A tecnologia está mudando o cotidiano do ser humano constantemente. E as inovações tecnológicas na educação estão cada vez mais transformando os modelos de aprendizado, principalmente no ensino superior.
Muito mais do que um diferencial nos estudos e salas de aula, as novas tecnologias e seus aprendizados serão grandes diferenciais competitivos frente à era da modernidade. E foi justamente para falar dessa revolução que desenvolvemos esse conteúdo.
Quer saber mais sobre como o conceito da educação 4.0 está afetando o ensino superior e seus métodos de aprendizado? Continue a leitura conosco, e entenda melhor sobre todas as mudanças que a transformação digital trouxe para o campo da educação.
O que você verá neste artigo:
Educação 4.0: o que é esse conceito?
Conectada com a 4ª Revolução Industrial, o novo conceito de Educação 4.0 está associado com a influência da tecnologia na rotina dos estudantes e Instituições de Ensino. Ou seja, seu processo é basicamente priorizar processos automatizados para eficiência do aprendizado.
Com isso, o sistema de ensino, principalmente o superior, abandona suas antigas práticas estáticas. Passando a ser completamente influenciado por inovações tecnológicas que proporcionam mais dinamismo ao ensino.
O Ensino a Distância (EAD) e a Educação 4.0
Uma das grandes inovações tecnológicas para área do aprendizado com certeza está na possibilidade de aulas a distância. Elas estimulam cada vez mais autonomia e maturidade dos alunos para buscarem os objetivos propostos pelas trilhas de ensino.
Além de incentivar a eficiência dos métodos de aprendizagem, o EAD permite que os alunos atendam a qualquer Instituição do globo. Isso, por sua vez, contribui com a democratização do ensino, seja ele superior ou não.
A educação 4.0 tem um papel importante na intensidade com que o modelo EAD vem sendo implementado em escolas, faculdades e universidades de todo o país. Incentivando os investimentos nas modalidades digitais, planejamento de aulas dinâmicas, plataformas integradas de conhecimentos e avaliações.
Os melhores cursos EAD
As graduações EAD já estão bem consolidadas no Brasil. Tanto que é bem comum que as universidades invistam em plataformas cada vez mais avançadas e tecnológicas para garantir o conforto e máximo aproveitamento dos cursos a distância. Mesmo assim, é preciso escolher bem antes de iniciar um curso. Por isso, separamos uma lista com os melhores cursos EAD.
Desde já, os melhores cursos EAD são:
- Administração e Administração Pública
- Ciências Contábeis
- Ciências Sociais
- Educação Física
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Engenharia de Produção
- Engenharia Elétrica
- Letras Libras
- Serviço Social
- Sistema de Informação
- Ciências
- Educação Física
- Física
- Formação de Docentes para a Educação
- História
- Letras – Espanhol
- Letras – Português e Inglês
- Matemática
- Pedagogia
- Turismo
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Comércio Exterior
- Gestão Comercial
- Gestão da Tecnologia da Informação
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão de Turismo
- Gestão Hospitalar
- Gestão Pública
- Gestão de Pessoas
- Gerenciamento de Projetos
- MBA Smart em Gestão de Equipes de Alto Desempenho
- Marketing
- Negócios Imobiliários
De antemão, vale mencionar nessa lista constam os cursos das 3 principais habilitações (bacharelado,licenciatura, tecnólogo). Nesse sentido, o bacharelado é aquela formação que dá a você a formação mais geral sobre o curso escolhido. Já as licenciaturas focam em habilitar os estudantes para se tornarem professores. Por último, o tecnólogo também é um curso superior, mas com menor duração e focado em áreas específicas visando a rápida entrada no mercado de trabalho.
Educação 4.0: impactos das principais inovações tecnológicas!
A educação 4.0, influenciada pela transformação digital, fez com que os sistemas de ensino se depararem com mudanças importantes, principalmente pelas inovações tecnológicas incorporadas nas rotinas de professores e estudantes.
Quer conhecer quais são os principais impactos das inovações tecnológicas para o aprendizado? Veja!
-
Alunos protagonistas
O conhecimento pode ser disposto de inúmeras formas em diferentes plataformas para os alunos. O nível de aprendizado pede, então, por metodologias que fujam da monotonia e abordem a agilidade em seu programa de ensino.
Logo, os alunos têm muito mais abertura na jornada do conhecimento, possuindo os professores como figuras mediadoras e encontrando na Internet uma parceira para consultas e pesquisas de todo o conteúdo.
-
Alunos e professores juntos!
Diga adeus às relações hierárquicas entre alunos e professores. Com as inovações tecnológicas da educação, vemos um sentimento de parceria entre discentes e docentes, uma vez que, estão percorrendo o caminho da educação 4.0 juntos.
Sendo assim, na sala de aula digital, o professor, ao mesmo tempo que ensina um novo conhecimento, também aprende com a interação de seus alunos. Esse estreitamento das relações pode ser influenciado por canais de mídias sociais das Instituições.
-
Maior criatividade e interação
As tecnologias tornam atrativo a disseminação do conhecimento, fazendo com que os alunos se interessem mais e aumentem seus níveis de interação durante as aulas. Isso porque há o desejo genuíno de descobrir novos conhecimentos para sanar novos problemas.
Além disso, esse engajamento, novas soluções criativas são observadas nas salas de aula digitais. A tecnologia permite um trabalho em grupo maior, até para os mais tímidos, fazendo com que todos se sintam importantes e qualificados no processo de aprendizagem.
-
Motivação e altos desempenhos
Através da tecnologia, seja com exercícios dinâmicos, games, desafios, o aprendizado passa a ser um objeto de desejo para os alunos. Sendo assim, eles passam a ter uma alta motivação pela aula e pela Instituição.
Em pleno século XXI, aulas expositivas de 60 minutos não atraem e não motivam o estudante. Isso porque a internet consegue prender o foco do aluno, permitindo o uso de múltiplas ferramentas no ensino.
Um aluno motivado é um aluno com um bom desempenho. As inovações tecnológicas quebram barreiras de que o aprendizado é um processo chato e demorado.
-
Respeito à diversidade
A inclusão das inovações tecnológicas na educação permitiu o ingresso de deficientes visuais e auditivos nas Instituições de Ensino.
Assim, o aprendizado passa a respeitar as individualidades dos seus alunos. Adaptando as trilhas de conhecimento a todas as suas necessidades, físicas ou psicológicas.
Separamos aqui, algumas faculdades que têm seus cursos pautados nas inovações tecnológicas da Educação 4.0, veja:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)
Agora que você entendeu o papel da tecnologia na educação, que tal começar sua graduação ainda em 2021? Acesse aqui!