InícioGraduaçãoQual o preço do CST em Sistemas para Internet?

Qual o preço do CST em Sistemas para Internet?

Inicialmente, o preço do Curso Superior Tecnológico (CST) em Sistemas para a internet pode variar bastante. Tudo depende da modalidade de estudo e universidade escolhidas. Assim, a mensalidade do curso fica em uma média de R $400 de investimento, em dois anos de graduação.

De maneira geral, é muito importante saber o custo de uma graduação antes mesmo de começar ela. Naturalmente, o processo de escolha de sua instituição de ensino envolve bastante pesquisa de valores e até mesmo de grade curricular. A verdadeira questão é saber se o curso realmente vale a pena. Pois, conforme a média de mensalidades, em dois anos de CST em Sistemas para Internet você, ou seus responsáveis, acabarão pagando o preço de R $9.600 no total.

Porém, quando você já estiver formado(a), poderá atuar como web designer, por exemplo. Que atualmente ganha uma média de R $1.700 por mês. E assim, em menos de um ano você já acumulou mais do que todo o valor investido durante o curso. Dessa maneira é um preço a ser pago que vale a pena. Sem contar que, atualmente, as possibilidades de promoção são bem maiores. Isso acontece pela necessidade de cada vez mais profissionais do setor. O que acontece é uma verdadeira carência de pessoas capacitadas ou não para exercer as funções do setor.

A parte mais interessante é que, conforme os conhecimentos vão sendo acumulados. O profissional que fez o CST em Sistemas para Internet começa a elevar o preço de seu serviço. E, consequentemente, pode ser promovido para um programador da web, com um salário médio de R $2.3457. Caso você se especialize ainda mais conseguirá virar um analista de programação web. Este, que possui o salário médio de R $3.686.

Os preços e benefícios em se fazer um CST em Sistemas para Internet

Ao contrário de diversos cursos superiores que já estão há bastante tempo sendo lecionados. O CST em Sistemas para Internet é relativamente novo. Essa área de conhecimento é um tipo de especialização em nível Tecnológico da área da Ciência da Computação como um todo. Uma espécie de nova função exigida com a nossa realidade tecnológica atual. Pois, nossa vida na internet tem cada vez mais se conectado com a vida offline. E, em geral, os dois conceitos chegam a se confundir. Justamente por hoje podermos fazer quase tudo na internet como comprar coisas, estudar e até trabalhar.

Nesse sentido, os empreendedores têm cada vez mais direcionado seus investimentos para o desenvolvimento totalmente virtual. E este fato ocorre desde 2017, ano em que o e-commerce por si só gerou um faturamento anual de 60 bilhões de reais. A partir daí, foi recorde atrás de recorde em faturamento gerado. Ele ainda foi muito mais impulsionado pela pandemia, que chegou quase  a tornar o serviço de entregas obrigatório.

Um bom exemplo foram vários restaurantes que não faziam serviço de delivery. Com a ausência de clientes na pandemia, os restaurantes se reinventaram. Seja criando um delivery próprio ou drive – thru. Então, com estes acontecimentos, o campo de trabalho do profissional que fez seu CST em Sistemas para Internet expandiu consideravelmente.

Com os acontecimentos recentes, cada vez mais, há espaço para o trabalho autônomo. Principalmente pelo valor de custo inferior, e para o profissional ganhar um valor mais realista de remuneração. Porém, ainda existem diversas vagas para o setor em agências de marketing e empresas de tecnologia. Para você conseguir se destacar, é importante não se restringir ao que é ensinado ao longo do curso. De maneira a sempre se buscar as novidades que fazem parte da área.

O que é o CST em Sistemas para Internet?

Antes de tudo, é bom saber que o CST em Sistemas para Internet é um curso de graduação com nível tecnológico. Ou seja, a pessoa que consegue seu diploma de ensino superior, estudou durante dois a cinco anos para concluir o curso. Durante esse período, é comum que o(a) estudante passe a dominar as ferramentas necessárias para fazer serviços de soluções para internet.

Por outro lado, através de disciplinas como: Programação Web, Planejamento Visual para a Web e Linguagens de Banco de Dados, é possível escolher uma matéria para se especializar, por exemplo. Além do mais, existem muitas outras matérias onde você poderá criar afinidades até mesmo fora do curso. De certa forma, o aluno conseguirá fazer processos de internet de ponta a ponta. Quer dizer que, ao realizar o curso, será possível projetar, desenvolver e implantar sites da internet de todos os tipos. E são diversas as maneiras de se criar um. A melhor parte de realizar um curso especializado, é que os melhores especialistas, muitas vezes com mestrado ou doutorado, é que te ensinarão os macetes.

Enquanto, também é possível criar sites internos de empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Estas são as chamadas Intranets e funcionam como uma forma de comunicação interna. Elas são geralmente mais usadas em organizações de grande porte. A parte mais dinâmica de quem faz o CST em Sistemas para Internet é o desenvolvimento de aplicativos. Nesse sentido, o aluno aprende a desenvolver programas que funcionam tanto em smartphones, quanto em tablets. Conforme as afinidades do aluno em questão, é possível escolher entre o desenvolvimento para Android ou iOS. A escolha feita durante o curso determinará onde trabalha o profissional no futuro.

O que você vai aprender no CST em Sistemas para Internet

Devido à curta duração do CST em Sistemas para Internet, suas atividades são bem mais práticas para que os alunos usem o máximo possível as técnicas aprendidas durante as aulas. Cada passo é orientado por profissionais que observam e corrigem as atividades a todo momento. A melhor parte de fazer essa graduação são os fóruns online dos softwares e das faculdades que possuem muitos tópicos de ajuda. Assim, os alunos, ou até mesmo profissionais, podem achar a resposta para seus problemas junto à comunidade.

Certas atividades estão crescendo bastante em demanda. E esse é o caso dos conhecimentos em Sistemas para Internet, também conhecido como Desenvolvimento Web. Esse tipo de conhecimento permite com que as pessoas desfrutem da experiência em seu site, sem ter conhecimentos de internet. De preferência quanto mais fácil de entender, melhor para a experiência do usuário. Além disso, a própria experiência do usuário é uma especialização da área, e o cargo foca unicamente nas experiências que o cliente terá em sua navegação. Isso inclui, cores, movimentos, colocação de imagens e fluidez. Tudo isso será desenvolvido por meio das linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript.

Um profissional com experiência comprovada em desenvolvimento HTML, CSS e JavaScript tem vaga garantida na maioria das empresas. Portanto, a maioria dos cursos superiores de nível tecnólogo procura otimizar seus alunos nestas linguagens o máximo possível. Ao final do curso também são ensinadas as estruturas, conhecidas como frameworks. Alguns dos mais famosos são Bootstrap e Foundation. No entanto, dependendo da faculdade e do professor, são ensinados frameworks como Backbone e o próprio CSS. Para a construção de aplicativos, é preciso saber mais em desenvolvimento back-end. Ou seja, Ruby, Java, PHP e ferramentas como SQL. Estas linguagens são tudo que fica por trás do que vemos nos aplicativos que interagimos.

O que um profissional de Sistemas para Internet faz?

De certa maneira os profissionais que pagaram o preço do investimento do CST em Sistemas para Internet estão na vanguarda da era da internet. Sua tarefa está fortemente envolvida com a criação de sites. Desde ajudar a projetar propriedades estéticas, como layout, cor, até considerações técnicas. Como, por exemplo, a forma de projetar um site para lidar com uma determinada quantidade de tráfego na Internet. Além disso, outras funções que são delegadas aos profissionais que trabalham no ramo seriam: gerenciar a funcionalidade de um site, implementar recursos administrativos e integrar medidas de segurança.

Em contrapartida, também há um tipo de aplicação de conhecimentos em Sistemas para Internet de forma mais aprofundada. As pessoas que o fazem possuem experiência em programação orientada a objetos. Assim como, desenvolvimento multiplataforma e construção de aplicativos da web. Esse profissional busca unir a visão criativa com habilidades de gerenciamento de projeto. Com a finalidade de planejar, projetar e construir sites e aplicativos que sejam totalmente integrados. Agora, como a natureza dos sites é complexa até atualmente, o profissional de Sistemas para internet se especializa em uma ou duas destas áreas:

  • Desenvolvimento front-end: os desenvolvedores front-end (também conhecido como desenvolvimento do lado do cliente) usam uma variedade de linguagens de programação e estruturas HTML, CSS e JavaScript para construir a aparência externa e os recursos de um site.
  • Desenvolvimento back-end: Os desenvolvedores de back-end usam linguagens de programação como Python e ruby para projetar, construir e integrar aplicativos do desenvolvimento front-end e back-end. Em outras palavras, eles fazem os recursos do site operarem.

Por analogia, indivíduos com habilidades em desenvolvimento front -end e back-end são conhecidos como desenvolvedores “full-stack”. Justamente por unir duas áreas do desenvolvimento.

Qual é o salário de um profissional de Sistemas para Internet?

Desde que surgiu, o setor de Sistemas para Internet não parou de crescer. Mas, nos últimos cinco anos seu crescimento foi exponencial e as projeções indicam que os próximos cinco anos também. Ou seja, esta é uma profissão do futuro. Quem sair na frente agora, já consegue garantir seu espaço no mercado de trabalho.

Segundo o SINE – Site Nacional de Empregos, em 2021, retiramos as informações para saber os salários médios dos profissionais com Tecnólogo em Sistemas para Internet. para tornar a visualização mais simples, iremos considerar todos os níveis profissionais em uma empresa de médio porte:

  • Trainee: R $1.396
  • Júnior: R $1.745
  • Pleno: R $2.182
  • Sênior: R $2.727
  • Master: R $3.409

É bom lembrar que, os valores podem variar bastante, tudo depende do nível de qualificação do profissional e porte da empresa. Sem falar nos profissionais que trabalham de maneira autônoma e garantem sua própria renda alternativa ou primária. De qualquer forma, pela natureza totalmente diversificada da profissão, a elevação profissional é mais rápida. O que, consequentemente, pode fazer jovens ganharem valores elevados com poucos anos de carreira.

Em outras palavras, as chances de emprego para o profissional formado no CST em Sistemas para Internet são promissoras. Conforme o IBOPE Media, o Brasil é o quinto país no mundo com maior conexão à internet, e a perspectiva é de que os números aumentem. É grande a procura pelo profissional com nível de Tecnólogo, que surge com o objetivo de suprir as necessidades do mercado de emprego. Veja algumas atividades desenvolvidas por este tipo de profissional segundo o site Educa Mais Brasil:

  • Administrador de Websites;
  • Desenvolvimento e Manutenção de Sites;
  • Segurança de Informação na Web;
  • Web Design, entre outras.

Quais são as responsabilidades de um profissional de Sistemas para Internet?

Como já foi explicado anteriormente, os desenvolvedores de Sistemas para Internet criam tudo o que você chega a experimentar na web. Seja em sites ou aplicativos, praticamente tudo o que você faz online passou pelas mãos de um profissional desta área. Os sites e aplicativos que desejam que seus usuários desfrutem de uma boa experiência, naturalmente precisam de desenvolvedores de Sistemas para Internet. E, geralmente, estão dispostos a desembolsar bastante dinheiro para conseguir esses grandes desenvolvedores da Web.

Mas não se preocupe, estas empresas estão normalmente acostumadas a desembolsar grandes valores monetários para conseguir esses grandes profissionais da web. Para você saber um pouco mais da função, listamos a seguir algumas das responsabilidades mais pedidas pelos empregadores:

  1. Escreva páginas da web com uma combinação de linguagens de marcação
  2. Crie maquetes e protótipos de qualidadeCrie um site WordPress do zero
  3. Compreenda HTML e CMS
  4. Compreenda UI, UX e usabilidade de aprendizagem
  5. Desenvolva sites e aplicativos baseados na web funcionais e atraentes
  6. Fornece manutenção e melhorias no site

Estas são as responsabilidades mais comuns pedidas para quem fez o CST em Sistemas para Internet. Porém, tudo depende de qual tipo de trabalho realmente vai se fazer. Por isso é bom ressaltar que as atividades sempre vão variar e é difícil elas ficarem na mesmice. Além disso, se você for um especialista em um tipo de desenvolvimento, obviamente apenas esse trabalho será determinado a você.

Vantagens ao se fazer o CST em Sistemas para Internet

De início, é bom lembrar que a indústria de tecnologia não é uma indústria que vai morrer tão cedo. Na verdade, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos previu um crescimento de 13% nos empregos relacionados aos Sistemas para Internet e desenvolvimento web. No Brasil a tendência é a mesma, e se você puder desenvolver essa habilidade o mais rápido possível não vai ter dificuldades em encontrar um próximo trabalho no futuro.

Nesse sentido, vamos mostrar as principais vantagens em seguir por este caminho de carreira que pode ser bastante distinto no início. Mas depois dos primeiros passos, fica mais fácil evoluir. Veja as cinco grandes vantagens em trabalhar com os Sistemas para Internet.

Vantagens em ser um desenvolvedor da web ou dos Sistemas para Internet

  • O trabalho remoto é facilitado: você já se perguntou em como seria trabalhar em qualquer lugar do mundo? Ou talvez não ter uma carga horária determinada, e ter o seu próprio tempo escolhido para executar as tarefas. Como profissional que fez o CST em Sistemas para Internet você terá inúmeras oportunidades de trabalhar remotamente. Talvez, quem sabe, você pode realizar seu sonho de viajar o mundo, e, em simultâneo, economizar dinheiro.
  • Você poderá usar suas habilidades para criar seus próprios sites e aplicativos da web: teve uma ideia disruptiva? Que tal criar um site ou aplicativo bastante lucrativo? Com essa habilidade, você não precisará pagar alguém para construir um. Você mesmo pode fazê-lo sozinho(a) por uma fração do preço.
  • É possível trabalhar de forma independente: se você quiser, não precisa mais trabalhar sob a proteção de um chefe. Se quiser, poderá trabalhar como freelancer ou iniciar seu próprio negócio com muito mais facilidade quando conhece o desenvolvimento web.
  • Você vai adentrar na lucrativa indústria da tecnologia: os Sistemas para Internet é basicamente o seu egresso na indústria da tecnologia. A maioria das startups de tecnologia precisa de desenvolvedores web, programadores e web designers. Então, esta pode ser sua maneira de começar.
  • Você poderá construir coisas incríveis: A parte divertida é que você pode ser tão criativo quanto quiser. Em vez de olhar para estes e pensar “Uau, isso parece tão incrível”. Eu gostaria de criar algo assim”. Agora, você conseguirá criar seu próprio site de aparência incrível.

O que você precisa saber antes de fazer o CST em Sistemas para Internet?

Antes de tudo, busque aprender as noções básicas de HTML, CSS e JavaScript. Essas são as ferramentas que funcionam como as porcas e parafusos de todo site que você vai trabalhar. O HTML fará a estrutura do site, já o CSS fará com que ele pareça bonito e o JavaScript fará com que ele funcione.

Conhecer um pouco destas linguagens de codificação, vai facilitar bastante sua passagem pelo CST em Sistemas para Internet. Um dos principais motivos é que, na primeira vez que conhecemos estas linguagens, realmente é difícil. Mas, depois de um tempo em que você começa a se acostumar, é possível notar padrões e semelhanças. E é justamente nestas semelhanças que você conseguirá aprender e se desenvolver. A seguir, confira uma breve explicação de cada linguagem de codificação, para você ter uma prévia.

HTML

De maneira simples, HTML, significa Hypertext Markup Language. É um dos principais ingredientes em qualquer site e uma das chamadas linguagens front-end. Em resumo, ela fornece o esqueleto básico de um site, principalmente através de uma série de tags. Uma tag é o código HTML que controla a aparência do conteúdo do documento HTML. Aqui estão algumas tags HTML comuns com as quais você deve se familiarizar, antes ou depois do curso.

  • <HTML>….. </HTML > : esta tag aparece no início e no final de um documento HTML. E, no que lhe concerne, busca indicar que o documento está escrito em HTML5.
  • <title>…</title>: a tag de título é o título da página. Isso é putil tanto para mecanismos de pesquisa (quando eles escaneiam e indexam páginas) quanto para usuários (aparece na barra de título do navegador) ao declarar explicitamente o tópico principal de cada página.
  • <head>… </head > : contém informações sobre a página específica, incluindo tags de título, metadados e links para scripts e folhas de estilo.
  • <body>… </body > : inclui todo o conteúdo que será mostrado aos usuários, incluindo tudo o que verão e lerão.

CSS

Em resumo, CSS significa Cascading Style Sheets. Sua função é colocar o estilo por trás da estrutura HTML. Basicamente, sem CSS, HTML, consequentemente toda página da web ficaria chata. Para que elas combinem, o HTML sempre busca fazer uma referência a um estilo incluso no CSS. Veja um exemplo de como se parece um CSS em ação:

}

# top-header a,

# top-header a {

cor: #fff;

}

Neste caso, foi indicada a cor que ficaria na parte superior do site. Estas linguagens sempre acompanham algumas regras de escrita e codificação. Que, de início podem parecer chatas e sem sentido, mas com o tempo você se acostumará ao novo normal.

JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação que permite implementar elementos em uma página da web. Ele fornece recursos como mapas interativos, gráficos 2D, 3D e muito mais. Usar a folha de referências do JavaScript vai te ajudar bastante a se familiarizar com a linguagem. Também existem diversos aplicativos e sites que buscam ensinar essa linguagem de programação de forma gratuita. O que é uma boa alternativa para começar o CST em Sistemas da Informação bem preparado.

Aprenda o básico do WordPress

A última dica, mas não menos importante, é que você aprenda WordPress. Pois, para se tornar um profissional em Sistemas da Internet, você terá que se familiarizar com WordPress. Afinal, cerca de 63% dos sites de todo o planeta são movidos por esse software gratuito e de código aberto. Que você pode instalar basicamente em qualquer host da web. Após configurar um site WordPress, é bastante fácil para seus clientes adicionarem conteúdo por conta própria. Mesmo se eles não tiverem nenhuma experiência em desenvolvimento web.

Gostou de nossas dicas? Caso você tenha interesse em realizar o CST em Sistemas para Internet, busque a instituição de ensino superior de sua preferência e faça sua matrícula. Atualmente, são aceitos vários métodos de ingresso, como Enem e até mesmo vestibular virtual. Não perca tempo, comece a trabalhar em seu futuro agora mesmo!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.