InícioDicasEstudosConheça bons motivos para participar de um grupo de pesquisa na faculdade

Conheça bons motivos para participar de um grupo de pesquisa na faculdade

Pode ser que você tenha acabado de ingressar no nível superior. Logo, talvez ainda não tenha se familiarizado com toda a dinâmica de aulas, trabalhos, provas  e etc. No entanto, mesmo com todas essas novidades, você toma conhecimento ou é convidado a participar de um grupo de pesquisa na faculdade.

Então, se a sua primeira reação é dizer não e recusar esta oportunidade, vamos te contar por que você deve refletir mais e considerar fortemente a participação em um grupo de pesquisa na faculdade. Vamos lá?

O que é um grupo de pesquisa?

De acordo com o CNPQ –  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – um grupo de pesquisa é “definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças”.

A definição ainda abarca algumas condições essenciais para a qualificação como um grupo de pesquisa. A primeira é que a hierarquia seja estabelecida em virtude da experiência, do destaque e da liderança do responsável pelo grupo  no terreno científico e tecnológico. O segundo requisito refere-se ao envolvimento profissional e constante com as atividades de pesquisa. O terceiro condicionante exige que o trabalho se organize  em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo. Por último, é necessário que, em alguma medida, este grupo compartilhe instalações e equipamentos.

Pode ser que esta explicação não diga muita coisa para você que ainda não está inserido no contexto acadêmico. Então, na prática, funciona desta forma: um ou mais professores pesquisadores elegem uma subárea dentro de um campo científico e, então, se dedicam a pesquisar um ou mais temas dessa vertente. Esses docentes recrutam alunos interessados pela mesma temática para, dessa forma, também se dedicarem ao estudo. Essa turma se reúne semanalmente ou quinzenalmente em salas ou laboratórios de pesquisa. Esses espaços costumam ser espaços das faculdades, permitindo o convívio acadêmico entre grupos de pesquisas, aulas, cursos e demais atividades de estudo.

Agora ficou mais claro, né? Assim, vamos, então, conhecer o que exatamente se faz em um grupo de pesquisa.

O que se faz em um grupo de pesquisa?

Esta é outra pergunta bem importante. Logo, neste tópico, te contaremos algumas atividades que, costumeiramente, fazem parte da rotina de um grupo de estudos. Entre as mais importantes estão:

↣ Estudo da literatura científica

↣ Planejamento, elaboração e desenvolvimento de eventos científicos

↣ Formulação de projetos de pesquisa para a submissão a agências de fomento

↣ Apresentação de trabalhos em andamento e socialização de ideias

↣ Desenvolvimento de sistemas, projetos ou protótipos

↣ Escrita individual ou coletiva de diferentes gêneros acadêmicos

↣ Participação em eventos

↣ Produção de materiais institucionais, tutoriais, divulgação científica e outras materialidades

Quais os benefícios de fazer parte de um grupo de pesquisa?

Mas, a indagação mais importante é com certeza: por que participar de um grupo de pesquisa na faculdade? O que veteranos e calouros podem esperar ao se conectarem com outros pesquisadores? A gente responde!

Postura crítica e analítica

A leitura é uma prática muito comum na faculdade, sobretudo em um grupo de pesquisa. Os membros desses grupos frequentemente leem livros, artigos e diversos trabalhos de autores consagrados em suas áreas de conhecimento. Este hábito traz mais segurança ao aluno, de modo que esse se sente confortável para questionar, relacionar as teorias. Assim, com isso, o estudante consegue desenvolver o seu senso crítico. Da mesma forma, o estudante também aprende por meio de hipóteses testáveis, análises e repetições. Portanto, a reflexão continua e se traduz em um comportamento mais analítico.

Conhecimento

É esperado de um grupo de pesquisa a socialização do conhecimento adquirido por seus integrantes. Nos encontros é comum que os membros se dediquem profundamente a uma teoria ou teórico. Então, embasados por este conhecimento, os integrantes desenvolvem produtos, protótipos, produzem artigos, livros e outros tipos de conteúdo. Por fim, a oportunidade de conhecer pesquisas diferentes e pontos de vista críticos sobre determinada teoria auxilia – e muito – na produção do conhecimento científico.

Oportunidade de ampliar sua rede de contatos profissionais

Como você deve ter notado, as trocas são inerentes aos grupos de pesquisa. Portanto, o diálogo com graduandos, mestrandos, doutorandos, com docentes pós doutores é natural. É possível tirar proveito dessa interação tão rica e convidar essa galera para fazer parte da sua rede de contatos profissionais. Bora fazer networking!

Familiaridade com o universo das publicações científicas

Quando estamos engajados a um grupo de pesquisadores, as palavras publicação, Qualis, artigo, periódico, normas de publicação, resumo estendido estão sempre presentes. Os estudantes são estimulados a publicar e produzir conteúdo científico para ganhar know-how e “rechear” o currículo Lattes. 

Habilidades valorizadas pelos recrutadores

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais são outro ganho importante na vida daqueles que se dedicam à pesquisa. Os estudantes aprimoram sua capacidade de trabalho em equipe, gestão do tempo, autonomia, senso crítico, capacidade analítica, empatia e outras importantes soft skills.

Possibilidade de seguir carreira acadêmica

O empenho do pesquisador e sua capacidade de ser bem sucedido enquanto aluno de graduação poderá qualificá-lo para uma pós-graduação. Um caminho natural para os membros de grupos de estudo é dar continuidade à carreira acadêmica. Os alunos têm a possibilidade de serem orientados por professores da faculdade já durante a graduação. Suas pesquisas, tradicionalmente, estão ligadas aos temas abordados pelo grupo que frequentam. Dessa maneira, muitos desenvolvem uma iniciação científica e, depois, caso optem pelo ingresso na pós, se beneficiam da experiência que adquiriram. 

Ainda que somente essas razões já fossem suficientes para motivar você a participar de um grupo de pesquisa na faculdade, nós ainda gostaríamos de te contar mais uma peculiaridade dos grupos. Alguns órgãos ou agências de fomento contemplam os alunos pesquisadores com bolsas estudantis. Eles recebem um auxílio mensalmente para poderem custear suas pesquisas ou se manterem como pesquisadores. 

Como você já deve ter visto, as vantagens são muitas. Então, aproveite nossas dicas e procure hoje mesmo um professor orientador e um grupo de pesquisa para chamar de seu! Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.