InícioGraduaçãoIndústria Criativa: quais são os cursos mais populares?

Indústria Criativa: quais são os cursos mais populares?

A criatividade desponta como um dos bens imateriais mais valiosos da atualidade. Do desenvolvimento de softwares à dança, da produção de filmes à pesquisa em tecnologia, do mercado publicitário aos projetos arquitetônicas. A criatividade está em tudo que fazemos, mas, agora, está principalmente em nossos empregos através da indústria criativa.

Desse modo, surgem, a partir dos anos 1990, na Inglaterra, os conceitos de economia e indústria criativa. Tais segmentos são responsáveis por considerar políticas culturais na economia e desenvolvimento dos países. As atividades dos profissionais criativos são integradas em uma grande esfera. Desponta, assim, a chamada indústria criativa.

No Brasil, a indústria criativa cresce e se desenvolve enquanto política econômica e cultural a partir dos anos 2000. Com isso, setores ligados à moda, à publicidade, à arquitetura, às pesquisas científicas e ao desenvolvimento de jogos e softwares (entre muitos outros) se tornam populares. Assim, se tornam segmentos geradores de renda e de emprego.

Na economia atual, os mais jovens tem sido seduzidos pelos cursos e pelos trabalhos da indústria criativa. Além do elemento da criatividade, inovação e empreendedorismo completam o campo. Para surfar nessa onda, que tal conhecer quais são os cursos mais populares da indústria criativa e descobrir se algum se encaixa ao seu perfil?

Setores da indústria criativa

Podemos definir a economia criativa como o grupo de empreendimentos que envolvem cultura e criatividade e que geram valor econômico. Portanto, tais empreendimentos se agrupam em setores da indústria criativa, segmento de mercado que gera empregos e atividades de desenvolvimento cultural e humano.

De acordo com dados do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, realizado semestralmente pela FIRJAN, os setores da indústria criativa geraram, em 2015, mais de R$ 150 bilhões. Ao todo, são mais de 800 mil profissionais formalizados nessa indústria, também de acordo com a FIRJAN.

Os grandes setores que agrupam os segmentos da indústria criativa podem ser divididos em:

  • Cultura (patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais);
  • Mídias (editorial e audiovisual);
  • Consumo (design, arquitetura, moda e publicidade);
  • Tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

Apesar de diversos, os cursos e as profissões da indústria criativa se assemelham pelas políticas econômicas voltadas ao desenvolvimento criativo e à criatividade. Assim, alguns cursos auxiliam futuros profissionais a lidarem com suas habilidades criativas e a transformá-las em profissão. Vamos conhecer, agora, quais são os cursos da indústria criativa mais populares entre os estudantes brasileiros.

Cursos mais populares da indústria criativa

Publicidade e Propaganda

Iniciamos com aquele que é o curso reconhecido pela criatividade e pelos seus criativos. A faculdade de Publicidade e Propaganda direciona a criatividade dos seus estudantes para atuação no mercado, formando publicitários capazes de criar e executar campanhas, dinâmicas e ações publicitárias.

Curso da Comunicação Social, a graduação em Publicidade é do tipo bacharelado e sua duração é de quatro anos, em média. Assim, para se formar publicitário, é importante desenvolver habilidades comunicativas e criativas, espírito inovador e empreendedor. Além disso, habilidades artísticas e bom senso estético. Por fim, junto a todas essas habilidades criativas, a capacidade de escrita e o aprendizado rápido auxiliam esse profissional da indústria criativa.

Design

O design é um campo bastante amplo: moda, produto, gráfico, experiência do usuário (ux design) são apenas alguns dos segmentos do setor. A graduação em Design, do tipo bacharelado, fornece uma visão ampla aos estudantes que desejam se tornar designers capazes de gerenciar a criatividade.

As habilidades criativas, artísticas e estéticas são requisitos de um bom designer. Além disso, o interesse por novas tecnologias, capacidades comunicativas e espírito inovador completam as funcionalidades. Há muitas especialidades – bacharelados, tecnólogos e pós-graduação – em Design. Portanto, escolha bem a que melhor direciona sua criatividade.

Produção Audiovisual

A linguagem audiovisual se tornou uma das mais populares em nossa época atual. Das mídias digitais aos serviços de streaming, a produção audiovisual se aperfeiçoa a cada dia, produzindo muito material de diferentes gêneros e para diferentes públicos. Por isso, um curso de Produção Audiovisual pode auxiliar o estudante que se interessa por cinema, produções visuais e pela linguagem dos vídeos digitais.

Assim, além dos interesses criativos nas novas tecnologias, o apreço pela comunicação visual também integra o perfil do produtor audiovisual. Portanto, uma ótima opção para quem deseja trabalhar na área são os cursos tecnológicos em Produção Audiovisual. Esses cursos têm duração de apenas dois anos e oferecem uma formação completa para o mercado. Além disso, oferecem diploma em ensino superior.

Arquitetura e Urbanismo

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é uma entre as mais populares no geral. No segmento criativo, forma arquitetos capazes de utilizar seus conhecimentos técnicos e habilidades criativas no desenvolvimento arquitetônico. Por isso, é um dos segmentos da indústria criativa mais tradicionais e, ao mesmo tempo, voltados ao futuro. Assim, o curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo bacharelado e sua duração é de cinco anos. Seu objetivo é formar arquitetos que considerem espaços, o bem-estar, a mobilidade e a sustentabilidade.

Desse modo, a faculdade de Arquitetura se destina àqueles que são criativos e bons com matemáticas e números. Aliando raciocínio lógico à criatividade, além de um olhar inovador e empreendedor, o arquiteto se torna um dos profissionais  mais importantes para a indústria criativa.

Tecnologia da Informação

No setor tecnológico da indústria criativa, os segmentos de tecnologia da informação (a famosa TI) são os responsáveis pelo crescimento exponencial do campo. Assim, o curso de Tecnologia da Informação se destina aos estudantes que conseguem alinhar tecnologia, comunicação e criatividade. No caso dos bacharelados, sua duração é de quatro anos. Porém, há opções de cursos tecnológicos de TI com duração de dois anos.

Através do curso, o futuro profissional será capaz de conhecer algoritmos, a arquitetura e organização de computadores, o funcionamento de sistemas e bancos de dados, bem como questões de segurança. A criatividade, aqui, está diretamente associada à tecnologia e à pesquisa.

Engenharia de Software

As engenharias também são segmentos criativos – e muito. No caso da faculdade de Engenharia de Software, seus estudantes se formam capazes de lidar com habilidades e competências para desenvolvimento de serviços web, segurança cibernética e projeto e implementação de APIS, entre outros. A faculdade de Engenharia de Software é do tipo bacharelado e sua duração é de quatro anos.

São as mentes criativas por trás das programas de computadores atuais. O engenheiro de software coleta as informações do cliente (que pretende desenvolver o software). Em seguida, identifica as funcionalidades para os usuários, determinam a seguridade, projetam o programa e repassam as instruções aos programadores (que escreverão os códigos necessários). Embora pareça uma atividade protocolar, a elaboração e desenvolvimento de softwares exigem muita criatividade e conhecimento das tecnologias atuais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.