InícioGraduação O que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária?

 O que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária?

Você sabe o que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária? Então, imagine os desafios de assegurar que um terminal portuário seja eficiente e cumpra todas as normas e regulamentos. Os desafios são enormes para quem cuida de um terminal portuário. Mas, assim como acontece com qualquer executivo, problemas fazem parte da rotina. Vamos apresentar aqui tudo o que você precisa saber sobre a carreira antes de se matricular em uma faculdade.

Atuar como gestor portuário exige, acima de tudo, uma formação multidisciplinar para aprender a lidar com uma rotina dinâmica e complexa. 

Para ter sucesso na profissão, é preciso não medir esforços para agir como um maestro, garantindo que a sinfonia seja tocada conforme os padrões exigidos pelo mercado de trabalho e diversos órgãos públicos envolvidos.

Para entender melhor, vamos conhecer um pouco mais sobre o que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária. 

O que você verá neste artigo:

  • Complexidade dos processos portuários
  • Principais habilidades de um gestor portuário
  • Fatores ambientais na gestão portuária
  • Onde um gestor portuário pode atuar?
  • Mercado de trabalho de gestão portuária
  • Formação profissional de um gestor portuário
  • Conclusão

Complexidade dos processos portuários

Uma das primeiras coisas a se levar em consideração ao estudar a possibilidade de atuar como gestor de portos é a complexidade dos processos. Diferente da maioria dos executivos, o gestor de portos precisa lidar com processos extremamente complexos e um cenário regulatório que experimenta profundas transformações.  

Por isso, é possível dizer que se trata de uma área de atuação única. Afirmar que qualquer pessoa pode ser um gestor portuário seria errado. Um bom gestor portuário precisa investir em capacitação. A faculdade tecnológica em gestão portuária é a principal formação indicada para quem deseja ingressar na carreira.

Podemos dizer também que, em um cenário incerto, é muito importante que o profissional interessado em atuar como gestor portuário comece desde cedo a estudar e acompanhar as mudanças por que passa o setor. Assim será mais fácil dominar os processos. 

No Brasil, os gestores portuários são responsáveis pelo gerenciamento das atividades relacionadas a um Terminal Portuário. 

Ele precisará cumprir as suas funções de modo a assegurar o cumprimento de todas as normas exigidas pelos diversos órgãos, inclusive nas esferas jurídica, trabalhista, fiscal, ambiental, contábil , financeira, entre outros.

Abaixo, listamos as principais funções e atuações do gestor portuário.

  • Garantir o transporte de grandes cargas em um menor tempo possível;
  • Interface com órgãos públicos;
  • Gerenciamento e controle de embarques e desembarques;
  • Manuseio de mercadorias;
  • Administração de serviços portuários e auxiliares;
  • Tratamento aduaneiro;
  • Relacionamento com agências marítimas e empresas de transporte fluvial;
  • Gestão de recursos humanos e investimentos;
  • Garantir a segurança patrimonial;
  • Desenvolvimento de negócios.

Principais habilidades de um gestor portuário

Neste parágrafo, vamos conhecer as características desejáveis para atuar como gestor portuário. Em primeiro lugar, precisamos destacar que a atividade de gestão portuária não se equivale à gestão de uma organização qualquer nem se resume a funções essencialmente administrativas. 

Em segundo lugar, é fundamental considerar que, para realizar seu trabalho, o gestor precisa ir além. Conhecer bem a estrutura e a dinâmica do setor é fundamental. Para isso, ele deve se manter sempre bem informado.

Uma boa maneira de fazer isso é acompanhando os veículos especializados. A Revista Portos e Navios é uma das mais antigas e respeitáveis publicações da área. Além do periódico mensal, o veículo disponibiliza uma newsletter diária com as notícias mais relevantes do setor.

Aliás, outra forma de se manter informado sobre as novidades é marcar presença nas feiras anuais. Entre elas, a Marintec-Navalshore é considerada referência da indústria naval do país e a mais importante da América do Sul.

Além disso, para realizar seu trabalho, o gestor portuário precisa:

  • Ter uma formação interdisciplinar;
  • Conhecer todas as áreas da operação portuária;
  • Perfil flexível para lidar com os desafios que surgem ao longo do dia;
  • Disponibilidade para atuar na linha de frente, quando necessário;
  • Conhecer cada funcionário e respeitar suas limitações;
  • Ter criatividade para encontrar soluções;
  • Conhecer as novas tecnologias da informação;
  • Compreender e saber como agir em um cenário de insegurança jurídica;
  • Saber trabalhar sob pressão e ter uma excelente capacidade de relacionamento interpessoal;
  • Disponibilidade para trabalhar aos fins de semana e feriados, já que a maioria dos complexos portuários tem funcionamento de 24 horas por dia. 

Uma coisa é preciso ter em mente: profissionais capazes de resolver problemas através da articulação com as diversas áreas representam uma redução nos custos da transação, além de oferecer maior segurança jurídica.

Fatores ambientais na Gestão Portuária

O gestor portuário também precisa conhecer bem os diversos problemas enfrentados pelos portos brasileiros e estar aberto para fazer pesquisas de mercado para atrair novos investimentos. 

Além dos fatores jurídicos e das dificuldades de ordem logística que atrapalham o escoamento das mercadorias, outro fator que gera grande perda de eficiência é o baixo calado (distância entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação em relação à linha d´água). 

Isso acontece quando o assoreamento no porto é tão grande que a altura da água não é suficiente para o navio flutuar. Com isso, a única solução é a realização de serviços de dragagem de manutenção. Nesse caso, literalmente, os sedimentos são dragados e, geralmente, lançados no Oceano.

Por isso, é fundamental que o profissional conheça as questões ambientais que envolvem a gestão de portos e navios. Ele precisará, por exemplo, acompanhar de perto as exigências emitidas por órgãos ambientais e garantir que o operador execute os programas de monitoramento necessários.

Onde um gestor portuário pode atuar?

Saber onde um gestor portuário pode atuar é fundamental.  Os possíveis locais de trabalho são muito amplo, dependendo do perfil do profissional e suas expectativas com relação à carreira.

Segundo o Site Nacional de Empregos, o salário para um Tecnólogo em Gestão Portuária varia entre R$2.047,48 (trainee em pequena empresa) e R$13.157,55 (master em grande empresa).

Abaixo selecionamos algumas das empresas em que o profissional poderá atuar:

  • Agências marítimas de navegação:  empresas que representam o armador (responsável pela embarcação), que não consegue estar presente em cada porto de escala/destino..
  • Instalações portuárias, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias: o Brasil possui mais de 170 instalações desse tipo. Temos portos ao longo da costa e no interior, que utilizam nossas extensas bacias hidrográficas.
  • Despacho Aduaneiro: empresas que cuidam de serviços como o controle na entrega, liberação da carga, cadastramento e desembaraço aduaneiro, entre outros.
  • Operadores de Logística: empresas que facilitam o embarque, oferecendo melhores fretes, saídas regulares e embarques full container load (contêiner totalmente carregado) ou less container load (contêiner com menor carga);
  • Empresas de Transporte Multimodal: empresas que complementam os serviços de transporte marítimo, entregando a mercadoria porta-a-porta. Elas combinam transporte por rodovia, ferrovia ou barcaça.

Lembrando que esses são os principais empregadores do setor. Muitos gestores portuários optam por começar como trainee em um desses nichos de atuação até assumirem funções de confiança. Assim se tornam especialistas em um dos diversos braços do setor. 

No entanto, outros preferem colecionar experiências nas diversas áreas para garantir um conhecimento maior da dinâmica do segmento.

Mercado de trabalho de Gestão Portuária

A profissão de Tecnólogo em Gestão Portuária não tem uma regulamentação específica no Brasil. Portanto, não há uma norma que delimite exatamente tudo o que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária. Apesar disso, há algumas leis que regulamentam a exploração de mão de obra nos terminais. 

Desde 2013, com a promulgação da Lei 12.815 (Lei dos Portos)</a>, os operadores portuários têm liberdade para escolher o quadro de funcionários, que pode ser fixo ou avulso. No caso dos trabalhadores avulsos, as diretrizes são estabelecidas pelo Órgão de Gestão da Mão de Obra Portuária (Ogmo).

O curso de Gestão Portuária habilita profissionais para atuar no gerenciamento e fiscalização das operações portuárias e na coordenação de pessoal.

Como resultado, os profissionais devem garantir que os operadores obedeçam às legislações trabalhistas referentes ao trabalho de conferência de carga, conserto de carga, estiva, vigilância de embarcações, limpeza e conservação.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, entre as ocupações constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), separamos algumas das que compreendem o que faz e como trabalham os tecnólogos em gestão portuária. São elas: supervisor de operações portuárias; trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias e apontadores e conferentes. 

Vale lembrar que no CBO encontram-se as profissões reconhecidas pelo governo federal, inclusive seus sinônimos. A lista é atualizada com frequência pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e deve ser utilizada, entre outros, para o registro da função dos funcionários.

Formação profissional de um gestor portuário

Para se tornar um gestor portuário não é obrigatório ter curso superior – apesar de algumas instituições já oferecerem faculdade de gestão portuária.

De modo geral, graduações em logística ou relacionadas ao comércio exterior também tem boa aceitação e são capazes de preparar o profissional para aprender o que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária.

Da mesma forma, participar de programas de capacitação e se dedicar ao aprendizado do idioma inglês são indispensáveis para quem deseja obter uma boa colocação no mercado. 

Conclusão

Agora já sabemos o que faz e como trabalha um profissional de gestão portuária, uma função que promete um bom salário inicial. Justamente por isso, é uma das carreiras mais procuradas no Brasil. Portanto, ao entrar no setor, o funcionário precisava investir em informação e qualificação para conhecer bem todas as áreas que compreendem a operação.

Para resumir, é absolutamente fundamental saber trabalhar sob pressão, além de garantir um bom relacionamento interpessoal. Ou seja, os candidatos a uma vaga em terminais, navios ou em empresas de apoio precisam se destacar. Além disso, conhecimento em tecnologia da informação e fluência em língua inglesa são diferenciais. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.