Está na hora de falarmos sobre a importância de aprender novas línguas. Afinal, quando falamos mais de um idioma, estamos olhando o mundo de uma forma diferente da que fazíamos anteriormente.
Não se trata apenas de abrir as portas do mercado de trabalho: é uma questão de abrir a sua mente rumo aos novos objetivos e formas de enxergar tudo que está a sua volta.
Tema sempre muito importante para qualquer pessoa e estudante, o domínio e o estudo de línguas estrangeiras conferem a você uma mudança de vida concreta, e que será sentida à medida que o aprendizado vai evoluindo.
Por isso, o título do nosso post é sobre 4 idiomas para aprender durante a vida. Exatamente isso que você leu: durante a vida. Neste caso, não é para aprender só durante a sua faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Você pode fazê-lo à medida em que você estuda, trabalha, cria sua família e aproveita para curtir os seus netos.
Este é um assunto para todos que desejam aprender. Não somente pré-vestibulandos e universitários. Mas visando às pessoas que amam saber mais. Que simplesmente gostam de descobrir que o mundo é maior que um quarto, uma rua ou uma cidade.
Afinal, o seu Voomp pertence a todos os tipos de curiosos e estudantes com sede de conhecimento e com muitas dúvidas a serem esclarecidas.
O que você verá neste artigo:
A importância de aprender um novo idioma
Os benefícios ao aprender uma nova língua são inúmeros, partindo do aumento de suas oportunidades junto ao mercado de trabalho, passando pelo aprimoramento educacional e finalizando com a sua evolução como pessoa.
Em suma, estamos falando em um dos raros tipos de conhecimentos que mudam a sua vida e alteram os seus projetos, sejam eles quais forem, de maneira muito positiva e saudável.
A partir do momento em que você começa a entender uma língua nova, falada em diversos países ou não, inicia uma nova jornada de conhecimento em relação às múltiplas culturas ligadas àquele idioma. Definitivamente, várias coisas começam a ter ainda mais sentido.
Em poucas, mas factuais palavras, o maior benefício ao aprender uma língua é a nova pessoa que vai surgir dentro de você. Parece coisa de outro mundo, mas, para a surpresa de muitos, definitivamente é isso que acontece.
Conheça alguns benefícios científicos do aprendizado de línguas estrangeiras
Em relação aos benefícios científicos, utilizamos como fonte uma reportagem da revista Galileu.
No artigo, o autor traz um olhar mais profundo e mostra um embasamento científico ainda maior sobre a importância de aprender uma língua estrangeira. E que sempre vale à pena ser conferido: aqui trazemos de uma forma mais resumida:
-
Aprimoramento de suas habilidades multitarefa;
-
Diminuição dos riscos de Alzheimer ou demência;
-
Fortalecimento da memória;
-
Melhora na capacidade de tomar decisões;
-
Percepção fica mais aguçada.
Então, você está esperando o que para começar o seu aprendizado e obter o seu passaporte para o mundo?
4 idiomas para aprender durante a vida
Enfim, chegamos ao que interessa, e vamos trazer para você os 4 idiomas para aprender durante a vida.
Antes de mais nada, utilizamos como critério a quantidade de pessoas que fala esses idiomas ao redor do mundo, sua funcionalidade e a aplicação em diferentes segmentos (economia, diplomacia, educação e científico).
-
Língua Inglesa
O inglês é falado como em países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Além de Canadá, Índia, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, África do Sul e outras dezenas.
Em função da grande globalização e a consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação, a língua inglesa se expandiu junto às atividades comerciais e colonizações em diferentes períodos históricos.
Em outras palavras, ela é considerada uma língua internacional, das viagens e dos negócios. Sobretudo, é a língua da ciência em todos os seus ramos. Seja ligada ao espaço, seja em cursos voltados para a parte de inovação e tecnologia.
Estima-se que mais de 80% das publicações científicas do mundo, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 95% do conteúdo da Internet sejam em língua inglesa.
-
Língua Espanhola
Definitivamente, o espanhol tem grande relevância para o mundo. Ou seja, sua história e produção cultural em todo o globo: literatura, teatro, cinema e trabalhos científicos.
Além disso, é a língua mais falada na América Latina. Enfim, no caso do povo brasileiro é fundamental aprender o idioma mais falado ao seu redor. Já que podemos utilizar a seguinte metáfora: Somos uma ilha de Português cercada por um mar Espanhol.
Podemos somar a isso a importância da língua espanhola para o comércio e seu caráter oficial entre os grandes órgãos internacionais.
-
Árabe
Exatamente, a língua árabe é muito indicada para o aprendizado. Assim como o inglês, o árabe é falado em muitos países de maneira oficial, e como idioma secundário em países com outras línguas nativas.
Em função das grandes migrações de povos ligados a essa cultura e língua em todos os continentes do mundo, o seu aprendizado se faz fundamental.
Logo, a cultura dos diferentes povos árabes é uma das mais ricas do mundo. Com destaque para seu uso comercial, diplomático e pela transformação cultural que ela promove para quem decide investir no aprendizado do idioma.
-
Mandarim
E, por último, mas não menos importante, temos o Mandarim. Antes de mais nada, ele é uma das muitas variações da língua chinesa, e é falada na maioria do norte e sudoeste da China.
Uma das línguas mais faladas no mundo, o Mandarim estado em expansão, acompanhando o consequente avanço da cultura e economia da China.
Além disso, possui grande base cultural e literária. Enfim, fazendo com que seja uma das línguas principais utilizadas no país oriental.
Se o seu negócio é mesmo línguas, veja nesse outro post se é melhor fazer intercâmbio antes ou depois do ensino superior.