InícioGraduaçãoMarketing DigitalConheça tudo sobre a faculdade de Marketing Digital

Conheça tudo sobre a faculdade de Marketing Digital

A faculdade de Marketing Digital representa uma área que cresce sem parar no Brasil. Aliás, o avanço das redes sociais impulsionou essa profissão. Afinal, metade da população está no meio online.

Com o número de novos usuários nessas mídias (1,3 milhão), é natural investir nelas. Portanto, a seguir você vai entender um pouco sobre este segmento e como ele funciona.

Entendendo o que é Marketing Digital

Fazer uma faculdade de Marketing Digital pode ser o ideal desde que entenda melhor sobre o assunto. Em geral, essa área cuida das ações para divulgação em mídias digitais.

Tudo o que diz respeito a promover produtos no ambiente online faz parte dessa categoria. Assim, o consumidor recebe com maior velocidade as propagandas elaboradas. Além disso, os clientes são mais definidos.

O Marketing Digital não se difere muito do tradicional, o que muda é o ambiente. Então, pode-se definir como uma forma de aplicar os conceitos em plataformas virtuais.

Como funciona

Para entender melhor a faculdade de Marketing Digital, é fundamental saber como ela funciona. Assim, ela é mais dinâmica, afinal, trata-se de internet.

Adicionando então o elemento das redes sociais, torna-se ainda mais interessante a elaboração de estratégias. Isso porque, esses espaços acumulam muitos usuários diferentes e são usados para medir a aceitação.

Mensurar os resultados das ações também é algo preciso. Além disso, o marqueteiro pode fazer diversas adaptações durante a execução das estratégias.

Faculdade de marketing digital: história da área

O surgimento desse marketing é recente: vem desde a década de 90. Assim, na época, muito da internet ainda estava em fase embrionária, chamada de Web 1.0.

Foi também quando houveram os primeiros acessos para alguns atributos que conhecemos hoje, por exemplo:

  • Buscadores (como o Google ou Archie, este considerado o primeiro de todos);
  • As primeiras vendas feitas usando plataformas online;
  • Softwares usados para se comunicar em meios virtuais (ICQ).

Para parâmetro de comparação, em 93 o primeiro anúncio clicável surgiu com 130 sites funcionando. Já nos anos 2000, esse número estava na casa dos 17 milhões.

Os Ps do marketing digital

Algo que você verá na faculdade de Marketing Digital é sobre o mix marketing. Esse conceito usado na área tradicional também pode ser aplicado nesta categoria, usando a internet.

Esses ‘Ps’ do marketing já foram quatro em alguns momentos e cinco em outros. Mas, atualmente, eles são 8 e simbolizam elementos-chave de um produto ou serviço. Assim, temos:

  1. Performance;
  2. Pessoas;
  3. Posicionamento;
  4. Praça;
  5. Preço;
  6. Processos;
  7. Produto;
  8. Promoção.

Esses pontos são usados para se poder elaborar uma ação de sucesso no marketing. Dessa forma, o digital fez com que as estratégias se tornassem mais efetivas.

Vantagens da faculdade de Marketing Digital

Existem diversas vantagens em ser um profissional formado na faculdade de Marketing Digital. Então, a seguir confira alguns para refletir e ajudar na decisão.

1 – A quantidade e a qualidade das oportunidades

Essa é uma área em constante crescimento e o mercado está procurando profissionais a todo momento. Dessa forma, é possível encontrar muitas oportunidades, de ótimo nível e com bons salários.

2 – Progresso no salário

Um profissional formado na faculdade de Marketing Digital pode ter um ótimo salário. Afinal, a busca é grande e se possuir qualificação é sua oportunidade.

3 – Forma-se um profissional versátil

Por ser parte da comunicação, o profissional deve ser versátil e completo. Durante a academia, seu aprendizado incluirá técnicas para as mais diferentes situações.

4 – Carreira com opções ilimitadas de atuação

Uma das grandes vantagens de trabalhar nessa área é essa grande gama de possibilidades. Por exemplo, o profissional pode trabalhar em uma empresa, como freelancer ou ser empreendedor.

5 – Aprimora a sua criatividade

Todo o conteúdo aprendido na faculdade de marketing digital não é à toa. A partir daí, há um grande estímulo da criatividade para desenvolver uma estratégia de qualidade. Então, vale lembrar que este é um dos elementos fundamentais para obter sucesso na área.

Como fazer uma faculdade de Marketing Digital?

Para fazer esta faculdade, o caminho não difere das outras áreas. Ou seja, você pode fazer a graduação de marketing tradicional e complementar com o digital.

Portanto, é possível fazer vestibular e então se matricular em uma universidade. Atualmente, há até mesmo o ensino disponível nas modalidades presencial e EAD (Ensino à Distância).

Quanto custa a faculdade de Marketing Digital?

Para cursar uma faculdade de Marketing Digital, os valores podem variar conforme a instituição. Aliás, o valor médio da mensalidade fica em torno de R$ 309.

O valor mínimo encontrado está em torno de R$ 199,00 por mês. Já o máximo a ser pago mensalmente pode chegar a R$ 1.074,81.

Depois da faculdade de Marketing Digital: o mercado

Após se formar, o profissional dessa área do marketing não terá muitas dificuldades para trabalhar. Afinal, o mercado para este segmento está aquecido e é considerado um dos mais promissores.

Devido a esse crescimento, muitas oportunidades vão surgir e, melhor, vão continuar surgindo. Aliás, nem mesmo a crise que o país enfrenta para o fortalecimento dessa área.

Qual o salário de um marqueteiro digital?

Aos que estão começando como marqueteiro digital, o salário é de R$ 3.831,00. Este valor pode até mesmo chegar próximo dos R$ 6.577,00. Na média, o especialista no Brasil ganha cerca de R$ 5.072,00.

O salário para estagiário de Marketing digital

Durante ou após a faculdade de Marketing digital, é muito comum começar no mercado estagiando. Assim, o salário médio para quem vai fazer estágio na área é de R$ 1.241,00.

Decidindo pelo melhor caminho

Ao longo deste artigo foi possível entender um pouco sobre Marketing Digital e sua relevância. Então, quem optar por essa área, provavelmente vai encarar diversos estímulos criativos.

O mercado também recebe bem este profissional, que no Brasil tem sido cada vez mais procurado. No entanto, não adianta escolher caso não se identifique bem com este segmento.

A questão mais importante, no fim das contas, acaba sendo como o estudante se sente. A partir disso, é que ele pode decidir da qual ele tem certeza. Por fim, se ele gostar, sem dúvida vai encontrar ótimas experiências pela frente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.