InícioPós-graduaçãoContabilidadeContabilidade 4.0? Entenda o que é

Contabilidade 4.0? Entenda o que é

O mundo está mudando rápido, a tecnologia está presente em todos os cantos e, nesse contexto, surge a Contabilidade 4.0. O nome se refere à chamada Indústria 4.0, esse novo marco na forma de produção humana. Vamos entender melhor isso?

O contexto 4.0

A Revolução Industrial ocorreu em sua primeira versão na Europa do século XVIII. Agora, começa a alcançar todos os cantos do globo na sua atual forma. Trata-se da Quarta Revolução Industrial, que está alicerçada na escalada da tecnologia, podendo ser exemplificada na inteligência artificial, nas realidades virtual e aumentada, na robótica, na internet das coisas e em demais possibilidades emergentes.

No atual contexto, a produção humana está sendo mais uma vez gravemente reorganizada. A automatização é a palavra chave e as grandes empresas não abrem mão dessa perspectiva. Mas, e a contabilidade? Pois bem, ela deve estar inserida nesse contexto também.

Mas, antes de seguirmos tratando de como essa área está se transformando, uma dica. Se você não conhece nada sobre as ciências contábeis, o nosso artigo sobre as áreas de atuação desse profissional pode lhe interessar.

Assim como em outras atividades, a contabilidade se depara com os desafios da contemporaneidade. Dela, exige-se velocidade e assertividade. As tarefas que lhe são inerentes, portanto, precisam ser cada vez mais automáticas, o que demanda outro tipo de inteligência, que não aquela tradicional ao meio. Com isso, uma nova área precisa aparecer.

A Contabilidade atual

No campo das ideias, tudo é possível. Mas, e na prática? Bom, ainda que a Contabilidade 4.0 possa ser entendida como em processo de gestação, é fato que o campo já avançou para esse caminho, conforme trata este artigo científico. Algumas soluções tecnológicas bastante presentes no cotidiano dos contadores são bons exemplos disso.

O  Enterprise Resource Planning   (ERP),   ou   Sistema   Integrado   de Gerenciamento, é um dos novos aliados dos contadores. Ele transmite informações em tempo real, integrando diferentes setores da empresa. Isso permite que o contador traduza as informações com mais facilidade e rapidez – note que ele ainda tem papel no processo, como veremos melhor a seguir. Assim, balancetes  mensais  de  verificação,  balanço  patrimonial, demonstração de resultado do exercício e fluxo de caixa, por exemplo, chegam de maneira mais rápida ao gestor.

O Sistema  de  Informação  Contábil  (SIC) atua em sentido semelhante. Ele é capaz de registrar, processar e relatar as informações financeiras e não financeiras para auxiliar os gestores.

Com uma perspectiva um pouco diferente, o Software SAGE foca na oferta de um contato direto com os clientes por meio da plataforma. Assim, pretende otimizar o controle da comunicação com o cliente, redução do custo operacional, o controle das tarefas do escritório e a integração sistêmica.

Novas exigências da Contabilidade 4.0

Com as novas possibilidades tecnológicas presentes no cenário, as exigências se alteram por todos os lados. E isso envolve, inclusive, o Governo. Já há alguns anos na rotina dos contadores, uma série de novas leis e exigências se colocam na rotina do contador.

Uma marca importante do que pode ser a tônica da Contabilidade 4.0 é o SPED. Trata-se de uma  solução  tecnológica  fornecida  pela  Receita  Federal  que oficializa os arquivos digitais gerados pelas escriturações fiscais e contábeis. Esse é um primeiro passo, pois fortalece a gestão fiscal ao dar transparência e celeridade.

O PROSOFT, por sua vez, dá um passo adiante. Baseado em nuvem, o software realiza auditoria dos arquivos do SPED. Como? Reportando inconsistências sem que haja a ação humana em cada uma de suas etapas. São produzidos relatórios analíticos e cruzamentos das informações. Desse modo, as empresas podem adotar as medidas necessárias diante das legislações vigentes.

Perceba que, com o grau de automação, o tempo gasto nessa sincronização é de segundos.  São verificações estruturais e análises fiscais complexas elevadas a um novo nível. Ou seja, o software traz novas funcionalidades que proporcionam maior produtividade na auditoria eletrônica de arquivos, superando em muito o trabalho humano em vários aspectos.

A profissão de contador não vai acabar

Em boa medida, os exemplos parecem alentadores, uma vez que indicam uma “vida mais fácil” aos contadores. Processos automatizados geram mais velocidade e comodidade. Mas, se você pensou essencialmente nas tarefas, percebeu que o contador perdeu atividades para as máquinas. Então, isso significa que os contadores sumirão do mapa?

A resposta é simples: não! É claro que a automação representa, sim, a perda de atividades que eram, de fato, feitas manualmente por profissionais. Mas, o fato é que as soluções serão forjadas no trabalho dos softwares. A própria garantia de que eles operem como devem, bem como a utilização daquilo que produzem, ainda demandará contadores.

A grande questão, então, é que serão novas atividades. E, assim sendo, demandarão profissionais diferentes. O trabalho sairá de uma dinâmica mais operacional e passará a ser mais estratégico. Com isso, será necessário que vários fatores sejam levados em consideração para que os melhores resultados sejam alcançados. Isso demandará uma visão mais ampla não só daquilo que se relaciona com o setor contábil, mas da empresa de forma mais ampla.

Qualidades do novo profissional de contabilidade

A Contabilidade 4.0 é a automatização de serviços contábeis por meio de novas tecnologias. Com isso, consequentemente, ocorre a transformação do contador em um profissional fundamental para a tomada de decisão e criação de estratégias nas empresas. No mercado, o que se percebe é justamente a busca por esses profissionais que sejam capazes de entender o negócio para além de suas atribuições primárias.

Há mais de uma década existem determinações no sentido de incluir a tecnologia da informação nos cursos de graduação de contabilidade. Ou seja, não é de hoje que espera-se do contabilista que possua competências  e  habilidades para  o  desenvolvimento,  a análise  e  a  implantação  de  sistemas de informações contábil nas organizações. Mas, o que talvez fosse um plus, passará a ser cada vez uma necessidade.

As grandes tendências no mercado contábil apontam para o armazenamento em nuvem, o trabalho remoto, a utilização de certificados digitais e a presença de inteligência artificial. Então, o segredo para o profissional dessa área será manter-se atualizado, aberto a novas formas de atuação, fazer contatos e desenvolver uma visão estratégica. Com tudo, seguirá tendo lugar nesse ramo que necessariamente se reinventará.

A capacidade de seguir aprendendo é, aliás, uma tônica. E, para conhecer as particularidades de outras profissões e as mudanças pelas quais elas estão passando, não deixe de seguir acompanhando a Voomp. Veja, por exemplo, como a tecnologia está ajudando a reduzir erros na Medicina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.