InícioGraduaçãoGraduação particular: 7 motivos para investir em uma!

Graduação particular: 7 motivos para investir em uma!

Se você já precisou procurar um emprego, ou conhece alguém nesta situação, sabe bem como a concorrência por uma vaga está cada vez mais acirrada. Assim sendo, não existe outra maneira de conquistar o sucesso profissional sem uma boa formação.

Fazer uma graduação é uma necessidade atualmente. Entretanto, este objetivo parece muito distante para algumas pessoas. Muitos usam como empecilho vários fatores. Destacaremos os principais para você. Mas, já adiantamos que nenhum deles é suficiente para te afastar do sonho de conseguir cursar o ensino superior. Veja:

– O medo do vestibular;

– Falta de tempo;

– O orçamento apertado;

– As grandes distâncias;

– O receio de não conseguir um emprego na área

E aí, você já usou algum desses argumentos?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Logo, a necessidade de qualificação profissional nunca foi tão urgente. Então continue conosco nessa leitura e conheça 7 motivos para investir em uma graduação particular ainda neste ano. Bora?

1- Facilidade no ingresso

O perfil das pessoas que buscam pelo ensino superior no Brasil é muito variado. Isto porque, enquanto uma parcela dessas pessoas são recém-formadas no ensino médio, jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, outro grupo é composto por profissionais mais experientes.

Muitos daqueles que buscam por uma graduação já atuam em determinada área profissional. Sendo assim, estão buscando uma qualificação para se manterem no emprego, conquistarem uma promoção na empresa em que trabalham ou mesmo com o intuito de trocar de área. Contudo, independentemente das características etárias e das motivações de cada estudante, o fato é que todos precisarão passar por um processo seletivo para que possam dar início a seus cursos superiores.

Contudo, a grande vantagem das faculdades privadas são os vestibulares próprios. Os candidatos aos cursos oferecidos realizam um vestibular muito menos concorrido do que aqueles enfrentados pelos alunos que desejam ingressar em uma universidade pública. Logo, eles podem inclusive aproveitar as notas do ENEM de anos anteriores e serem dispensados do processo seletivo, o que não ocorre nas instituições do governo.

Essa facilidade atrai muitos candidatos, pessoas que não querem esperar até o próximo Enem ou ter de prestar exames muito exaustivos e extremamente concorridos.

2- Possibilidade de conciliar trabalho e estudos

Em universidades públicas é comum que os cursos sejam ofertados em dois turnos, ou que sejam integrais, exigindo dedicação exclusiva dos alunos. Este fator inviabiliza o ingresso de muitas pessoas. Entretanto, em uma faculdade privada, você poderá escolher em que horário estudar de acordo com sua rotina profissional. Sendo assim, muitas dessas instituições de ensino oferecem os cursos mais populares em mais de um período: matutino e noturno, por exemplo. Assim, os estudantes conseguem estudar sem comprometer o trabalho.

3- Não precisar se mudar de cidade

A mudança de cidade é uma decisão muito séria. Por esta razão, envolve toda uma logística para ser realizada e mantida. Muitos jovens não se sentem preparados para saírem de suas casas e se mudarem de cidade ou mesmo de estado para cursar uma graduação. Outras tantas pessoas não desejam sair de seus municípios por já terem um trabalho fixo e também não desejam se afastar de seus familiares. Portanto, uma graduação particular pode, novamente, ser a melhor opção.

4- Custos menores

Embora em uma universidade pública não haja a cobrança de mensalidade dos alunos, engana-se quem pensa que manter-se em outra cidade ou estado fica barato. A maioria dos alunos não consegue acesso a uma moradia estudantil. Por isso, precisam arcar com os custos de aluguel, alimentação, transporte, material didático, e outras despesas básicas. Colocando na ponta do lápis, os custos com as parcelas de uma faculdade particular podem ser bem menores que aqueles demandados pelo ensino público. Isso sem contar a comodidade de permanecer na mesma cidade, com toda rede de apoio familiar.

5- O ensino à distância

A rotina de muitos estudantes é bem corrida. Logo, até mesmo os pequenos deslocamentos não são viáveis para estas pessoas. Sendo assim, o ensino à distância é uma possibilidade muito interessante. Entretanto, o número de universidades públicas que disponibiliza cursos na modalidade EAD ainda é muito pequeno se comparado as particulares. Portanto, optar pelo ensino a distância, em uma graduação particular, é uma saída para aqueles que precisam de mais flexibilidade para conseguirem se formar no ensino superior.

6- Possibilidade de descontos e bolsas

Por se tratarem de instituições particulares, muitas faculdades conseguem oferecer descontos aos alunos. Elas concedem estes abatimentos nas parcelas por meio dos pagamentos pontuais, premiações por indicações de outros alunos, oferecem descontos por intermédio das parcerias firmadas com empresas, e outras iniciativas do gênero.

Outra importante forma de viabilizar o ingresso e a manutenção de estudantes nessas faculdades privadas, é a concessão de bolsas das mais diversas modalidades. Algumas possibilitam inclusive a isenção completa da mensalidade dos alunos. As bolsas 100% ou integrais são as mais disputadas. Todavia, aquelas que oferecem 50%, 30% também são muito concorridas. Afinal, quem aí não vibra com um desconto?

Clique aqui e conheça as inúmeras possibilidades de conseguir estudar em uma faculdade particular sem estourar seu orçamento.

7- Parcerias e convênios: mais empregabilidade

É justamente visando uma boa colocação no mercado de trabalho que a absoluta maioria dos estudantes optam por uma graduação. Assim sendo, as vantagens de se optar por um curso privado aumentam significativamente suas oportunidades de conquistar uma vaga de emprego.

As instituições particulares desenvolvem parcerias com grandes empresas, a fim de garantirem que seus egressos consigam uma boa colocação. Muitas ainda desenvolvem cursos voltados as demandas das empresas locais como meio de suprir as necessidades das organizações e dos trabalhadores. Logo, a taxa de empregabilidade de seus alunos aumenta significativamente.

E aí, viu como investir em uma graduação particular vale a pena? Então não espere mais. Comece hoje mesmo a mudar a sua história!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.