Chegou a hora do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um dos momentos mais esperados do graduando. E por alguns motivos: indica o período de término do curso, ou seja, logo em breve chegará a hora de se formar! Mas, antes disso, tem a parte da correria e do estudo em dobro.
Afinal, um bom TCC precisa ser bom para ser bem avaliado e, para isso, alguns pontos são importantes. É aqui que o aluno vai escrever em linguagem acadêmica, desenvolver um assunto em forma de pesquisa e elaborar uma conclusão. Há casos nos quais o graduando vai ter de defender seu TCC para uma banca examinadora.
Apesar de parecer até assustador, é um período fundamental na obtenção do diploma de nível superior. Digamos que é o batismo de fogo: uma vez com um TCC aprovado, o agora formado está pronto para os próximos desafios.
Veremos aqui algumas dicas para elaborar um excelente TCC, se organizar para os estudos e levar uma bela nota no final do curso.
O que você verá neste artigo:
Terminar em grande estilo
O TCC pode variar de nome dependendo da instituição. Ele pode se chamar Trabalho Final de Graduação, Projeto Experimental, Monografia de Fim de Curso, entre outros. Mas a ideia é a mesma: a de fazer um trabalho que será a última avaliação do aluno no curso e para o qual deve ser aprovado. Caso o TCC não esteja satisfatório, ele deverá fazê-lo novamente (não importa se teve bom aproveitamento nas matérias anteriores).
O formato do TCC varia de acordo com a faculdade. Pode ser uma monografia, que é um estudo mais aprofundado de um tema. Ou um projeto interdisciplinar, que envolve várias matérias ao mesmo tempo. Há o estudo de caso, no qual o graduando escolhe analisar um caso em particular que tenha a ver com o curso. Tem o projeto experimental, no qual ele pode desenvolver projeto prático e estudo, e por aí vai.
Outro detalhe que costuma amedrontar os alunos são as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elas aparecem na matéria de Metodologia Científica, e mostram, por exemplo, como redigir um trabalho científico. As normas não estão lá à toa. Ou seja: o tamanho da letra, espaçamento entre linhas, a forma de escrever a bibliografia são importantes. Assim, fica fácil fazer seu trabalho ser pesquisado por outras pessoas.
Dicas para um excelente TCC
-
Escolha um assunto do qual você gosta
Essa pode ser a parte mais interessante de todo esse processo. Dentro da sua área de formação, há disciplinas ou assuntos que mais te chamam a atenção. Aproveite essa afinidade e escolha aquilo que deseja estudar mais a fundo. Além de deixar o estudo mais interessante, você não vai ter dificuldade na hora da pesquisa.
-
Procure um professor orientador exigente
Ele vai te guiar nesse processo de elaboração do TCC. É com ele que você terá as reuniões para tirar dúvidas, elaborar o projeto de pesquisa e o que deve ser estudado e como deve ser escrito. Dessa forma, ao conversar com ele sobre o que pretende estudar, já haverá alguns caminhos a seguir. O professor pode te indicar livros de pesquisa, pessoas para entrevistar (se for o caso) e onde procurar mais informações. Você vai enviar a ele as prévias dos seus trabalhos, e e ele pode fazer uma série de anotações.
-
Busque uma boa bibliografia
O professor orientador já vai te dar uma bela ajuda nesse ponto, mas não é nada demais ver outros livros que tenham a ver com o assunto em questão. Se tiver facilidade para ler em outros idiomas, estes livros serão bem vindos, desde que se relacionem com o tema. Caso não, use a literatura nacional. É possível fazer pesquisas em obras físicas ou trabalhos feitos na internet, que quase sempre estão disponíveis online. Você vai perceber que eles já são escritos no formato ABNT – por isso a sua importância. Anote os pontos que serão utilizados, as páginas, os trechos e os destaque. Assim, quando for escrever seu TCC, ficará mais fácil encontrá-los.
-
Faça um cronograma
O professor vai te dar alguns passos para organizar seu TCC dentro de determinados prazos. Assim, estipule o que deve ser estudado e escrito para enviar a ele. Esse cronograma deve ser seguido à risca, porque o professor vai cobrar depois. Mas não só por isso. O mesmo vai te ajudar a estabelecer metas para estudar os próximos temas. Assim, você não se sentirá perdido em meio a tantas informações e será mais tranquilo se programar.
-
Elabore a base da pesquisa
Já delimite o tema, o problema que será pesquisado, o objetivo, hipótese e justificativa. É isso que norteia um TCC. Seguindo esses passos, será possível fazer a conclusão do trabalho. E cada parte da pesquisa conta. Ela vai dar subsídios para dar continuidade à parte seguinte, até chegar no final. É a conclusão que dará o resultado do problema, se é aquilo que se imaginava (a hipótese) ou não. Não é que você precise provar que está certo, mas a pesquisa é fundamental para mostrar que nem sempre uma hipótese é verdadeira.
-
Vá aos poucos no TCC
Comece pelo começo, e faça um cronograma com pequenas metas. Assim, em uma semana, planeje-se para fazer a introdução. Depois, o resumo e o começo da sua pesquisa. No cronograma, precisa constar tanto a parte de leitura do material quanto a parte da escrita. E as reuniões com o orientador devem entrar também. Com tudo organizado, fica mais fácil pensar o TCC sem ser atropelado pelo tempo.
-
Nunca copie o trabalho dos outros
Isso é o que chamamos de plágio. Pode parecer tentador copiar trechos inteiros de uma pesquisa sem dar o devido crédito, mas isso não conta no TCC e não é nem um pouco acadêmico. Assim, se precisar usar partes de um livro ou trabalho, ele deve vir dentro de um contexto, e citando sempre a fonte.
-
Ensaie seu TCC
Com tudo já pronto, faça um roteiro do que vai apresentar no dia da banca examinadora. Ensaie na frente do espelho, no seu quarto, onde você se sentir mais confortável. Depois, mostre para alguns amigos o seu trabalho. Assim, eles podem dizer se está indo tudo bem ou o que precisa ser melhorado.
-
O grande dia chegou!
Durma bem, procure se distrair no dia anterior, respire fundo e vá. Com tudo preparado, o sucesso é garantido. Mesmo que você não tire nota 10, valeu o esforço e o estudo!
Gostou do conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre: Se eu reprovar em uma cadeira, o que pode acontecer?