a nota dele, é possível entrar em qualquer uma das duas instituições de ensino.

Caso você consiga uma boa pontuação, não vai importar tanto a concorrência para o curso de Farmácia. De fato, ter uma noção de quanto você vai precisar para passar é essencial, porque aí é possível se planejar bem antes da prova.

A nota do Enem para passar em Farmácia

Por meio dela, dá para conseguir uma vaga neste curso de diferentes maneiras. No entanto, os mais conhecidos são os três processos seletivos do governo:

  • Sisu, para candidatos em faculdades públicas;
  • ProUni, para os que querem uma bolsa de estudos em instituições particulares;
  • FIES, um tipo de financiamento para estudantes.

A nota de corte de cada um é diferente, logo, é importante conhecer, a fim de saber como será a concorrência para o curso de Farmácia.

Pontuação no Enem para Farmácia por meio do Sisu

Esse é o sistema mais concorrido de todos os processos seletivos. Afinal, ele dá a chance do candidato entrar em uma universidade pública, ou seja, gratuita. No entanto, é preciso se sair muito bem na prova mais importante do Brasil.

Nos últimos anos, a nota de corte desse curso ficou em 690 pontos. Mas, em algumas faculdades, essa média atingiu 807. Por outro lado, houve aquelas que ficaram em 650 pontos.

Mesmo assim, a concorrência para o curso de Farmácia é grande. Ou seja: invista nos estudos.

Essa alta pontuação vem se mantendo nas últimas 6 edições do Sisu, portanto, é provável que permaneça.

Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional mais recente. Além disso, a nota da redação precisa ser superior a zero.

Todos os anos, há mais ou menos 300 mil vagas em mais de 100 faculdades públicas do país.

Use a nota do Enem no ProUni e ultrapasse a concorrência para o curso de Farmácia

Esse também é um programa concorrido. Então, quem quer uma bolsa em faculdade particulares, integral ou parcial, precisa se preparar.

Para você ter uma noção da concorrência para o curso de Farmácia, a média é de 630 pontos. No entanto, pode ser ainda mais alta, de acordo com a instituição. Em algumas delas, o corte é superior a 730 pontos.

ProUni é um dos programas mais concorridos

Caso procure bastante, é possível achar bolsas com nota de 525 pontos. Mas, fique ciente de que a área de Saúde no ProUni é bem disputada. Sem dúvida, vai ser necessário dedicação aos estudos, além disso, ele exige alguns critérios do candidato. Por exemplo:

  • Ter feito o último Enem, com média de 450 nas provas e sem ter zerado a redação;
  • A renda mensal da família precisa ser de até 3 salários mínimos por membro;
  • Ensino médio completo em escolas públicas ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Não ter diploma em nenhum curso superior.

O programa acontece duas vezes por ano. Assim, em conjunto, ofertam mais de 300 mil bolsas de estudos por todo o Brasil.

Nota do Enem para o curso de Farmácia por meio do FIES

Outra opção para driblar a concorrência para o curso de Farmácia é o financiamento estudantil.

Esse programa oferece créditos facilitados para os estudantes já matriculados ou que querem ingressar em uma faculdade particular. Dessa forma, as vantagens aqui são:

  • Juros mais baixos do que os tradicionais do mercado;
  • Prazo maior para pagar de volta o empréstimo.

Para fazer Farmácia com o FIES, o candidato precisa ter tido uma pontuação de 560. Assim, essa nota garante a entrada em boa parte das faculdades neste processo seletivo.

No caso de uma instituição mais conhecida, os pontos aumentam para cerca de 700. Mas, às vezes, é possível encontrar vagas que exigem 450 como média nas provas do Exame Nacional.

Veja como concorrer ao FIES

Para ultrapassar a concorrência para o curso de Farmácia é necessário ter feito o Enem a partir de 2010. Além disso, não pode ter zerado a redação. Assim como o ProUni, ele acontece duas vezes ao ano.

Como superar a concorrência para o curso de Farmácia de outra maneira?

Além das opções acima, é possível entrar para essa graduação usando a pontuação do Enem graças ao ingresso direto.

Muitas faculdades privadas vêm fazendo uso desse sistema. De fato, é um jeito rápido e simples, onde o aluno só precisa ter participado de alguma edição do Exame Nacional a partir de 2010.

Com isso, ele só precisa declarar a nota que recebeu em cada avaliação. Sem dúvida, a pontuação mínima exigida varia de acordo com cada instituição.

No entanto, é um processo mais fácil e um bom recurso, caso não tenha conseguido nem Sisu, ProUni ou FIES. E também é uma forma de se livrar da forte concorrência para o curso de Farmácia.

Quem pode tentar o ingresso direto?

Essa é a melhor parte, já que qualquer interessado pode participar. Aliás, há vagas para quase todos os cursos, inclusive, presenciais e também em EAD.

Cada vez mais as faculdades estão aderindo a esse processo seletivo no Brasil. O que, com certeza, vai ajudar cada vez mais alunos a ingressarem no ensino superior.

Saiba onde você pode estudar Farmácia

Não deixe que a concorrência para o curso de Farmácia te impeça de fazer essa graduação. Afinal, toda a dedicação que você precisará agora será recompensada quando se tornar um profissional de sucesso.

Essa formação está presente em mais de 600 instituições de ensino de todo o país. Grande parte nas faculdades privadas, onde você pode usar algumas das opções aqui citadas. Por exemplo, Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

O segredo para o sucesso é estudar bastante e se esforçar muito para entrar em uma faculdade reconhecida e de qualidade. Como, sem dúvida, é o caso das marcas do grupo Kroton, são elas:

  • Anhanguera;
  • Unopar;
  • FAMA;
  • Unic;
  • Pitágoras;
  • Unime;
  • Uniderp.

Todas são reconhecidas pelo MEC. Então, não perca mais tempo, estude para o Enem e não deixe a concorrência para o curso de Farmácia frustrar os seus sonhos.

Veja a seguir, em outro conteúdo especial, motivos para escolher o curso de Farmácia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.