InícioGraduaçãoPrós e contras de um curso semipresencial

Prós e contras de um curso semipresencial

O modelo de curso semipresencial veio para facilitar a vida de quem não pode estar na faculdade diariamente.

Porém, existem alguns mitos sobre o assunto que pairam na mente de muitas pessoas. Então, entenda mais sobre como funciona essa forma de ensino e saiba os prós e contras que envolvem o tema. Acompanhe!

O que é um curso semipresencial?

Essa modalidade de estudo é híbrida, pois mistura o antigo modelo presencial com a inovação do ensino à distância.

Nesse sentido, o curso semipresencial foi criado em 2004 com a autorização do Ministério da Educação e desde então, tem tornado mais simples o cotidiano de muitos universitários que não possuem tempo suficiente para frequentar a faculdade todos os dias.

Ao contrário do curso presencial, os encontros são ministrados de forma online, contando com a presença de professores e alunos em sala de aula algumas vezes durante o período letivo.

Os prós de um curso semipresencial

Existem alguns benefícios para quem busca esse tipo de curso, bem como a possibilidade de poupar tempo e dinheiro. Continue a leitura e confira mais sobre os pontos positivos dessa modalidade de ensino.

Horários flexíveis

Esse é o aspecto principal que convence alguém a cursar uma faculdade de forma semipresencial. Afinal, é possível conciliar tempo de trabalho e estudo, além de ter espaço para resolver questões pessoais. Agora, veja alguns pontos chaves dessa vantagem:

  • Adequar a faculdade à sua rotina;
  • Escolher quando assistir às aulas;
  • Prever entregas de trabalhos e provas;

Algumas instituições não exigem um horário rígido e, até mesmo, deixam a escolha do momento de aula nas mãos do estudante.

Estudar em qualquer local

A segunda vantagem do curso semipresencial é que você estuda na sua casa e em qualquer outro lugar. Basta acessar um aparelho que te conecte aos estudos.

Economia

Como você passará mais horas em casa, gastará menos dinheiro com transporte para chegar até a faculdade. Além disso, os valores dessa modalidade têm a tendência de serem mais baixos em comparação com outras graduações.

Você no controle

Acima de tudo, a vantagem de gerir o próprio tempo e poder decidir os horários das aulas, te faz assumir as rédeas da sua vida acadêmica, de forma que um ensino presencial muitas vezes deixa a desejar.

Além disso, você não precisa acompanhar o ritmo da sua turma, pois pode avançar de níveis de forma autônoma.

Vantagem de um curso semipresencial

O ponto alto dessa modalidade é que ela conecta as características do ensino à distância e do método tradicional de aulas presenciais. Dessa forma, é possível ter o melhor das duas maneiras de aprendizagem em uma única.

Por isso, o curso semipresencial é uma modalidade que acaba por agradar aqueles que gostam do ambiente da faculdade, mas não podem comparecer com tanta frequência.

Contras de um curso semipresencial

Existem algumas desvantagens desse modelo de curso, porém são subjetivas e dependem da personalidade do universitário.

Em outras palavras, o método de estudo não apresenta muitas desvantagens por si só, então fica a critério do estudante se adaptar a ele ou não.

A seguir, veja abaixo quais são os desafios que você pode enfrentar cursando essa modalidade de estudos.

Excesso de autonomia

A princípio, no início da faculdade, pode ser um tanto quanto difícil se adaptar à liberdade de conciliar a rotina com os estudos. Nesse sentido, alguns estudantes relatam que se sentem um pouco perdidos com a diferença entre o estudo presencial e o curso semipresencial.

Porém, esse é um desafio resolvido com a gestão de tempo e o próprio costume de assistir às aulas, então, não desanime de primeira.

Falta de disciplina

Também pode ser que você esteja acostumado com o acompanhamento de um professor, caso tenha saído recentemente do Ensino Médio. Porém, é importante ter empenho e disciplina na rotina à distância, pois é você quem estará no controle dos estudos.

Então, se planeje e não deixe os conteúdos acumularem. Dessa forma, você pode aproveitar muito mais o curso semipresencial.

Tipos de curso semipresencial

Apesar do que pode parecer, a modalidade não é uma mistura exata dos moldes presencial e à distância. Na verdade, existem duas categorias de cursos semipresenciais.

Nesse sentido, há aqueles que possuem origem presencial, de forma que as idas à faculdade são mais frequentes.

Por outro lado, existe o curso que tem uma maior tendência para o ensino à distância, sendo assim, as atividades são mais concentradas nos módulos online e nos materiais didáticos digitais.

As aulas presenciais

Primeiro, não pense que irá encontrar monotonia num curso semipresencial, pois as aulas acontecem em diversos formatos. Afinal, o encontro presencial não é muito frequente, então, os professores saberão aproveitá-lo muito bem.

Depende do curso que você escolher, mas geralmente, as aulas acontecem em espaços diversos da universidade, além da sala. Por esse lado, é comum que os encontros possuam metodologias diferentes, bem como:

  • O uso do laboratório da instituição;
  • Estudos de caso e resolução de problemas práticos;
  • Eventos relacionados às disciplinas e ao curso;
  • Apresentação de trabalhos em grupo ou individuais.

Além disso, é possível também que você e sua turma realizem visitas a locais históricos ou centros relacionados aos conteúdos do curso. Portanto, esses passeios podem contar como uma aula presencial ou uma experiência extracurricular.

O diploma do curso semipresencial

Não há o que temer quanto a essa modalidade de formação, pois ela é autorizada pelo MEC. Nesse sentido, antes de realizar sua matrícula numa universidade, é preciso verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação.

Assim, as empresas sérias vão aceitar sua certificação no curso semipresencial, sem dúvida. Aliás, o diploma tem o mesmo peso em todas as modalidades de Ensino Superior do Brasil, tanto à distância, como presenciais e semipresenciais.

Sendo assim, basta apenas procurar por uma faculdade de qualidade e dessa maneira, você não terá problema algum com seu diploma e poderá estudar tranquilamente.

O campus do curso semipresencial

Apesar de não ser verdade, é muito comum que muitos pensem que no curso semipresencial as idas ao campus da universidade sejam apenas para fazer provas ou resolver questões internas.

Porém, esse é um mito, já que o estudante conta com toda a estrutura e o aparato da instituição a sua disposição.

Desse modo, os seguintes espaços estão ao acesso do aluno:

  • Auditório;
  • Biblioteca;
  • Salas de informática;
  • Laboratórios de ciências;

Além de poder frequentar esses locais sempre que necessário, também é permitida a permanência do estudante em salas de estudos preparadas.

Finalmente, você sabe como funciona o ensino de um curso semipresencial, suas vantagens e desvantagens, então agora é só buscar uma rede de ensino e ir aos estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.