InícioDicasEstudos15 livros que todo estudante de História deve ler

15 livros que todo estudante de História deve ler

Ler é fundamental para qualquer um e mais ainda para quem está cursando uma faculdade. Se você está pensando em cursar a graduação em História, ou até mesmo se já está cursando, então, esta lista é para você. Cursar uma universidade é uma oportunidade única de se preparar para a vida adulta e profissional. Portanto, você precisa estar disposto a aproveitar ao máximo esse período, e, principalmente, para ampliar seu conhecimento. E aprender a história, brasileira e mundial, é uma das coisas em que o aluno deve focar. Por isso criamos esta lista com os principais livros que todo estudante de História deve ler.

E mesmo para quem faz outro curso, esta lista é muito útil. Afinal, conhecer a História forma muito mais do que um profissional:  também ajuda a crescer como cidadão pronto para decidir, tomar decisões e influenciar o futuro.

Confira esta lista que preparamos, leia, aprenda e aproveite o máximo de cada livro para a sua vida.

1 – História da Vida Privada no Brasil, organizado por Fernando Novais

A coleção, organizada em quatro volumes, traz textos de historiadores brasileiros renomados que sintetizam aspectos do cotidiano e da vida privada na formação social do país. Portanto, trazem novas perspectivas temáticas e metodológicas que influenciaram as pesquisas atuais.

2 – Brasil — Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling

Este traz perspectivas novas para analisar os grandes fatos nos mais de 500 anos de história do Brasil. As autoras incorporaram manifestações culturais, conflitos sociais e economia. Um livro um pouco diferente do padrão, com poucos jargões acadêmicos e uma linguagem muito clara para todos os públicos.

Através dessa visão não acadêmica e bem acessível, as autoras fazem com que o livro seja uma leitura obrigatória para quem quer conhecer e se aprofundar na história.

3 – Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre

Neste livro, o autor estuda a formação sociocultural do povo brasileiro a partir de uma divisão imposta no período do Brasil colônia. Para ele, tanto a casa grande como a senzala definiram nossa sociedade, com suas diferenças e complementos na miscigenação de raças. A organização social e política brasileira foi definida pelo modelo dos latifúndios: as grandes fazendas da colônia, na quais o proprietário se considerava dono de tudo, inclusive das pessoas, como sua esposa, filhos, políticos, religiosos.

Esse domínio foi determinante para a formação do caráter, e Gilberto Freyre mudará o foco da ideia de que a miscigenação criou uma raça inferior. Os motivos, para o autor, se valem mais da influência cultural e social.

4 Getúlio, de Lira Neto

São 3 volumes que compõem a biografia de um dos políticos mais importantes da história brasileira recente. Getúlio foi presidente da República em duas ocasiões e, entre outras coisas, foi o responsável por implantar a CLT no país. A biografia repassa toda a vida de Vargas, sua formação e a chegada ao poder. Ela passa pela Revolução de 1932 e a ditadura do Estado Novo seguido sua história até a volta ao poder pelo voto popular e seu suicídio.

Um personagem fundamental do século XX, Vargas é dessas figuras que definem um período e deixam heranças duradouras. E o autor, Lira Neto, retrata Vargas, já tão analisado, de forma inovadora e intrigante.

5 – A Ditadura, de Elio Gaspari

Escrita por um dos maiores jornalistas brasileiros, essa série retrata o período do regime militar, de 1964 a 1985, com a eleição de Tancredo Neves. Ela é formada por 5 livros, divididos por assuntos. O autor, Elio Gaspari, teve acesso a arquivos de militares que participaram do golpe e comandaram o país nos 21 anos de ditadura. Com uma pesquisa ampla e profunda, os livros trazem uma seleção de fatos que ajudam a contextualizar o período.

Para complementar, você pode consultar o site Arquivos da Ditadura, onde estão disponíveis os documentos pesquisados por Gaspari. Essa coleção é essencial para compreender o período difícil, mas muito importante da nossa história recente, com consequências até os dias de hoje.

6 – Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Um clássico que não deve faltar na estante de nenhum estudante de História. Este livro, que recentemente completou 80 anos, se mantém muito atual. Buarque de Holanda é um dos principais pensadores brasileiros, e  nesta obra interpreta o processo de formação da sociedade através da herança colonial e da influência da cultura portuguesa na nossa nação.

O livro é essencial para entender tanto a formação da sociedade brasileira quanto a sua construção ao longo da história.

7 – O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro

Neste livro, que levou 30 anos para ser escrito, o autor responde à pergunta “porque o Brasil não deu certo?”. Em sua pesquisa, ele usou conceitos históricos e antropológicos para explicar como o povo brasileiro foi formado e se tornou o que ele é hoje. Na obra, Darcy Ribeiro dividiu o povo brasileiro em cinco tipos: o sertanejo, o crioulo, o caboclo, o caipira e o sulino.

Assim, ele considera tanto a formação étnica e quanto a cultural para montar esse painel histórico. Portanto, o livro traz visão inovadora do autor sendo considerado sua principal obra.

8 – 1800, de Laurentino Gomes

É uma trilogia que analisa o Brasil da época do Império até a República. Gomes não usa uma linguagem acadêmica e os livros têm um ritmo leve. O autor é jornalista e usa da sua experiência relatar a história de uma forma dinâmica e fluente.

A trilogia é instrutiva e serve para apresentar a História através de uma linguagem mais acessível e uma pesquisa extensa.

9 – Brasil — A História Contada por Quem Viu, de Jorge Caldeira

Este livro conta a História do Brasil por uma perspectiva bem inovadora. Ele traz depoimentos históricos de 173 pessoas que presenciaram os fatos que narram. E assim, eles dão uma visão de quem estava inserido na transformação. São testemunhos que vão da chegada de Cabral até o final do século XX.

No livro há depoimentos tanto de anônimos quanto de personagens famosos, como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos e José de Anchieta. O livro oferece uma visão diferente da História, sem o tom acadêmico e oficial.

10 – Apologia da História ou o ofício do historiador, de Marc Bloch

O livro é um marco na área de História, pois trouxe novas perspectivas do conhecimento histórico. Ele é fruto do olhar muito particular de Marc Bloch. No entanto, além de historiador e pesquisador ele também lutou na Segunda Guerra Mundial, capturado pelos nazistas e escrevendo em sua cela, até ser fuzilado.

Até hoje em dia este livro é muito atual e indispensável na formação profissional.

11 – Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Esta obra é fruto de um momento específico de descoberta do Brasil entre os intelectuais brasileiros. Por isso ele se consolidou como um grande tratado sobre a formação da nossa sociedade, usando um método de análise e estilo de escrita que até hoje inspiram historiadores.

12 – A formação da classe operária inglesa, de E. P. Thompson

Este livro é focado em um momento específico da história da Inglaterra. Ele se tornou importante por estabelecer um método de análise que compreende os processos sociais e a pluralidade de pensamento e ações pessoas.

No entanto, isso levou os historiadores a ir além dos grandes panoramas e investir na história social e do cotidiano.

13 – Domínios da História. Ensaios de Teoria e Metodologia, de Ciro F. Cardoso e Ronaldo Vainfas

A obra traz abordagens fundamentais para a disciplina da História. Os autores atualizam e dão perspectiva histórica a conceitos da área.

Além disso, também discutem as metodologias e formas de análise das fontes e documentos ao longo da formação da disciplina, explicando como essas tendências mundiais afetaram o campo no Brasil.

14 – Quanto tempo o tempo tem? Organizado por Vera Lúcia de Rossi e Ernesta Zamboni

Este livro junta artigos de especialistas de diversas áreas para discutir as  possibilidades de entendimento do tempo.

Ele é uma leitura fundamental para historiadores porque traz as distinções entre tempo e tempo histórico, levantando, então, a reflexão sobre a prática em sala de aula e como é possível criar uma metodologia que ajude os alunos a pensar historicamente.

15 – História: que ensino é esse? Organizado por Marcos Silva

Esta obra vai te levar a pensar sobre o papel da História como disciplina. Será que ela está em sintonia com as diversas de ideias e sujeitos do ensino desta área? Então, partindo de experiências de pesquisadores do ensino, reflexões sobre o papel político e reflexivo do ensino são propostas.

Portanto, além de transmitir conteúdos, a História pode contribuir na formação de sujeitos críticos.

Gostou da lista? Então vá atrás dos livros e compartilhe ela com outras pessoas que possam se interessar. Estes são os livros que todo estudante de História dele ler, mas qualquer pessoa pode se beneficiar de seus conteúdos, veja mais dicas de estudo na Voomp e Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.