Se você tem interesse sobre tecnologia e quer trabalhar com isso, saiba qual a duração do Curso Superior em tecnologia (CST) em Sistemas para Internet. Basicamente, um CST possui a duração média de 2 anos, veja mais detalhes no artigo a seguir.
Além disso, fazer a escolha para o CST em Sistemas para Internet é uma excelente escolha em um país como o Brasil. Que, segundo o IBOPE Media, é o quinto país com o maior número de conexões à internet. O fato é que quase metade dos brasileiros possui um acesso ativo à internet. E a expectativa é de que este percentual aumente com o passar dos anos.
De maneira geral, o desenvolvimento de sites, o comércio eletrônico e o uso das redes sociais não para de atrair cada vez maus negócios para o mundo online. Pois, com a popularização da internet móvel. E cada vez mais usuários escolheram este meio para consumir de várias formas. Então, ter uma boa presença online se tornou obrigatório para o sucesso de várias empresas no mundo de hoje.
Dessa maneira, é fundamental realizar a contratação de profissionais formados em algum CST em Sistemas para Internet, também conhecidos como desenvolvedores da web. Estes profissionais, no que lhe concerne, possuem uma mistura de conhecimentos em tecnologia, criação, marketing, programação e comunicação. Além de ter um bom gerenciamento para implantar e manter seus conhecimentos em atividade em qualquer projeto de Sistemas para Internet.
Como se tornar um profissional em Sistemas para Internet
Primeiramente, os requisitos educacionais podem variar para um profissional de Sistemas para internet. Porém, é recomendado um Curso Superior de Tecnologia (CST), para existir uma boa base de conhecimentos a serem aplicados.
Podemos dizer que, a educação e treinamento prático são essenciais para a formação deste tipo de trabalhador. No entanto, os requisitos educacionais podem variar conforme o emprego que o profissional se candidatar. Mas, podemos dizer, que o requisito principal para as vagas disponíveis é algum tipo de diploma ou formação relacionada.
Sim, é verdade que você pode aprender tudo de maneira online, mas lembre-se que os Sistemas para Internet e o Desenvolvimento Web envolve muito mais do que apenas programação. Uma educação mais formalizada irá permitir com que você possa dominar suas habilidades de programação. Além de conseguir treinamento prático com professores para preparar você com sucesso. Com a finalidade de ter um bom relacionamento com clientes, deixá-los satisfeitos e ter soluções criativas para diversos problemas de negócios.
Para conseguir trabalhar na área, o profissional formado em Sistemas para Internet precisa ter um conhecimento completo em programação HTML. Mas não é apenas isso. Muitos empregadores também desejam que seus desenvolvedores entendam outras linguagens de programação adicionais. Alguns podem pedir conhecimentos em CSS e Javascript, enquanto outras empresas pedem conhecimentos em SQL, sendo a linguagem mais usada nos bancos de dados atualmente.
De qualquer forma, durante a carreira do profissional do ramo, os desenvolvedores da web, ou profissionais formados no CST em Sistemas para Internet devem se manter atualizados. Principalmente sobre as ferramentas que podem ajudar em seu trabalho, com novas linguagens de programação. Para atuar no segmento em geral, não são necessárias credenciais educacionais específicas. Isso se puderem demonstrar suas habilidades através de experiências anteriores.
Em quais áreas pode atuar um profissional formado no CST em Sistemas para Internet?
Este campo, relativamente novo na área da Ciência da Computação, oferece muitos ambientes profissionais diferentes para seus trabalhadores. Cada um com seu próprio apelo único. Alguns profissionais são especialistas em desenvolver lojas online, enquanto outros são especialistas em fazer portais e sites internos de empresas, conhecidos como Intranet.
Por outro lado, os empregadores de diversos setores estão procurando profissionais em Sistemas para Internet de vários tipos. Certos indivíduos são especializados em desenvolvimento web, já outros têm mais afinidade com softwares. E existem aqueles com conhecimentos avançados em dispositivos móveis, tudo depende das necessidades do empregador ou dos clientes.
Inicialmente, o fato é que pessoas com habilidades em programação.NET, PHP e conhecimentos em design responsivo estão em alta demanda no mercado. A seguir está uma pequena lista das carreiras que estão em crescimento e oferecem oportunidades para os indivíduos com os saberes adequados.
- Administrador da web: uma função de longa data no setor da tecnologia. Administradores da web têm experiência com protocolos da internet (por exemplo, HTTP, TCP / IP) e tecnologias da web. Eles trabalham gerenciando páginas da web corporativas internas e externas. Além de identificar e corrigir problemas de um servidor ou página web.
- Designer de Experiência do Usuário: esta é uma função relativamente nova na indústria de tecnologia. A tarefa desses profissionais é entender como um produto de tecnologia ou site é para o usuário. Empresas preocupadas com o design, como a Apple, estão criando uma demanda massiva por designers de UX talentosos.
- Desenvolvedor de banco de dados: a análise de banco de dados criou muitas oportunidades para profissionais do setor. Pois, mais e mais empresas confiam na análise de dados para tomadas de decisões.
Habilidades para se ter uma carreira de sucesso na área
Para acontecer o sucesso dos formandos do curso de CST em Sistemas da Internet, são necessárias fortes habilidades de codificação técnica. Além de como implementá-las no contexto das convenções da internet e aplicativos web. Após agregar o conhecimento técnico, estes trabalhadores devem ter a combinação certa de habilidades pessoais no trabalho. Isso inclui a capacidade de se comunicar com clareza, bem como ter uma mentalidade voltada para a solução analítica de problemas. Abaixo se encontra uma lista de habilidades técnicas comuns a áreas de competência importantes dos Sistemas para Internet.
- HTML
- CSS
- Framework CSS
- JavaScript
- Web design responsivo
- Controle de versão
- Ferramentas de desenvolvimento do navegador
- Capacidade de fazer testes
- Linguagens de programação como: PHP, Ruby, Rail ou Python
Para finalizar, essas habilidades podem ser desenvolvidas individualmente. Mas é recomendado o ingresso em um Curso Superior Técnico (CST) em Sistemas para Internet. Dessa forma, além da certificação, os conhecimentos básicos serão ensinados e treinados na prática. Busque a faculdade mais próxima de você e realize sua inscrição, existem diversas modalidades para diversos tipos de rotina. Não perca tempo, comece a mudar seu futuro com o curso de Sistemas para Internet!