InícioDicasAgenda de papel ou digital? Qual a melhor forma de organizar os estudos?

Agenda de papel ou digital? Qual a melhor forma de organizar os estudos?

Caro estudante, você já teve dúvidas na hora de escolher entre uma agenda de papel e um aplicativo de agenda virtual? Isso é totalmente normal, afinal, são muitas opções. Porém, o mais importante para lembrar é que, tanto uma quanto a outra possuem pontos positivos e negativos. Nesse sentido, a escolha entre os dois tipos de agenda é, obviamente, particular, e depende dos hábitos de cada estudante.

O que realmente importa, na verdade, é que você organize seus estudos. Afinal, a organização é um elemento essencial  para todo estudante. E uma agenda é, por excelência, a ferramenta fundamental para quem pretende organizar os estudos com eficácia.

Portanto, este artigo pode ajudar você que é estudante e não sabe como gerenciar seus estudos e suas tarefas. Logo, se que está em dúvida sobre qual melhor agenda inserir em sua organização, trouxemos aqui as vantagens e desvantagens de cada uma. Além disso, você poderá conferir algumas dicas para escolher a sua. 

A agenda de papel

A agenda de papel é uma das ferramentas de gerenciamento do dia a dia que permitem uma melhor organização dos estudos com muita eficácia. Embora esta seja uma ferramenta antiga, ela sempre teve um grande aumento de popularidade nos últimos anos. Logo, existem agendas para todos os gostos e estilos. Além disso, pode-se encontrar agendas com folhas lisas, com pautas, tipo planners, com data, sem data, etc. 

Benefícios da agenda de papel 

Se a força do tempo não impediu a popularidade da agenda de papel, certamente é porque ela oferece muitas vantagens, algumas das quais a tecnologia não atende. Veja os principais benefícios:

  • Acessibilidade: não há necessidade de um telefone celular, um computador ou uma conexão com a Internet para ter acesso à agenda de papel.
  • Simplicidade de uso: não é necessário aprender como usar a agenda de papel; só é preciso um lápis ou uma caneta e pronto. 
  • Melhor visibilidade: uma agenda de papel oferece uma boa visão da programação que você terá que cumprir. Este não é o caso do formato digital, em que é preciso desbloquear o aparelho e ir até o aplicado específico da agenda para acessá-la. E ainda, a visualização é melhor, pelo fato das telas e letras dos smartphones serem menores que a agenda de papel.
  • Personalização: você pode ter uma agenda personalizada, de acordo com suas preferências de cores, templates, e tudo que pode te ajudar a organizar melhor seus estudos.
  • Melhor organização e retenção: em termos de estudos, por exemplo, com uma agenda de papel, você pode facilmente escrever notas e compromissos importantes à mão. Isso ajuda a colocar as ideias em ordem melhor que meios digitais, além de auxiliar na retenção das informações para lembrar depois.

Desvantagens da agenda de papel

Uma agenda de papel também possui desvantagens a serem consideradas em sua escolha. Confira:

  • Perder ou esquecer em locais mais facilmente: certamente, é possível perder um smartphone ou tablet em algum lugar. Porém, é mais difícil, visto que o valor do objeto é consideravelmente maior. Por outro lado, uma agenda de papel pode ser mais facilmente perdida ou esquecida nos lugares. Na correria, ao ir para a faculdade, é fácil de esquecer a agenda em casa e perder algum compromisso que estava anotado nela.
  • Não é funcional: a agenda de papel é uma ferramenta simples e não possui nenhuma funcionalidade. Como resultado, ela não pode  “lembrar” com notificações de uma atividade ou trabalho importante para fazer. Logo, é preciso ter o acessório sempre em mãos.
  • Restrição: a agenda de papel possui limite de folhas, ao contrário de uma agenda virtual, que é infinita. Nesse sentido, as anotações em uma agenda de papel possuem espaços limitados.
  • Difícil de editar: Além disso, por ser papel, torna muito complicado qualquer tentativa de edição. Logo, se tiver que apagar  algo escrito de caneta, por exemplo, não será  possível. A não ser com um corretivo, mas não fica bonito visualmente.

A agenda digital

Com o advento do avanço das tecnologias, surgiram as agendas virtuais (ou digitais). Muitas pessoas aderiram facilmente à essa ferramenta. Isso porque, de fato, é uma ferramenta multifuncional que oferece várias funcionalidades.

Benefícios da agenda digital

Certamente a agenda digital oferece inúmeros benefícios práticos que a agenda de papel não oferece. Como por exemplo:

  • Multifuncional: a agenda digital oferece muitas funções que permitem programar lembretes, criar códigos de cores e adicionar notas. São funções que inegavelmente ajudam a tornar sua organização nos estudos mais eficiente.
  • Notificações de lembretes: com a agenda digital é possível criar lembretes das matérias para estudar, e as  atividades que deve cumprir diariamente. Sem dúvidas, essa vantagem torna a agenda virtual mais eficiente do que a agenda de papel, principalmente para os mais esquecidos.
  • Ilimitada e compacta: uma agenda de papel possui limite de folhas, dessa forma, é preciso de uma ou mais agendas anualmente, dependendo da quantidade de folhas. Com isso, você acaba acumulando várias agendas em sua escrivaninha. No entanto, com uma agenda digital, você não terá limites para escrever. E, claro, poderá fazer várias agendas, em todos os anos, e tudo dentro de um smartphone.
  • Facilidade para editar: uma agenda digital permite editar e excluir notas e compromissos com muita facilidade. Dessa forma, mesmo se você errar alguma coisa, ou mudar seus planos de atividade, basta editar ou excluir em alguns cliques.

Desvantagens da agenda digital

Mesmo com  tantas vantagens, a agenda digital não é perfeita. Logo, existem algumas desvantagens que você deve analisar:

  • Fácil distração: uma agenda digital pode facilmente distrair um estudante, pois em um smartphone existem diversos outros aplicativos e redes sociais. Logo, quando for dá uma olhada no que tem para afazer, pode acabar olhando o Instagram ou Facebook, e perder um tempo que poderia estar estudando, podendo ate resultar em procrastinação.
  • Dependência de aplicativos e Layouts prontos: é necessário baixar um aplicativo ou ter layouts prontos para ter sua agenda digital, e você terá que aprender a utilizar adequadamente.
  • A bateria do smartphone pode acabar em momentos inesperados: a qualquer momento sua bateria pode acabar, e você poderá não visualizar suas tarefas em algum horas importantes.

Melhores agendas digitais 

Se você decidiu que prefere as agendas digitais, aqui vão algumas sugestões para você escolher a que mais se encaixa em suas preferências. Veja:

Google Agenda

O Google Agenda é um dos melhores aplicativos para organizar os estudos. Com esse aplicativo, é possível separar cada matéria com uma cor. Além disso, poderá adicionar lembretes diários para organizar o horário de estudar cada uma. 

Evernote

O Evernote permite que você organize seus estudos, salve arquivos, e faça anotações de forma fácil e clara. O recurso mais importante é a capacidade de adicionar notas. Logo, é possível  formatar com títulos, negritos, listas com marcadores e assim por diante. Além disso, há possibilidade de incluir elementos de multimídia.

Outlook Calendar

O Calendário do Outlook é uma ferramenta útil, que você pode acessar de forma rápida e fácil a partir do seu e-mail, e é uma agenda digital integrada ao Outlook. Para criar uma atividade é só colocar o nome da tarefa no arquivo de assunto da linha. Escolha uma data de início e uma data de vencimento para concluir o tempo de estudo ou tarefa. 

DigiCal Agenda Calendário

Esse é um dos melhores aplicativos de  agenda digital para Android. Ele é bastante elogiado pelos usuários pela sua versatilidade. Ele conta com sete formas de visualização e seis widgets, além de diversos calendários temáticos personalizáveis.

Afinal, qual a melhor agenda escolher? De papel ou digital?

Se mesmo depois de ter lido as vantagens e desvantagens das agendas, você ainda ficou com duvida, então, você está focando errado. Ou seja, seu verdadeiro problema para se organizar pode não ser a duvida entre qual agenda escolher, mas sim em como você administra seu tempo. Nesse sentido, o que mais você precisa é aprender a preciosidade do seu tempo, e assim, aprender a gerenciá-lo. 

No entanto, em síntese, a melhor agenda é aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Para o estudante, o planejamento semanal é altamente recomendado. Porém, é possível que você necessite fazer planejamentos diários, ou planejamentos mensais. Portanto, depois de entender a importância do tempo, bem como sua necessidade de planejamento, você escolherá o tipo de agenda mais adequada.

Gostou das dicas? Para complementar sua leitura, indicamos que leia também: Devo estudar ou relaxar durante as férias da faculdade?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.