InícioGraduaçãoO que é o curso de Investigação e Perícia Criminal?

O que é o curso de Investigação e Perícia Criminal?

Não apenas um personagem de programas televisivos, o perito criminal é responsável pela investigação de diversas ocorrências. Trata-se de um profissional essencial para solucionar situações adversas.

Apesar de recorrente em produções audiovisuais, a profissão do perito criminal está presente na rotina das áreas da Justiça e Polícia. Este é o responsável pela investigação minuciosa de eventos a partir de evidências científicas e outros métodos de utilização legal. O perito criminal atua de modo a analisar ocorrências a fim de desvendar crimes. Esses crimes podem ser de diversos âmbitos, desde aqueles que utilizam de violência, como os assassinatos, até as fraudes.

Se a Investigação e Perícia Criminal lhe chama a atenção, continue a leitura e conheça mais sobre a formação que lhe permitirá atuar nessa área.

O que é o curso de Investigação e Perícia Criminal?

O curso de Investigação e Perícia Criminal é disponibilizado em formato CST e permite que você se profissionalize como perito criminal. Trata-se de uma formação com certificado de ensino superior e duração de 5 semestres (o equivalente a 2 anos e meio). Nesse curso, você irá se deparar com disciplinas voltadas para o desenvolvimento da sua capacidade analítica no âmbito criminal.

Apesar da área possuir ampla atuação e uma especialização posterior ser valorizada, a possibilidade de realizar o curso de CST específico irá lhe oferecer bom direcionamento para a realização da função.

O que é um curso de CST?

Também conhecido como “Curso Superior Tecnológico”, o curso de CST é uma forma de graduação com validade de ensino superior. Com a mesma validade de um curso de bacharelado, o CST se diferencia por sua menor duração. Afinal, cursos tecnológicos possuem uma duração média de 2 a 3 anos, enquanto os cursos de bacharelado possuem uma média de 4 anos de duração.

Essa diferença em sua duração se dá pelo foco específico nesse tipo de curso. O tecnólogo tem o objetivo de formar profissionais especializados para determinadas áreas do mercado. Como o próprio nome antecipa, tratam-se de cursos para as áreas com maior contato com a tecnologia e seus avanços. Por esse motivo, os cursos possuem maior dinamismo, mais disciplinas práticas e especificidade em sua grade. Dessa forma, o indivíduo se gradua pronto para atuar no mercado de trabalho atendendo suas demandas mais latentes.

Quais são as vantagens de fazer um curso de CST?

O curso de CST oferece diversas vantagens para estudantes que optam pela modalidade. O maior destaque é a sua menor duração. Isso porque o curso oferece o mesmo respaldo profissional que cursos de maior duração. Entretanto, o menor tempo de graduação é justamente o que garante a essa modalidade de formação um diferencial tão importante. Afinal, é em decorrência de seu menor tempo de graduação que a formação oferece foco nas disciplinas que são realmente importantes para a formação e cotidiano do profissional.

Além disso, cursos de CST possuem um valor de investimento inferior ao de um curso de bacharelado, por exemplo. Isso significa que, além de passar menos tempo na graduação e, consequentemente, menos tempo investindo mensalmente na sua formação, o seu valor de investimento total ainda será inferior a de outros tipos de curso.

Ainda, cursos de CST oferecem certificado de ensino superior ao término da formação. Ou seja, você passa por uma especialização mais rápida e focada na sua área e ainda possui a mesma certificação de um profissional bacharelado. Como se não bastasse, também se forma um profissional preparado e essencial para atender às demandas do mercado.

Onde posso fazer o curso?

O curso tecnólogo de Investigação e Perícia Criminal pode ser encontrado na Faculdade Anhanguera. Disponível em diferentes unidades de acordo com a região na qual você mora, o curso pode ser realizado na modalidade de ensino a distância. Dessa forma, você possui liberdade para gerenciar seu processo de aprendizado. Além disso, precisará dirigir-se à faculdade apenas duas vezes por semestre, para a realização de avaliações.

Com duração de 5 semestres, o curso da Anhanguera conta com mensalidades a partir de R$ 159,90. Após a realização do mesmo, você receberá certificado com validade de ensino superior.

Como saber se o curso de Investigação e Perícia Criminal é para mim?

Além de identificar-se e possuir interesse pelas atividades da função, o profissional de Investigação e Perícia Criminal destaca-se por algumas características, tais ,como:

  • Capacidade de análise atenta e assertiva de dados e informações – afinal, em sua rotina de trabalho, serão necessárias investigações e pesquisas minuciosas;
  • Possuir perfil proativo – ser um profissional com iniciativa para resolução de problemas;
  • Disciplina e concentração – uma vez que você terá contato direto com detalhes importantes de investigações, essas são características primordiais e indispensáveis para um profissional desta área;
  • Habilidade para trabalhar em equipe – afinal, a perícia criminal é baseada em esforços realizados em conjunto com equipe multiprofissional. Você precisará saber lidar com outras pessoas e, principalmente, diferentes perfis.

Vale lembrar que a rotina na função e o decorrer da graduação também irão lhe auxiliar no desenvolvimento destas competências. Entretanto, já possuir tendência para tais características é um bom indicativo para interessados na profissão.

Conclusão

Popular por conta de personagens televisivos, a profissão de perito criminal é de extrema importância para a resolução de crimes. Se você tem interesse na área, é indispensável que invista em uma formação adequada. A Anhanguera, faculdade reconhecida pelo MEC, conta com o curso de CST na área. Ao ingressar no curso, você se deparará com disciplinas que irão lhe aproximar da rotina da função e, por conta de seu formato tecnológico, deixará a graduação com aptidão para atender ao mercado e suas demandas.

Apesar de parecer uma profissão distante, a perícia criminal é uma área em alta e que pode ser a correta para você. Entretanto, é preciso ser um profissional proativo, com habilidade de atuação em grupo e disciplinado. Ainda, é de extrema importância que profissionais da área possuam forte atenção a detalhes. Afinal, são esses detalhes que farão a diferença na sua atuação.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.