Uma infinidade de materiais científicos estão acessíveis hoje na internet. Para tirar o máximo de proveito nos estudos, conheça as vantagens do uso inteligente desta ferramenta gratuita: o Google Acadêmico.
Você já conversou com os seus pais e avós sobre como eles faziam para estudar na época deles? Pergunte e você logo concluirá que aquele período anterior à era dos computadores domésticos certamente não foi tão glorioso. Uma das principais fontes de pesquisa disponível até então era a famosa Barsa, conjunto de enciclopédias produzidas por uma editora brasileira.
Caso os jovens não dispusessem desse material em casa, teriam de se deslocar até as bibliotecas para acessar livros. Esse era um caso de escassez informacional que, dependendo da situação, poderia limitar muito os estudos de algumas pessoas.
Agora, com o extenso armazenamento de informação online, você pode encontrar tudo o que precisa em poucos segundos. Basta dois ou três comandos no seu campo de buscas e uma miríade de links saltarão à tela. Com isso em mente, vamos ao que interessa: quer aprender a potencializar os estudos? Então vem com a gente!
O que você verá neste artigo:
A ferramenta de pesquisa gratuita do Google
Mas afinal, o que é o Google Acadêmico? Este mecanismo de pesquisa virtual foi criado em 2004 com o objetivo de reunir e tonar acessível uma variedade de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos. Se você já está na universidade, deve saber que as revistas, livros online, teses e dissertações geralmente estão inclusos na plataforma.
Além disso, essa tecnologia permite que todo material científico digitalizado seja encontrado pelos usuários por meio de palavras-chave. É como se todo o conhecimento produzido ao redor do mundo estivesse concentrado em um único meio. E você pode acessá-lo da sua casa. Incrível, não é mesmo?!
Às vezes, não sabemos o título de um trabalho específico, mas estamos em busca de novas fontes. Então, o mecanismo do Google te ajudará exatamente neste ponto. Se o usuário colocar termos específicos, que remetem ao objeto de estudo dele, a ferramenta trará tudo aquilo que possa estar relacionado ao tema, ampliando as referências do estudante. E atenção: os resultados mais relevantes sempre estarão no topo da página!
Comparado a outros bancos de dados, o algoritmo de classificação do Google Scholar (Google Acadêmico) oferece uma experiência mais completa aos estudantes, que podem acessar rapidamente os materiais que, geralmente, possuem mais credibilidade. E como medir isso? É “simples”. O software entende que os artigos e materiais que concentram o maior número de citações em outros trabalhos, dentro de um universo de palavras associadas, são os mais relevantes para os interesses de busca do usuário. É por isso que os primeiros resultados de pesquisa aparecem primeiro.
Dicas de uso do Google Acadêmico nos estudos
Os recursos da plataforma de pesquisa, porém, não se restringem apenas ao que citamos. A ferramenta também é útil para os estudantes explorarem outros recursos, sobretudo porque permite o acesso à fontes e bibliotecas virtuais; uso de mecanismo automático de referências; e autonomia de armazenagem e customização de conteúdos selecionados. Acompanhe os detalhes abaixo.
Mecanismo de referência automática: como utilizá-lo?
Se você tem dificuldades com citação de referência bibliográfica, pode encontrá-la pronta na ferramenta gratuita do Google. Por exemplo, para citar nas suas referências o livro ‘Carta de Achamento do Brasil’, de Pero Vaz de Caminha, uma das leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp em 2022, escreva o título do livro e o nome do autor no Google Acadêmico. Você encontrará um desenho em aspas (“) . Ao clicá-lo, aparecerá o formato exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mas, que saber o melhor? Boa parte das bibliotecas universitárias estão sendo integradas à plataforma. Assim, muitos materiais derivados de bibliotecas online podem ser encontrados. Você só precisa procurá-los! Fique atento para o fato de que algumas bibliotecas são particulares e, portanto, restringem o acesso aos clientes. De qualquer maneira, as referências literárias mais famosas certamente estarão registradas na plataforma.
Biblioteca customizada
Alguns alunos tem dificuldade para organizar os estudos. A boa notícia é que o Google Acadêmico pode ajudar com isso! Além do sistema de alertas, no qual você configura um alarme que notificará quando houver atualizações a respeito de um determinado assunto de seu interesse, há a possibilidade de armazenamento de informação personificado.
Este mecanismo é útil porque, devido ao alto volume de informações que acessamos na internet, muitas vezes nos perdemos ou até mesmo esquecemos dos detalhes. Através do serviço de biblioteca, o estudante poderá relembrar facilmente todos os materiais acessados durante o andamento de sua pesquisa.
Isso porque, ao clicar na aba “Minha Biblioteca”, você encontrará não somente os conteúdos que salvou para ler mais tarde, como também terá acesso ao gerenciador de marcadores e também ao filtro de links acessados durante todos os anos de uso da ferramenta do Google.
Filtro de buscas
Por fim, o filtro de buscas é uma excelente opção para quem já tem algo em mente e deseja otimizar as buscas do Google Scholar. Neste caso, basta acessar o sistema de “pesquisa avançada” e preencher os campos solicitados com as informações para filtrar a busca.
Lembre-se que quanto mais você se informa e lê sobre determinado assunto, mais estará atualizando seu repertório de conhecimento. É preciso saber aproveitar as tecnologias disponíveis a seu favor. Além disso, um trabalho rico em referencial bibliográfico sempre terá mais credibilidade, já que a falta de leitura leva, em última instância, à pobreza argumentativa.
Checagem de informação
Se o seu foco não é escrita de trabalho, mas os estudos em geral, aproveite a infinidade de opções disponível no Google Acadêmico para aprofundar os conhecimentos de seu interesse. Porém, fique sempre atento à procedência das informações que você utiliza. Afinal, nem tudo que está na internet é necessariamente confiável.
Para se certificar de que uma fonte é segura, leia outros trabalhos relacionados. A ferramenta de buscas do Google pode favorecer seus estudos nesse quesito, na medida em que a ampla oferta de conteúdo também facilita correlacionar fatos e ideias. Agora, sabendo de tudo isso, você já pode começar a explorar a ferramenta para potencializar seus estudos. Mãos à obra!
Este artigo foi útil para você? Para ler mais sobre outros temas relacionados ao planejamento de estudos, acesse nossos materiais clicando aqui.