InícioGraduaçãoO que faz o professor de Educação Especial?

O que faz o professor de Educação Especial?

Um professor do curso de Educação Especial se forma por meio de licenciatura. Resumindo, quem procura informações e dados atualizados sobre esta graduação aqui na Voomp vai entender melhor como funciona o curso e como é o escopo de trabalho destes profissionais da educação.

Antes de aprofundar ainda mais o tema relativo ao que faz o professor de Educação Especial, veja as áreas em que ele pode atuar como especialista ligado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

  • Escolas para alunos especiais de todas idades;

  • Escolas de Ensino Fundamental;

  • Escolas de Ensino Médio;

  • Fundações mantidas pela iniciativa privada;

  • Organizações ligadas ao setor de educação e inclusão social;

O que faz o professor de Educação Especial?

Definitivamente, o professor de Educação Especial é um educador. Portanto, o seu foco não reside apenas em dar aulas ou ministrar atividades ligadas a profissional.

Na verdade, o trabalho desse especialista é muito mais amplo do que podemos imaginar. Afinal, quando atuante na área, ele é o elo entre três pilares importantes para a perfeita inserção de pessoas especiais dentro do convívio social: pais, comunidade e demais agentes de educação.

Logo, podemos ver o tamanho da responsabilidade de um professor de Educação Especial. Entretanto, é frequente a sua presença ocupando outros tipos de cargos. 

É interessante pontuar que, entre os objetivos da Licenciatura, está a oferta de uma formação diferenciada, alinhada com as necessidades e as tendências do mercado educacional e dos indivíduos que precisam de um suporte e ajuda profissionais para facilitar a sua integração junto à sociedade.

Enfim, depois de formado nessa Licenciatura, o aluno do curso de Educação Especial estará apto a atuar na docência em:

  •   espaços escolares e não escolares;
  •   gestão escolar;
  •   secretarias de ensino e coordenação;
  •   classes especiais criadas no ambiente hospitalar, universitário, entre outros segmentos;
  •   consultorias em clínicas e centros de ensino (públicos ou privados);
  •   atendimentos personalizados individual ou para determinado grupo de alunos.

Atividades comuns do professor de Educação Especial

Entre os afazeres deste professor e educador especial estão a implementação e monitoramento de práticas inclusivas dentro de sala de aula, até sugerindo sua continuidade no lar dos alunos e outros ambientes de sua convivência.

Além disso, o professor é capacitado para acompanhar e analisar a evolução do aluno, suas melhorias ou quedas no desempenho diário dentro do cronograma de ações e aulas proposto.

É dever do professor de educação especial aplicar metodologias e pedagogias focadas nos alunos em questão. Ele deve fornecer, caso seja possível, um atendimento individual, visando à sua melhor instrução e evolução, tanto psicológica e física quanto social. 

Consequentemente, com essas ações e diferentes formas de abordagem, os estudantes com ou sem deficiência podem interagir de forma ainda mais fácil. 

Interação e promoção do desenvolvimento da comunidade

Afinal, é papel fundamental deste profissional contribuir para o aprendizado e a conscientização de toda comunidade escolar. Logo, a interação e relacionamento entre todos os tipos de alunos são elementos essenciais. 

Sobretudo, para os alunos regulares, que por meio de um educador especial têm a oportunidade de crescer como cidadãos e absorver conhecimentos específicos. De quebra, têm a chance de aprimorar a sua civilidade, tolerância e respeito.

A Educação Especial dentro do Plano Nacional de Educação (PNE)

Finalizando, o PNE abrange todo o território brasileiro, e tem como objetivo  estabelecer diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento nacional, estadual e municipal da educação.

Basicamente, ele se resume a 20 metas. A meta de nº 4 tem como foco especificamente a área da educação especial. Atualmente, no texto Plano Nacional de Educação, temos o seguinte direcionamento:

“Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.”

Algumas considerações sobre o trabalho 

Resumindo, agora você entendeu um pouco mais sobre as responsabilidades e tarefas do profissional da área de Educação Especial. Você também conseguiu aprender mais sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE) e seus diversos focos, com especial meta para o setor da educação especial.

Contudo, vale a pena chamar ainda a atenção dos futuros universitários ligados a este curso sobre a sua importância perante à sociedade como um todo, aos destinos e crescimento pessoal desses alunos tão importantes e suas famílias.

Uma coisa é fato! Todos merecem uma educação de qualidade. Ainda mais aqueles cidadãos brasileiros com dificuldades físicas, mentais, psicológicas e outras especificidades.

A Voomp é um site de informações, notícias e tudo mais que envolve o mundo das universidades, profissões e outras temáticas ligadas à educação.

Porém, antes de finalizar, deixamos aqui um agradecimento para todas as pessoas, sejam elas profissionais ou estudantes de Educação Especial, que são mais que professores. Eles são grandes cidadãos, que doam parte de suas vidas para ensinar e mudar a vida de milhões de brasileiros. 

Fique por aqui e saiba o porquê as faculdades EAD são tendências na Educação Superior.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.