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O que faz um profissional de logística?

Você já deve ter ouvido falar da importância da organização em qualquer negócio. A organização de uma empresa é mais que uma simples tarefa, é um processo com várias etapas. O responsável por comandar todo esse sistema é o profissional de Logística.

Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o que ele faz, quais suas principais funções e como é o mercado de trabalho.

Afinal, o que é Logística?

A logística surgiu como uma necessidade da época em que o mundo passou por conflitos armados. Nas guerras, os suprimentos eram escassos e precisavam ser muito bem gerenciados. Assim, surge o profissional que deveria cuidar dos recursos desde a armazenagem até o transporte e entrega segura.

Logística é, então, o processo de planejamento e execução do transporte de materiais de forma prática, segura e econômica. Todo esse processo, claro, deve obedecer aos requisitos de cada material e de cada cliente.

No entanto, se engana quem pensa que logística está ligada estritamente ao transporte. O objetivo do profissional de logística é cuidar da chamada gestão da cadeira de suprimentos. Ou seja, garantir que as informações sobre armazenagem, embalagem, estoque e transporte estejam sempre atualizadas. Assim, produtos podem partir de sua origem e chegar ao consumidor final de forma mais rápida e eficiente.

Como funciona uma empresa de Logística?

As empresas que trabalham com sistemas de logística podem cuidar de todo o processo ou apenas de parte dele. Para cuidar de todo o processo, ela deve ter uma grande infraestrutura, como armazéns e sistema de transporte.

Atualmente, os serviços dessas empresas têm sido muito requisitados devido à pandemia. Muitos negócios tiveram que se adaptar às vendas à distância e ao envio de produtos. Ou seja, novos processos, que antes não existiam, precisavam ser criados e gerenciados.

Processo logístico

Como falamos anteriormente, a logística é formada por um conjunto de processos. Por isso, eles devem trabalhar juntos para obter o máximo de qualidade para o cliente final. Vamos conhecer agora quais são os principais processos dessa cadeia.

Controle de estoque: o controle de estoque é essencial em qualquer sistema de vendas. É essencial para a empresa saber se o produto está disponível e quando ele precisará ser reposto. – gerenciamento de compras: mais do que simplesmente comprar, é preciso saber as necessidades da empresa e do consumidor. É preciso estudar o histórico de compras de um produto par saber a quantidade certa para comprar. Ou seja, uma quantidade que não sobre e fique “encalhada” no estoque e nem que se esgote muito rapidamente.

Armazenagem de produto: cada tipo de produto possui um tipo próprio de armazenagem. Para alguns produtos, como alimentos ou de periculosidade alta (como combustíveis), a atenção de armazenagem deve ser redobrada.

Distribuição de pedidos: uma vez que o pedido é feito, o cliente espera que ele seja enviado o mais breve possível. Por isso, é necessário um sistema eficiente para que esse pedido não “se perca” – nem dentro nem fora da empresa.

Entrega de mercadorias: o fim da cadeia é quando o produto chega, são e salvo, nas mãos do cliente. Na maioria das vezes, a missão pode ser considerada como cumprida!

Logística reversa: quando o produto apresenta algum problema ou o consumidor se arrepende dentro do prazo, é possível fazer a devolução. Assim, também é trabalho da logística cuidar de como a devolução desse produto será feita. Além disso, ele precisa também ser reconhecido como disponível novamente em estoque.

Modernização de processos

O uso de novas tecnologias, como rastreamento em tempo real e uso de Big Data, está cada vez mais comum. Com elas, o cliente se sente mais no controle de todos os processos, o que aumenta a confiança.

Além dessa vantagem, as novas tecnologias trazem muitas outras. Vamos citar abaixo algumas delas:

  • análise avançada de dados: permite que os processos sejam otimizado de acordo com os resultados;
  • facilidade de escalabilidade: definir prioridades é um passo importante em todo e qualquer processo;
  • segurança dos dados: os dados sensíveis dos clientes, como dados de cartão e identificação, precisam de atenção redobrada para evitar vazamentos;
  • redução de custos: entendo melhor todo o processo, é mais fácil reduzir custos desnecessários;
  • integração de múltiplas plataformas: torna mais fácil ver o processo como um todo, evitando problemas em cada uma das partes;
  • rastreamento em tempo real: tanto cliente quanto empresa ficam mais seguros em saber onde realmente está seu produto;
  • procedimentos automatizados: evita erros técnicos.

Planejamento logístico

O planejamento logístico, não importa dentro de qual área, é a função mais importante do profissional. É assim que ele unirá todos os processos logísticos para reduzir custos de produção e armazenagem. Além disso, um bom planejamento também aumenta a qualidade e a velocidade do processo de entrega ao cliente. Ou seja, melhora a experiência de compra em um mercado em que o principal foco cada vez mais é o consumidor.

As etapas do planejamento logístico são:

  • estratégia: pensar em como as métricas podem ser reduzidas, como custos com armazenagem e embalagem e tempo de entrega;
  • tática: coordenação de todas as áreas de atuação para que trabalhem em equipe. O objetivo dessa etapa é reforçar a comunicação e integrar os setores, a fim de centralizar as informações;
  • operacional: colocar em prática o que foi definido na estratégia – aqui as metas se tornam realidade.

Como é o curso de Logística?

Atualmente a maioria dos cursos de Logística é oferecida em formato de Tecnólogo. Algumas instituições, porém, já oferecem a graduação, ou seja, o formato de bacharelado. A principal vantagem do tecnólogo é seu tempo de duração: 2 anos (são 4 anos para o bacharelado). Além disso, a ideia do tecnólogo é que ele seja mais focado na prática, usando a teoria como apoio.

A grande curricular é bastante focada em administração, comunicação e gestão de negócios. Instituições de ensino como a Anhanguera, a Unopar e a Pitágoras, por exemplo, costumam dividir a formação em dois ciclos. No primeiro ciclo, o aluno vai cursar disciplinas mais generalistas. Ou seja, vai preparar o futuro profissional para atuar em todos os campos da logística. Já no segundo ciclo, temos o conjunto de disciplinas com bastante conhecimento técnico e de diferentes setores da logística.

Confira abaixo o quadro completo de disciplinas do curso:

Análise De Custos

Atividade Complementar

Ed – Democracia, Ética E Cidadania

Ed – Educação Ambiental

Ed – Interpretação De Textos

Ed – Lógica Matemática

Educação A Distância

Empreendedorismo

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos

Gerenciamento De Transportes E Abastecimento

Gestão Da Qualidade

Gestão De Pessoas

Gestão De Projetos

Homem, Cultura E Sociedade

Legislação Social E Trabalhista

Logística Internacional

Logística Reversa

Matemática Financeira

Metodologia Científica

Modelos De Gestão

Planejamento Estratégico

Planejamento, Controle E Gerenciamento De Materiais

Planejamento, Programação E Controle Da Produção

Processos Logísticos

Responsabilidade Social E Ambiental

Sistemas De Informação Gerencial

O que é preciso para ser um profissional de logística?

Para ser um bom profissional da área é preciso ter um conjunto básico de habilidades. Confira abaixo algumas das principais habilidade necessárias ao dia a dia desse profissional:

– comunicação

– bom relacionamento interpessoal

– inteligência emocional

– flexibilidade

– resiliência

– criatividade

– liderança

– raciocínio lógico

– visão estratégica

– planejamento

Onde atuar no mercado de trabalho?

O profissional de logística pode atuar no processo como um todo, mas também em alguma área específica. Atualmente, a área de e-commerce tem todo um grande crescimento criado grande demanda desses profissionais. Falamos mais sobre isso no artigo “As profissões mais em alta em 2021”.

Alguns dos caminhos mais comuns nessa área são:

– . planejamento de demanda e estoque

– armazenamento e embalagem;

– controller logístico (controla o processo mas também define indicadores de performance e mensura resultados);

– gerente de cadeia de suprimentos (atua e coordena todos os setores da logística);

. especialista em TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System);

. gestão de informação (gerenciamento de sistemas e seus dados).

Mercado de Trabalho

Toda empresa que busca modernizar e organizar seus processos de armazenamento e distribuição de produtos precisa desse profissional. Por isso, a oferta de vagas é grande, mas também é preciso ter seus diferenciais. Conhecimento em novas tecnologias como uso de drones, rastreamento por meio de dispositivos móveis e uso de IA/Big Data são alguns dos mais requisitados hoje pelo mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre a rotina desse profissional, está preparado para enfrentar esse desafio? Se preferir, veja aqui 5 profissões que surgiram graças à internet.

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