InícioDicasFormação acadêmicaO que um desenvolvedor de jogos precisa estudar?

O que um desenvolvedor de jogos precisa estudar?

De maneira geral, um desenvolvedor de jogos ajuda a escrever e codificar o software para os games rodarem da melhor forma possível. Saiba o que você precisa estudar para ser um bom programador de jogos.

Nesse sentido, o trabalho do desenvolvedor de jogos normalmente consiste em um trabalho de equipe colaborativa. Isso inclui designers de jogos e artistas de diversos tipos. Eles ajudam o trabalho do desenvolvedor, principalmente no momento em que o design se une à codificação dos jogos. Normalmente, essa função é a responsável por desenvolver os principais recursos do jogo.

Além de supervisionar os testes dos jogos e conduzir análises de design e capacidade de processamento, também é possível trabalhar na produção e conceito artístico do jogo. Essa carreira permite uma grande criatividade, porém, a competição por empregos é intensa. Então, estar bem qualificado é o mínimo para conseguir entrar nessa área de trabalho.

Desta forma, um desenvolvedor de jogos precisa estudar e precisa saber como desenvolver uma grande quantidade de jogos diferentes. Sejam eles de tiro em primeira pessoa, ou até mesmo jogos em Flash que você pode jogar em certos sites, como o Facebook. No entanto, nem tudo é tão fácil quanto parece. Normalmente, um jogo de computador pode levar de alguns meses a alguns anos para ser desenvolvido. Esse desenvolvimento também envolve uma variedade de funções distintas. Para explicar melhor, ao estudar para se tornar um desenvolvedor de jogos, você poderá seguir basicamente por três caminhos:

  • Ser um programador: codificando o jogo para que funcione
  • Ser um designer: decidindo sobre a história do jogo e como ele será jogado
  • Ser um animador: anima os gráficos do jogo e desenha os personagens do mesmo.

Portanto, entraremos em mais detalhes sobre a tarefa de um desenvolvedor de jogos e o que ele precisa estudar para exercer a função.

O que um desenvolvedor de jogos faz?

Inicialmente, tudo depende do tamanho do estúdio em que os desenvolvedores de jogos trabalham. Eles podem contribuir com várias etapas de desenvolvimento dos games. No entanto, eles são especialmente encarregados de construir uma versão viável do jogo por meio de código de computador. Os desenvolvedores de jogos transformam conceitos em uma forma tangível e jogável. Eles programam o mundo do jogo, incluindo a mecânica, gráficos e comportamento de Inteligência Artificial (IA). Isso serve para construir uma base forte para o jogo ser executado e garantir que todos os aspectos da programação estejam de acordo com as especificações do designer de jogos.

De certa forma, os desenvolvedores de jogos também funcionam como testadores de jogos. Um bom desenvolvedor é capaz de testar e solucionar problemas de funcionalidade do jogo que está construindo. Eles podem detectar bugs ou erros, e eles têm o conhecimento técnico para corrigi-los. Dependendo da organização em que o profissional se encontra, os deveres e responsabilidades do profissional podem variar. No entanto, existem várias tarefas principais associadas ao trabalho:

  • Planejar Projetos de Jogo
    Depois de receber as especificações do jogo e solicitações de recursos, os desenvolvedores de jogos planejam seu enredo, personagens, ambiente, atividades, pontuação e progressão. Eles dividem o projeto em partes menores para a equipe administrar. Suas tarefas criam cronogramas com horários estimados, definem marcos e criam protótipos;
  • Escrever código:

    Usando linguagens de programação adequadas para a plataforma de destino do jogo, os desenvolvedores de jogos escrevem o código que implementa a lógica do jogo. Isso permite ao jogador interagir com o mundo do jogo e seus personagens. Envolve ainda ter a responsabilidade por partes específicas do código ou recursos do jogo. Além do mais, o trabalho envolve trabalhar em conjunto com outros desenvolvedores para fazer o produto final.

O que um desenvolvedor de jogos precisa estudar?

Antes de mais nada, é muito importante que o desenvolvedor de jogos comece ou tenha terminado de estudar alguma faculdade relacionada às habilidades de software. Elas podem incluir Desenvolvimento de Software, Ciência da Computação e áreas correlatas. Contudo, você também precisará estudar para conquistar diferentes qualificações, dependendo da área de desenvolvimento de jogos em que você entrar.

Assim, é esperado que um animador, por exemplo, possua experiência ou treinamento em animação. Enquanto que, aqueles mais focados na programação dos jogos, precisarão conhecer algumas linguagens de programação específicas. Independentemente da função que você irá exercer no segmento, será necessário ser altamente proficiente em TI.

Certificação é fundamental

Em geral, a maioria dos desenvolvedores de jogos possui uma certificação em ensino superior. Outras graduações que também são aceitas na área podem incluir Engenharia de Software e Ciência da Computação. Se você tem um diploma não relacionado, mas é proficiente em linguagens de programação relevantes e familiarizado com a indústria de jogos, você também pode ser elegível para cargos de nível básico. Experiência de trabalho e um portfólio de trabalho se tornarão essenciais no início de sua carreira neste setor tão competitivo.

Podemos dizer que, os desenvolvedores de jogos têm a opção de ir além em suas habilidades. No caso, se escolherem seguir o caminho de desenvolvimento de jogos específicos (ou seja, exclusivamente XBox One ou Android) poderão se especializar em um tipo específico de jogo. Ou seja, você poderá escolher se virará um especialista em jogos de estratégia em tempo real ou dos jogos de ação e aventura. Embora a especialização seja possível, ela também faz sentido quando você faz parte de uma equipe maior. Por exemplo, se o empregador precisar que você trabalhe apenas em PS4 e você tenha os conhecimentos, talvez você não esteja em posição de dizer não.

Como se tornar um bom desenvolvedor de jogos

A indústria de jogos é uma das que mais crescem no mundo, crescimento que certamente é impulsionado pelo alto número de smartphones nas casas. Com a sua proliferação, os jogos estão mais acessíveis do que nunca. Não é incomum ver pessoas de todas as idades, sexo e origens curtindo jogos para o celular em praticamente todos os lugares que você vá.

Com tanta coisa acontecendo no mercado de jogos, certamente parece atraente ser um desenvolvedor de jogos como profissão. Porém, você precisa saber quais são as habilidades necessárias para estudar e aprender para ser um desenvolvedor de jogos de primeira linha. Confira as principais habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Habilidades

  • Fortes habilidades de TI (programação, gráficos de vídeo, hardware):

    Além da codificação, você precisa ter um dom para design de jogos. Como os gráficos desempenham papel importante nos videogames. Os desenvolvedores de jogos precisam estar familiarizados com o design de personagens, cenários e interface do usuário. Possui talento artístico nessas áreas e vai ajudar a criar um jogo real e vivido com animação realista;

  • Aptidão para resolver problemas:

    Superar desafios e problemas técnicos são uma parte integrante da vida cotidiana de um desenvolvedor de jogos. Você precisa ter coragem e paciência quando se trata de abordar problemas e depurar código. A capacidade de ver as coisas em diversas perspectivas e ângulos diferentes também pode ajudar nesse sentido;

  • Habilidades em gestão de tempo:

    Atualmente, os videogames são produtos complexos com várias partes móveis. Frequentemente, eles exigem várias equipes de profissionais técnicos e artísticos responsáveis por reunir diferentes peças. Para ter sucesso nesse ambiente, você precisa ser capaz de colaborar bem sob pressão. Além de cumprir os prazos de projeto no tempo determinado;

  • Ficar por dentro das novidades do setor:

    Como um desenvolvedor de jogos, você precisa amar genuinamente os jogos e jogá-los com frequência. Além de ser um jogador, você precisa se manter atualizado sobre o que está acontecendo com os concorrentes e com o mundo dos jogos em geral. Isso exige estudar e se desenvolver com constância no setor. As melhores ideias geralmente vêm de outros jogos. Quanto mais você absorve, joga e separa, mas saberá o que faz um jogo dar certo com seu público.

Enfie a cara nos livros

Por fim, se você quiser se tornar um desenvolvedor de jogos de sucesso, será necessário estudar solidamente em alguma faculdade de área correlata, como Desenvolvimento de Software, por exemplo. Além disso, ter certificados e experiências ligadas à profissão poderá facilitar bastante a inserção no mercado de trabalho de jogos.

Se você já sabe que quer seguir essa carreira, procure realizar uma matrícula em uma universidade de sua escolha, pois existem várias opções disponíveis para todo tipo de aptidões.

Veja também 10 lançamentos de games imperdíveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.