InícioDicasEstudosComece a treinar sua liderança na faculdade

Comece a treinar sua liderança na faculdade

Treinar sua liderança na faculdade é parte da jornada para se tornar um líder. Dessa forma, é importante seguir algumas dicas para aprender mais sobre liderança e desenvolver estratégias para mudar o mundo, ou pelo menos começar.

De maneira geral, você sabe o que é a liderança? Pare um segundo e pense nos líderes que você costuma admirar, eles podem ser professores, outros alunos, celebridades ou funcionários eleitos. Após fazer este pensamento, feche os olhos e se pergunte:

  • O que torna essas pessoas bons líderes?
  • O que sobre eles te inspira a seguir o exemplo?
  • Como você pode usar as histórias deles para inspirar a sua?

Agora, abra os olhos e olhe no espelho. Você também pode ser um líder se quiser, pois, a liderança nunca tem a mesma aparência. Ela raramente acontece com facilidade sem nenhum tipo de esforço.

Assim, você provavelmente deve estar familiarizado com muitos exemplos de líderes famosos de livros de história, notícias, sua comunidade, etc. Nós nos lembramos desses líderes por suas realizações. E às vezes nos lembramos dos líderes por seus fracassos.

Desta forma, a liderança na faculdade eficaz não é exclusiva de figuras icônicas como Martin Luther King Jr. ou Mahatma Gandhi, que pavimentaram o caminho para um amanhã melhor. Por exemplo, quando pensamos em líderes e liderança, também pensamos em enfermeiras que trabalham para cuidar de nossos enfermos e idosos, artistas que emprestam sua criatividade para desafiar nossa maneira de pensar e membros da comunidade que se levantam para protestar por mudanças sociais.

O que é a liderança na faculdade?

Logo, a liderança ajuda a promover novas ideias e crescimento em suas comunidades e a verdade é que existe um líder dentro de cada um de nós. Porém, começaremos quebrando a ideia de liderança como um sentimento central e nos dizendo que você não precisa de um título para ser considerado um líder. Além disso, você não precisa ser o presidente do corpo estudantil para ser um bom líder durante sua escola. Na verdade, você só precisa ser alguém que se preocupa com uma causa o suficiente para convidar outras pessoas a acompanhá-lo.

Porém, como é a forma da liderança na faculdade ou em qualquer outro lugar ser eficaz? A financiadora de startups Y Combinator, uma das principais financiadoras de empresas como Airbnb, Dropbox e Reddit resume algumas características fundamentais que todos os grandes líderes têm em comum:

  • Grandes líderes têm habilidades de comunicação excepcionais, o que os permite compartilhar sua visão do futuro com outras pessoas.
    Eles conseguem motivar os outros a embarcar e trabalhar duro para alcançar objetivos comuns.
  • Grandes líderes incorporam uma missão além de si mesmos e evitam deixar que seu ego atrapalhe.
  • Eles são bons ouvintes, estão dispostos a responder ao feedback dos outros e admitir quando cometeram um erro. A vontade de aprender e o compromisso com a melhoria contínua alimentam sua produtividade.

Então, para esclarecer, seguir sua missão não quer dizer ser inflexível para mudanças. Nesse sentido, grandes líderes são aqueles que se adaptam ao ambiente e às necessidades de mudança de seus stakeholders.

Grandes líderes precisam estar sempre abertos e dispostos a mudar. Portanto, manter o status quo leva à vulnerabilidade, mas a mudança é inevitável, dessa forma, podemos sentar e esperar ou podemos ser proativos e levantar-nos para perturbar o status quo.

A importância de desenvolver habilidades de liderança na faculdade no século 21

Em suma, assumir um papel de liderança na faculdade é uma grande oportunidade de desenvolver habilidades no mundo real. Além disso, construir habilidades humanas é essencial para este momento da história.

Principalmente porque estamos no meio da quarta revolução industrial, onde as práticas industriais e de manufatura tradicionais agora estão obsoletas. Pois, as empresas procuram otimizar a eficiência e minimizar os custos de mão de obra através de tecnologias inteligentes, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Por causa dessa mudança, na natureza do trabalho, está se tornando ainda mais importante construir e expandir seu repertório de habilidades.

Nessa perspectiva, os especialistas da Harvard Business Review dizem que a mudança para Inteligência Artificial aumenta a necessidade de habilidades pessoais no mundo real como: humildade, adaptabilidade, visão e engajamento constante. Essas habilidades são mais desafiadoras para quantificar em sua transcrição.

Não há uma maneira clara de medir a capacidade de adaptação de alguém, porém, as habilidades sociais acima mencionadas são inegavelmente aplicáveis aos ambientes de trabalho e sociais.

Além de se adaptar às oportunidades de trabalho no século 21, habilidades sociais como liderança são importantes no processo de inscrição da faculdade. De modo que, ao se inscrever na faculdade com um grupo saturado de alunos, é essencial se destacar com mais do que apenas suas notas. Portanto, construir seu portfólio de liderança é uma ótima forma de se diferenciar de outros candidatos. Pois, não existe um aplicativo ideal, então cabe a você pintar sua história.

Desenvolvendo habilidades de liderança através de atividades práticas na faculdade

Em geral, habilidades como gerenciamento de tempo e definição de metas, com networking e grande senso de responsabilidade são ativos importantes para um grande líder na faculdade. Dessa forma, essas características deverão ser usadas a seu favor no momento de aplicar seus conhecimentos em liderança. Veja algumas formas de fazer isso na prática dentro da faculdade.

Dicas práticas

  • Construa sua equipe: ter uma equipe não significa que cada membro precise concordar o tempo todo. Mas é importante que seus colegas de equipe compartilhem princípios bases semelhantes. Como líder, você pode sentir haver muita pressão para manter tudo sob controle. Então, reserve um tempo para refletir sobre sua autoconsciência para garantir que está atendendo às suas próprias necessidades.
  • Aceite desafios: quando você se envolver pela primeira vez em um novo projeto, pode ser fácil deixar que o medo da rejeição ou do fracasso o desanime. Não desista! Na verdade, alguns dos maiores líderes são bem-sucedidos porque abraçaram o fracasso e usaram o que aprenderam para melhorar em empreendimentos futuros.
  • Configure uma campanha: se você está procurando atingir uma meta específica, provavelmente precisará do apoio de outras pessoas para isso acontecer. É por essa razão que criar uma campanha é uma ferramenta útil para os líderes aumentarem a conscientização e obterem apoio para sua causa.

Assim, podemos parafrasear Simon Sinek, um autor britânico e palestrante inspirador do TED Talks: “Se você não sabe por que faz o que faz, e as pessoas respondem por que você faz o que faz, então como você conseguirá que as pessoas votem em você ou comprem algo de você, ou, mais importante, seja leal e queira fazer parte do que você faz.”

Por fim, depois que você conseguir se estabelecer como líder na faculdade, mantenha contato com sua rede e sempre tente expandir sua rede de contatos. Dessa forma, peça aos pais, professores e colegas para conectá-lo com determinadas pessoas. Pois, você nunca saberá quando precisará pedir uma carta de recomendação ao longo do caminho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.