InícioCursos LivresTecnologiaQual o perfil do estudante de Redes de Computadores?

Qual o perfil do estudante de Redes de Computadores?

Definir o perfil do estudante de qualquer área não é fácil – e com Redes de Computadores não é diferente. Mas é possível identificarmos muitos fatores que podem explicar como um aluno pode ter sucesso nessa formação. E, depois, seguir sua trajetória profissional com êxito. É isso o que faremos neste artigo.

Redes de computadores: o que é?

Para começar essa conversa, é preciso, antes de entender o perfil do estudante, pensar primeiro em como definir Redes de Computadores. No que se refere ao curso, ele pode variar entre bacharelado e tecnólogo, o que vamos explorar mais adiante. Já a profissão pode variar entre diferentes atividades.

Então, vale entender o que é a área, primeiro, em termos mais gerais. Pode-se definir rede de computadores como estruturas formadas por PCs (Personal Computers), dispositivos e servidores que compartilham dados e informações. Algo presente em praticamente todos os lugares e que vai se expandindo cada vez mais.

Aprofundando um pouco, temos que, tanto a formação, como a atuação profissional, englobam aspectos como projetar, implementar, gerenciar e integrar redes de computadores. Isso requer noções mais gerais e básicas sobre a área da TI e, em seguida, aprofundamento sobre os ambientes referentes às redes e suas respectivas propriedades.

Não confunda Ciências da Computação e Redes de Computadores

Um equívoco bastante comum é a confusão entre Ciências da Computação e Redes de Computadores. A área de Ciências da Computação, se pensada do ponto de vista mais lato sensu, engloba todo o conhecimento acumulado sobre computadores. Mas, pensando do ponto de vista do curso que detém esse nome, aí muda um pouco de figura.

O Curso de Ciência da computação é encontrado apenas no formato de bacharelado. Dura 8 anos e está mais focado em desenvolver, analisar e solucionar questões tecnológicas de alta complexidade. Já na prática profissional, sua atuação se dá na avaliação de ferramentas, na especificação de métodos, no desenvolvimento de ferramentas computacionais e no desenvolvimento de sistemas.

Se essa distinção ainda não estiver clara, ou se simplesmente você quiser ampliar essa noção, leia nosso artigo que esmiúça as diferenças entre Ciências da Computação ou Redes de Computadores.

Os cursos de Redes de Computadores

Ainda que este artigo fale em um perfil de estudante, no singular, há que se fazer uma pequena distinção. O curso de Redes de Computadores pode ser cursado tanto no modelo de bacharelado, como no tecnólogo, bem como dito anteriormente. Isso implica, portanto, duas trajetórias acadêmicas distintas.

Dizendo de maneira resumida, o bacharelado é mais acadêmico, dura mais tempo e objetiva entregar um formando pronto não apenas para o mercado de trabalho, mas também para seguir estudando. Já o tecnólogo é mais curto e focado em formar um profissional para o mercado de trabalho. Ainda assim, o tecnólogo recebe o status de graduação, tanto quanto o bacharelado.

Ficou com vontade de ampliar a sua compreensão sobre as diferenças entre bacharelado e tecnólogo? Leia nosso artigo específico sobre esse assunto e ainda entenda como as licenciaturas entram nessa discussão.

Características do estudante de Redes de Computadores

Aqui, vamos falar do perfil do estudante de Redes de Computadores levando em consideração a convergência entre os alunos dos dois tipos de cursos. Isto é, para além da distinção entre o tipo mais voltado à academia e o mais voltado ao mercado. A primeira característica é um tanto óbvia: espera-se uma pessoa que goste de lidar com computadores. Se ela tiver uma natural facilidade com elementos tecnológicos, é ainda melhor, mesmo que isso não seja pré-requisito.

Saber empregar o raciocínio lógico é fundamental para esse aluno, pois só assim pode entender o todo. Perceba que este estudante terá de entender o funcionamento de uma rede, percebendo sua dinâmica de correlações e interdependências. Unindo a essa visão sistêmica e concreta, há que ter, também, criatividade. Ela é necessária para poder encontrar soluções ao problemas já existentes ou no sentido da prevenção.

São ferramentas importantes para esse aluno, também, ter conhecimentos prévios sólidos em matemática e ser organizado. Essa é uma área do conhecimento que depende de uma compreensão boa de informações que se expressam nos números. E elas podem estar dissipadas.

Perfil do profissional de Redes de Computadores

É claro que essas são características que facilitam a jornada do estudante de Redes de Computadores até o diploma. Contudo, não é esperado que o estudante chegue pronto ao ensino superior. Ou seja, há um certo nível de predisposição que se imagina, mas também espaço para o desenvolvimento de habilidades e competências nesse sentido.

Na rotina profissional, por outro lado, a exigência geralmente será bem maior. E, ainda que o desenvolvimento humano esteja no centro das novas formas de gerir pessoas, muitas são as empresas que precisam atender as suas demandas sem contar com o tempo adequado para habilitar o profissional em suas deficiências.

Por isso, espera-se do profissional todas essas características elencadas como constituintes do perfil do aluno de Redes de Computadores. E, além disso, é comum que dele seja cobrado uma postura dinâmica, inovadora e antenada, em resposta a um ambiente em constante mudança e ampliação, como toda a área tecnológica. Sem contar, é claro, adequado adequado comportamento, que em falta torna-se o grande responsável por desligamentos, como mostra matéria do G1.

O mercado de Redes de Computadores

Basicamente, onde houver computadores em rede (em todo o lugar), haverá demanda por esse profissional. Ele trabalha em empresas do setor público, privado e terceiro setor. Elas são ligadas mais comumente à tecnologia da informação e à telefonia, podendo ainda ser prestadoras de serviço nessas áreas.

Os ganhos do Tecnólogo em Redes de Computadores são de, em média, R$ 4.853,75 para o exercício de 42 horas semanais. Esse valor diz respeito ao território brasileiro, por isso, cabe ressaltar que os valores podem oscilar bastante de uma região para outra do país. Os números são apresentados pelo portal Salario.com e contam com dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.