InícioGraduaçãoQual o perfil do estudante do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Qual o perfil do estudante do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Ser o melhor profissional que o mercado exige não é o grande obstáculo na sua carreira, e sim, obter as características de destaque quando se é apenas um estudante do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor.

Por isso, hoje revelaremos a você quais os pontos cruciais para gerar a sua diferenciação ainda na graduação para alcançar os melhores resultados.

Então, fique ligado e continue a leitura para não perder absolutamente nada!

Como funciona o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

O curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor funciona de modo a formar profissionais capazes de trabalhar em todos os setores essenciais para o funcionamento do Terceiro Setor. 

Ou seja, locais que lidam com questões públicas, como Organizações Não Governamentais (ONGs), ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Durante o desenvolvimento do curso, os alunos possuem contato com a Gestão de Projetos e o Projeto Integrado.

Logo, os objetivos acabam formando gestores flexíveis e saibam utilizar e moldar todo o conhecimento adquirido inovadoramente, a partir de um problema específico.

Na graduação, atividades que remetem a superação de obstáculos e a capacidade desenvolvida para trabalhar em projetos diversos é o que molda o profissional para o mercado de trabalho.

Além disso, o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor ainda oferece conhecimentos em diversas vertentes, tais como:

  • gestão;
  • marketing;
  • inovação e criatividade;
  • legislação;
  • finanças;
  • entre outros.  

Contribuindo assim, para a atuação em projetos sociais, administração de recursos, finanças e orçamento.

A média de duração deste curso, mais conhecido pelo seu aspecto tecnólogo, tem duração de 3 semestres e é para quem deseja se aperfeiçoar em um prazo mais curto ou entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Sendo assim, pessoas que possuem o interesse em atuar em organizações sociais sem fins lucrativos, no gerenciamento administrativo e financeiro, marketing e em cargos de desenvolvimento estratégico, este é o curso certo a escolher.

O que se aprende durante o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Desde já, as disciplinas deste curso são integrativas, dinâmicas e amplamente capacitadoras.

Logo, elas são ministradas da seguinte forma:

  • Serviço social e Terceiro Setor;
  • Negociação e gestão de conflitos;
  • Redes, parcerias e cooperativismo;
  • Planejamento financeiro e orçamentário;
  • Captação de recursos e prestação de contas;
  • Comunicação de marketing em meios digitais;
  • Contabilidade do Terceiro Setor;
  • Gestão de projetos e eventos;
  • Modelos de gestão;
  • Legislação aplicada ao Terceiro Setor.

Percebe como é uma área bem ampla e que o aprendizado durante o curso poderá causar muitos pontos positivos na sua carreira profissional?

Então agora, conheceremos melhor o perfil do estudante que opta pelo curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Continue a leitura.

O perfil do estudante do curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor

É muito importante que antes de ingressar no curso você se atente a algumas características que costumam ter futuros gestores do Terceiro Setor.

Deste modo, o perfil dos estudantes é formado pelos seguintes aspectos:

Aptidão em ajudar

Profissionais da área precisam estar sempre dispostos a ajudar ao próximo no seu dia a dia profissional. Afinal, essa é uma característica que se destaca no Terceiro Setor, muito mais em que outras profissões.

Se preocupar com o bem-estar das pessoas

Ir além de simplesmente querer ajudar e ver bem, se preocupar com o bem-estar é garantir que outro ser humano terá as condições mínimas viáveis para sua existência.

Facilidade em trabalhos em equipe

Aqui entra a questão multidisciplinar, onde o estudante de Gestão das Organizações do Terceiro Setor deve saber elaborar resolutivas entre seus colegas de profissão para garantir os resultados que deseja e continuar impactando a vida das pessoas.

Organização e produtividade

Um profissional que sabe gerir a sua carreira e organizar as suas prioridades, é um profissional muito mais produtivo e eficaz. Assim, essas são duas características que todo estudante deste curso deve ter antes mesmo de ingressar no ensino superior.

Espírito de liderança

Antes de tudo, o estudante de hoje é o líder de amanhã. Então, tomar a frente de situações conflitantes e propor alternativas viáveis para a resolução de problemas é algo que deve possuir.

Ser criativo

Criatividade é o que torna tudo mais fluído e te possibilitará continuar trilhando sua carreira com um ótimo desempenho. Por isso, permitir explorar todas as suas facetas criativas, pode te tornar alguém de destaque no futuro.

Se manter constantemente atualizado

Por fim, concluir o curso e entrar no mercado de trabalho não quer dizer que o trabalho acabou. Pelo contrário, aqui se faz importante continuar aprimorando seus conhecimentos, realizando cursos na área e se qualificando cada vez mais.

Onde o profissional de Gestão das Organizações do Terceiro Setor pode atuar depois de formado?

Agora que conheceu exatamente como o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor funciona e quais são as habilidades que deve ter enquanto estudante…

Iremos listar algumas áreas de atuação onde poderá ocupar muito em breve:

  • centros de ensino e pesquisa;
  • clubes esportivos;
  • consultorias;
  • cooperativas;
  • departamentos ou responsabilidade social vinculados a grandes empresas;
  • entidades filantrópicas;
  • fundações educacionais;
  • institutos de amparo;
  • ONGs;
  • organizações de base comunitária;
  • organizações religiosas;
  • sindicatos.

Qual faculdade fazer para ingressar no Terceiro Setor?

Em conclusão, esta foi uma jornada e tanto de conhecimento, não é mesmo?

Agora, antes de realmente terminar essa trilha, nós da Voomp gostaríamos de indicar algumas boas faculdades que podem te levar para mais perto das suas realizações profissionais.

Então, a primeira indicação é do curso Superior Tecnologia Em Gestão Das Organizações Do Terceiro Setor na Pitágoras que possui como foco a formação ética e atualizada conforme os desafios do mercado.

A seguir, a segunda indicação de hoje é do Curso Superior Tecnologia Em Gestão Das Organizações Do Terceiro Setor oferecido pela universidade Anhanguera que oferece mensalidades acessíveis a partir de R$ 99,90 mensais.

Percebe que agora fica cada vez mais real o sonho de ingressar no curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor e se tornar um profissional acima da média?

Desta forma, não pare por aqui e leia também: saiba tudo sobre o Curso Superior em Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Até a próxima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.