InícioCursos LivresInvestimentosVocê sabe como investir em CDB? Descubra

Você sabe como investir em CDB? Descubra

Em momentos de crise econômica, é sempre bom ter uma reserva guardada ou um dinheiro aplicado para qualquer emergência. No entanto, muita gente ainda resiste em fazer investimentos, seja por desconfiança ou desconhecimento de como funcionam.

Neste post, a Voomp mostra pra você como funciona o CDB, um dos principais jeitos de investir seu dinheiro e ganhar uma renda extra.

O que é CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título emitido por instituições bancárias e que pode ser comprado por pessoas físicas. É considerado um investimento de renda fixa, onde a variável de rendimento é definida no momento da aquisição do título. 

De modo geral, o CDB funciona de uma forma parecida com investimentos em Tesouro Direto, ações e Fundo de Investimento Imobiliário. Na prática, você está emprestando seu dinheiro para as instituições que disponibilizam seus títulos. Assim, elas podem captar recursos para financiar seus projetos de uma forma rentável.

Normalmente, bancos menores costumam oferecer taxas mais vantajosas, com objetivo de atrair clientes. Os títulos de CDB são conhecidos por serem investimentos seguros e com boa rentabilidade, uma boa opção para investidores que preferem não assumir riscos muito grandes. 

Para investir é muito simples. O primeiro passo é criar uma conta em uma corretora de valores. Através do serviço ofertado por elas, você consegue adquirir seus títulos, tudo de forma prática e online.

Tipos de investimento do CDB

Investimentos em Certificados de Crédito Bancário podem ser realizados em mais de uma forma. Dependendo de como você aplica, seu dinheiro rende com taxas e prazos diferentes. Vamos conhecer os tipos de CDB!

Títulos prefixados

Neste caso, ao adquirir um título de CDB, você consegue prever exatamente o quanto seu dinheiro irá render. A partir do ato da compra, você negocia sob qual taxa será valorizada a sua aplicação. Ou seja, você não depende da movimentação do mercado.

Títulos pós-fixados

Nos títulos pós-fixados, você atrela sua taxa de rendimento a um indexador econômico. Desta forma, você não consegue prever exatamente quanto seu dinheiro irá render, mas consegue protegê-lo de problemas como a inflação.

Alguns dos principais indexadores são a taxa Selic, que mede a taxa básica de juros, o IPCA e o IGPM, que estimam a taxa de inflação e o CDI, relacionado à média de juros de empréstimos entre bancos. 

Títulos Híbridos

Os títulos híbridos, como o próprio nome sugere, são um misto de títulos prefixados e pós-fixados. Isso significa que a taxa de rendimento da sua aplicação é composta por um valor determinado e um índice variável. 

Você pode, por exemplo, adquirir um título de CDB que rende 4% ao ano e que acompanha a taxa Selic.  

Vale a pena investir em Certificados de Depósito Bancário?

Atualmente, com a desvalorização da poupança, novas formas de investimento têm caído na preferência dos investidores de renda fixa. É neste cenário que os Certificados de Depósito Bancário têm se mostrado uma opção viável, com rentabilidade interessante e riscos muito baixos.

Um ponto positivo deste tipo de investimento é que ele é bastante versátil. Além de possuir investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos, os títulos oferecem diferentes possibilidades de vencimento, que podem variar de 1 mês a 5 anos.  

Os títulos de CDB costumam oferecer uma rentabilidade interessante. Além de fazer suas finanças valorizarem com o tempo, elas podem ficar protegidas de cenários econômicos desfavoráveis. É o caso de momentos em que a inflação está crescendo de forma acelerada. Se seu dinheiro estiver rendendo de acordo com o IPCA, você evita perder seu poder de compra.

E, claro, você também pode se desfazer dos seus títulos sem grande dificuldade. É mais uma forma de você ganhar dinheiro com este investimento. Basta vender os títulos quando eles estiverem valorizados, por um valor maior do que você pagou. 

Hora de investir: o que devo fazer?

Abuse das simulações e organize-se

Como já mencionamos, investimentos em CDB permitem que você faça simulações antes de adquirir os títulos. Você pode fazer as simulações diretamente com a sua corretora de valores a partir da internet. Desta forma, você pode se planejar da melhor maneira possível, estipulando o quanto você quer que seu dinheiro renda e em quanto tempo. 

Com essas informações disponíveis, basta você estar com a saúde financeira em dia para começar a fazer investimentos com o pé direito. Para isso, procure manter uma reserva de emergência e não mexer no investimento até que ele vença.

Estude os investimentos

Apesar de o CDB ser um tipo de investimento relativamente fácil de compreender, é interessante se aprofundar e dominar completamente o funcionamento dos juros, do mercado e possuir conhecimento para fazer análises mais acertadas. 

Você pode fazer isso estudando por conta ou então contando com a ajuda de profissionais da área. Um bom exemplo é o curso Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco, oferecido pela Xpeed School. Com um pequeno investimento, você ficará ainda mais seguro para investir.

Foco nos seus objetivos

Depois de conhecer como funcionam os investimentos e quais as características de cada tipo, é preciso ir em busca dos seus objetivos estipulados lá no início. Como mostramos, cada investimento de CDB valoriza de acordo com uma taxa específica, podendo ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. 

Avalie qual delas se encaixa com seus objetivos, se você deseja obter retornos a curto, médio ou longo prazo. Para cada meta, há uma estratégia mais adequada. 

Essas foram nossas dicas sobre como você pode começar a investir em Certificados de Depósitos Bancários, uma boa escolha para quem está começando a investir e prefere modelos mais seguros. 

Bons investimentos e até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.