InícioGraduaçãoPsicologiaComo são os primeiros anos em Psicologia?

Como são os primeiros anos em Psicologia?

Escolher o curso de graduação ou qual carreira seguir nunca é uma tarefa fácil, há estudantes que já possuem isso bem claro na mente, porém há aqueles que ficam muito em dúvida ainda. Dessa forma, é muito comum ter alunos que já sabem em qual área eles querem seguir (biológicas, exatas ou humanas), mas não conseguem decidir o curso. Assim, iremos te contar como são os primeiros anos em Psicologia, curso que tem sido fundamental na atualidade.

Para aqueles que já decidiram pela área de humanas, há várias opções de cursos, sendo uns bem parecidos e outros bem diferentes. Sendo assim, hoje falaremos um pouco de um dos favoritos, a Psicologia.  Afinal, essa graduação sempre está entre as mais disputadas pelos brasileiros. 

Em resumo, o psicólogo estuda e analisa todos os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano por meio da análise de suas emoções, sentimentos, ideias e vontades. Nesse sentido, esse profissional observa e examina todas as atitudes e reações mentais de seus pacientes. Logo, ele consegue ajudá-los na identificação de certos problemas e comportamentos.

Então, se você está querendo trilhar seu caminho em Psicologia, esse conteúdo é para você! Hoje nós vamos detalhar como são os primeiros anos em Psicologia!

Duração do curso de Psicologia

A graduação de Psicologia, segundo o Ministério da Educação (MEC), precisa oferecer uma carga mínima de 4.000 horas de aulas. Sendo que normalmente, essas horas são distribuídas em cinco anos de estudos. Vale ressaltar que todas as instituições que possuem aprovação do governo para administrar o curso deve seguir essa norma.

Além disso, existem dois tipos de graduação do curso de Psicologia: o Bacharelado ou Licenciatura. Em suma, ambas são bem parecidas, porém diferem-se em alguns aspectos. Então, veja abaixo as principais diferenças entre essas duas modalidades:

  • Bacharelado: O bacharelado em  Psicologia é muito comum em universidades. Ao finalizar esse modo formação, o psicólogo terá a oportunidade de trabalhar como psicólogo ou pesquisador. Este inicia-se a partir do ingresso na faculdade de Psicologia.
  • Licenciatura: A licenciatura é focada na formação de professores. Então, aqueles que optarem por essa modalidade, poderão atuar em escolas e colégios, auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais e entre outras funções. 

Para finalizar, a grade curricular de ambas formações são bem parecidas. Visto que, os primeiros anos são focados em matérias mais teóricas e, os anos finais, são voltados para a prática da profissão. Contudo, o curso de Licenciatura adiciona matérias específicas para o ramo da Educação, como tecnologias e práticas educativas, fundamentos da educação, entre outras. 

Os primeiros anos: sejam bem vindos a mente humana

Os primeiros anos da graduação são sempre voltados às matérias teóricas e conhecimentos de base. Afinal, todo o aluno precisa estar bem preparado para poder compreender matérias mais específicas. Então, o curso de Psicologia também segue essa lógica. Porém, os alunos já começam a ter contato com algumas matérias que darão uma ótima noção do dia a dia de um  psicólogo.

História da Psicologia

Essa disciplina irá mostrar toda a história da Psicologia, desde a sua formação até os dias atuais. Para aqueles que não sabem, a Psicologia era um ramo da filosofia até a década de 1870, quando se tornou uma disciplina científica na Alemanha. Então, para se tornar um ótimo psicólogo, você precisa saber tudo sobre a história dessa profissão. 

Filosofia

Outra matéria importante nos primeiros anos de psicologia é a filosofia. Afinal, a psicologia nasceu dela, não é mesmo? Sendo assim, a filosofia em psicologia irá explorar toda a área do conhecimento que estuda a existência humana, através de análises e conceitos racionais.

Sociologia

A sociologia é uma ciência que busca explicar os fenômenos sociais em todos os setores da sociedade, como artes, religião, economia, entre outros. Além disso, a sociologia compreende toda organização da sociedade, estudando seus hábitos, costumes, culturas, etc.

Análise experimental do comportamento

A análise experimental do comportamento estuda todas as interações de uma pessoa ou organismo com o exterior. Em outras palavras, essa matéria irá apresentar todas as relações funcionais  entre as variáveis do ambiente com o ser em questão (na maioria das vezes sendo pessoas).

Neuroanatomofisiologia

O nome dessa disciplina pode assustar um pouco, porém ela é apenas uma junção de duas matérias: neurofisiologia e neuroanatomia. Logo, ela é uma matéria que tem como objeto de estudo o cérebro humano. 

Bases biológicas do comportamento

O objetivo dessa matéria é conhecer os aspectos fisiológicos do organismo humano, aprofundando conhecimentos sobre os seus sistemas biológicos.

Embriologia

A embriologia é o ramo da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos animais, desde a fecundação até o seu nascimento. 

Etologia

A etologia é uma área da ciência que analisa e estuda o comportamento de todos os animais, incluindo os seres humanos. Sendo assim, ela analisa todos os movimentos realizados por um grupo específico, identificando todos os seus comportamentos.

Introdução à Psicanálise

A psicanálise é uma disciplina instituída por Sigmund Freud, sendo um dos ramos mais importantes na Psicologia. Portanto, essa disciplina irá apresentar todas as teorias e hipóteses sobre o funcionamento da mente humana. Essa matéria é extremamente importante para os primeiros anos de psicologia.

Métodos Quantitativos 

Essa matéria apresenta todos os métodos quantitativos para a obtenção de informações, através de pesquisas e questionários. Assim, após a coleta de dados, realiza-se uma para estudar os resultados.

Médias e avaliação em Psicologia 

Nessa disciplina, os futuros psicólogos irão estudar e avaliar todos os processos de avaliação psicológica, compreendendo seus conceitos e aplicações.

Aqui os alunos serão apresentados às três grandes linhas compreensivas do pensamento em psicologia: o historicismo idiográfico, o estruturalismo e a fenomenologia.

E aí? O que achou dos primeiros anos de Psicologia?

As disciplinas acima são somente alguns exemplos que você pode encontrar nas instituições de ensino. Porém, tenha em mente que cada instituição possui a própria matriz curricular, assim como matérias optativas. Então, vale a pena conferir qual faculdade ou universidade combina mais com você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.