InícioDicasEstudos3 motivos para participar de simulados de vestibular

3 motivos para participar de simulados de vestibular

Geralmente, participar de simulados de vestibular poderá ajudar bastante no sistema de aprendizagem do aluno ou da turma. Além disso, o treinamento e o foco são essenciais para um resultado positivo após as provas.

De maneira geral, quem pensa que fazer simulados não ajudará nada na preparação para o vestibular está redondamente enganado. Além disso, vai negar para si uma oportunidade única de melhorar seus conhecimentos e autocontrole no vestibular. Ou seja, um simulado é um excelente treinamento para o vestibular.

Para muitas pessoas é importante conseguir conquistar uma boa posição no edital final da universidade. Porém, para que isso ocorra da melhor forma, é necessário estar acostumado com a metodologia e ter noção dos conhecimentos testados no vestibular. Além do mais, participar de simulados de vestibular também é muito importante para a sua preparação. Esse tipo de atividade te ajuda a se imaginar no grande dia de teste e a chegar mais tranquilo na hora da prova.

Por outro lado, quando o aluno não faz simulados, apenas exercícios individuais de cada matéria, ele não tem a noção completa do que o exame cobra. Além do mais, responder questões sem compromisso nenhum não garante a preparação adequada. Então, mais do que memorizar e saber os conteúdos do vestibular, o estudante necessita desenvolver um tipo de estratégia para a sua execução.

Participar de simulados de vestibular ajuda a gerenciar o tempo

Durante esse tipo de teste, o aluno deve resolver as questões em um limite de tempo, como é no vestibular. Assim, você saberá resolver a prova mais rapidamente e não enfrentará dificuldades no dia real.

Então, quando o aluno realiza simulado de vestibular, ele aprende a administrar melhor o tempo que possui para cada questão. Durante uma prova importante, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, é preciso concentração para que o candidato responda cada uma em até 3 minutos.

Nessa perspectiva, fazer simulados de vestibular é essencial para quem precisa aprender a controlar o tempo de prova. Além do mais, quando os treinos são realizados, o aluno aprende novas formas de otimizar o tempo e não sair da prova com questões em branco ou precisando “chutar” respostas.

Em outras palavras, o simulado permite que o aluno conheça o tempo médio que ele gasta para responder cada questão e o tempo total para responder todas elas. Assim, ele também fica sabendo o período aproximado que leva para preencher o gabarito da prova.

Aliás, o preenchimento correto do gabarito é de extrema importância. Ele não poderá ser rasurado e, caso o aluno o deixe incompleto, ou seja, sem marcar uma ou mais alternativas, terá a pontuação prejudicada.

De maneira geral, outro erro comum quando o gabarito é preenchido de última hora é marcar letras erradas. O candidato pode ter marcado a letra correta na prova e assinalado outra letra no gabarito. Como você deve imaginar. o que valerá para a pontuação será a letra que foi marcada no gabarito.

Participar de simulados de vestibular te prepara emocionalmente

Eventualmente, os vestibulares abordam diversas disciplinas e conteúdos a cada edição. O ENEM, por exemplo, tem um grande volume de questões por dia de prova, o que dificulta ainda mais o processo para o estudante. Então, na hora de realizar esse tipo de exame, é imprescindível manter a calma.

Nessa perspectiva, a prática de simulados é de suma importância para alunos inseguros e ansiosos. Afinal, auxilia a ganhar a confiança necessária para a realização de uma prova. Além disso, ajuda a desenvolver técnicas necessárias para o controle da ansiedade.

Ou seja, uma das principais vantagens em participar de um simulado é que o candidato também se prepara emocionalmente para o desafio que vai enfrentar. Na verdade, o lado psicológico influencia muito no momento de resolver as questões. Se ela estiver muito ansiosa, não conseguirá se concentrar como deve, nem controlar o tempo.

Primordialmente, a ansiedade excessiva, o nervosismo e a empolgação exagerada não ajudam em nada. Logo, é preciso manter domínio sobre as emoções. Portanto, ao fazer simulados, é possível ir treinando esse autocontrole até alcançar um nível de ansiedade mínimo.

Aprimora o processo de aprendizagem

Segundo uma pesquisa realizada em 2006, foi descoberto que os alunos que estudavam uma matéria, faziam exercícios e, após uma semana, realizavam um teste, obtinham resultados mais satisfatórios do que aqueles que estudavam sem fazer exercícios.

Da mesma forma, um estudo publicado em 2010 pela revista Science, demonstrou que resolver questões é mais eficiente para a retenção da memória do que reler diversas vezes a mesma informação. Por mais que os resultados dessas pesquisas já fossem esperados por professores e cientistas, eles serviram para comprovar a importância da resolução de perguntas para a memorização.

Por essa razão, se você deseja aprimorar o processo de aprendizagem, não deixe de realizar simulados com frequência. Afinal de contas, já não há dúvidas de seu auxílio ao participar de simulados de vestibular.

Por fim, participar de simulados de vestibular possibilita ao candidato realizar um treinamento completo. Ele verifica o  próprio nível de aprendizado e identifica assuntos que ainda não foram bem assimilados. Então, com esse treinamento, é possível melhorar o desempenho e eliminar as falhas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.