InícioIdiomasComo aprender inglês online

Como aprender inglês online

A popularização da internet nos últimos anos permitiu que aprendêssemos muitas coisas. Tem gente que aprende a tocar instrumentos, aprende a cozinhar e (por que não?) aprende a falar inglês.

Usar as ferramentas disponíveis na rede pode facilitar bastante o seu processo de aprendizagem. Elas são diversas e cumprem com diferentes propósitos, seja conversar, fazer exercícios, enfim. Neste post, compartilhamos com você algumas dicas de como aprender inglês online!

Inglês online: como começar a aprender? 

Antes que você efetivamente coloque a mão na massa, a gente recomenda que você faça algumas reflexões e se organize para o aprendizado. Inicialmente, o ideal é que você responda a si mesmo algumas perguntas: “Por que eu quero aprender inglês?”, “Em quanto tempo desejo ser fluente?”, “Qual o meu nível atual?”.

Estas perguntas nortearão os seus estudos e, em certa medida, definirão com que intensidade e tempo você deve estudar inglês para alcançar seus objetivos. Seja para trabalhar no exterior, fazer intercâmbio ou para acessar conteúdos, é importante que você sempre se lembre do porquê de estar aprendendo.

Logo em seguida, você já pode começar a utilizar as ferramentas online para seu aprendizado. A começar por um teste de nivelamento do seu inglês. Você pode ser iniciante, intermediário ou fluente. No entanto, o que importa é saber de onde partir. Isso serve para que você não perca tempo com conteúdos que já domina, assim como não começar seus estudos em um grau muito elevado. 

Quando você descobrir seu nível, é hora de começar a aprender! Você pode montar um cronograma de estudos, o que ajudará na sua rotina e no seu comprometimento, afinal, regularidade e prática são muito importantes. Ah, e o seu cronograma pode ser feito online também! 

Exercitando as suas habilidades

O aprendizado da língua inglesa é dividido em 4 habilidades. São elas a audição, a leitura, a fala e a escrita (listening, reading, speaking e writing). Quando você domina essas 4 competências, é sinal de que você se tornou fluente na língua. Ler, falar, ouvir e escrever são habilidades que você irá desenvolver em conjunto, embora possa encontrar mais facilidade em alguma delas. 

Na internet, você tem diversos recursos para praticar essas 4 competências. Imagine a quantidade de textos, áudios e plataformas de conversação, tanto escrita como por voz. Neste caso, o principal é saber como utilizar as redes para aprender o inglês da forma correta.

Um ponto muito positivo do aprendizado em inglês é que você pode fazer isso utilizando conteúdos que você gosta. Livros, filmes, séries, músicas, matérias, enfim, as opções são incontáveis! Na web, você pode utilizar todos esses conteúdos para aprender através das plataformas de streaming

O interessante de combinar leitura com audição é que você fica bastante familiarizado com as expressões, os seus usos e suas pronúncias. Por isso é que se diz que as habilidades são conectadas. Evite praticar somente uma delas!

Viver em inglês

Aprender inglês online exige uso de aparelhos de tecnologia, certo? Podem ser tablets, celulares ou notebooks. Neste caso, você pode configurar todos os seus dispositivos para a língua inglesa.

A exposição à língua inglesa ajuda bastante no aprendizado. De forma natural, você vai assimilando termos, aumentando seu vocabulário e deixando de traduzir as palavras. Com o tempo, você começa a pensar em inglês.

Aproveitando a dica de ouvir músicas e assistir filmes em inglês, recomendamos também que você realize uma imersão total na língua. Além das produções culturais, configure o mundo ao seu redor. Redes sociais, plataformas de vídeo, videogames. É o que recomendam especialistas no ensino de inglês: quanto mais exposição à língua, mais fácil de você aprender.

Curso de idiomas online

Um dos métodos mais tradicionais e efetivos de aprender inglês são os cursinhos especializados em idiomas. Escolas de inglês possuem metodologias adequadas para o ensino e oferecem diversas ferramentas para que você aprenda a língua. E já que estamos falando de aprendizado online, vale lembrar que existem ótimos cursos na modalidade de ensino à distância.

Na Carnegie Brasil, por exemplo, você encontra a proposta ideal para quem deseja aprender inglês online e com garantia de qualidade. Além de metodologias de ensino desenvolvidas em grandes universidades do Reino Unido e Estados Unidos, você conta com o apoio do que há de mais novo em tecnologia aplicada ao ensino.

Além de salas de conversação, professores e materiais didáticos de qualidade, nos cursos da Carnegie Brasil você conta com o apoio até mesmo de Inteligência Artificial. Desta maneira, a sua experiência de aprendizado se torna super personalizada. Bacana, não é mesmo? 

Plataformas de inglês online 

Existem diversos sites, plataformas e aplicativos de celular que podem auxiliar no seu aprendizado. Algumas plataformas estimulam a parte mais lúdica do conteúdo, onde você aprende jogando de forma interativa. 

Por outro lado, existem sites que são feitos para que você assuma uma posição mais ativa e pratique sua fala e sua escuta. São os sites de conversação, onde é possível praticar seu inglês com pessoas que possuem o idioma como língua nativa.

Você pode explorar esses recursos à vontade, e vale o conselho: deixe sua timidez de lado. Conhecer pessoas e interagir em busca de aprendizado é bastante saudável e contribui um monte para sua formação. Pronto. Agora que você já conhece os caminhos para aprender inglês online, é com você! A gente espera que você tenha se inspirado e logo esteja falando inglês. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.