O TCC é a fase mais assustadora dos estudantes da faculdade. Afinal, é quando o fim do curso está próximo, sendo preciso ter mais responsabilidade. Mas, existem lugares em que o trabalho não é uma exigência.
Veja se é mesmo necessário passar por todo estresse no fim da universidade. Além disso, conheça qual a importância do Trabalho de Conclusão de Curso.
O que você verá neste artigo:
O que é o TCC?
A sigla significa Trabalho de Conclusão de Curso e é a última fase da faculdade. Então, é quando o aluno coloca todo o conhecimento que aprendeu em prática.
Para o trabalho o estudante precisa realizar uma análise que se liga ao curso. Portanto, é composto de:
- Pesquisas;
- Apontamento de problemática;
- Diagnóstico;
- Planos de ação.
O TCC pode ser efetuado de formas diferentes. Mas, é a Instituição que costuma escolher como ele deve ser apresentado. Alguns exemplos são:
- Artigo científico;
- Estudo de caso;
- Monografia;
- Projeto experimental;
- Relatório de atividade de extensão.
Todo grupo possui um orientador, um dos professores do curso. O trabalho é apresentado para uma banca de professores e profissionais convidados. No fim, são eles que decidem a nota final.
O Trabalho de Conclusão de Curso costuma assustar muitos alunos. Ele ocupa muito tempo e é uma fase em que o estudante já está trabalhando. Então, muitos costumam se sentir cansados ou estressados.
TCC é obrigatório?
É difícil encontrar alguém que concluiu uma faculdade sem precisar do TCC. Por isso, é comum supor que o trabalho é uma obrigação em todas as faculdades.
O MEC é o órgão do governo responsável por essas questões. Segundo o Parecer CNE/CES 146/2002, quem deve decidir é a própria Instituição. Portanto, fazer o trabalho é optativo.
Muitas faculdades escolhem manter o Trabalho de Conclusão de Curso. É uma boa forma de avaliar o desempenho do aluno. Além disso, marca tanto as universidades que é difícil acabar com a exigência.
Em alguns casos pode ter uma liberdade a mais na hora de apresentar seu TCC. Por exemplo, alguns cursos de Arquitetura e Urbanismo preferem fazer um projeto. Então, escrever a monografia passa a não ser preciso.
Cursos que não precisam de TCC
Não há uma graduação específica que não tenha o Trabalho de Conclusão de Curso. O que pode acontecer é que em uma faculdade é obrigatório e em outra não.
Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos. Então, é indicado você procurar pela grade curricular da faculdade.
Em cursos EAD
Por ser a distância há a dúvida se cursos desse tipo também exigem TCC. Também depende da Instituição, entretanto, mesmo EAD muitas faculdades exigem o trabalho.
Qual a importância do TCC?
Muitos estudantes não gostam da exigência do Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, no fim ele tem a sua importância na faculdade.
O aluno precisa mostrar tudo o que aprendeu nos anos de curso. Assim, ele mostra se está preparado para exercer sua profissão.
Também é uma boa oportunidade para mostrar todas as suas habilidades. Você não entregará só um trabalho escrito. Por isso, use tudo o que você tem na apresentação.
É o momento da faculdade em que você mais se aproxima da prática da carreira. Além disso, seu TCC pode ser base para artigos de outros profissionais e alunos.
Por mais que seja estressante e cansativo, o trabalho tem seus pontos positivos. Ele tem uma importância enorme para sua carreira, como, por exemplo:
- Abre caminho para uma especialização;
- Pode se tornar seu futuro negócio;
- Mostra sua dedicação e sua forma de trabalhar.
Como preparar um TCC?
A maioria dos alunos deve fazer o Trabalho de Conclusão de Curso. Mesmo que seja escolha da faculdade, a maioria exige isso. Então, saiba desde já como preparar um TCC perfeito.
Veja outras apresentações
No final do semestre as Instituições marcam as semanas das apresentações das turmas. O comum é que seja aberto ao público e qualquer pessoa pode ver. Então, escolha um dia para assistir um dos trabalhos.
Você entenderá como funciona e ainda verá como os alunos agem. Assim, terá uma ideia de como será na sua vez.
Prefira uma apresentação do trabalho de conclusão que seja do mesmo curso que o seu. Você pode ver como os alunos abordaram o tema relacionado ao seu curso. Além disso, entende como a banca examinadora cobrará o grupo no TCC.
Realize um bom roteiro para o TCC
A sua apresentação precisa ter toda a ideia do trabalho falada em alguns minutos. A banca examinadora tem a parte escrita, então, sabem o que é preciso ser falado. É necessário resumir os principais pontos.
Os slides devem mostrar quem você é, seu orientador e uma introdução sobre o tema. Depois, a maior parte do tempo tem que ser sobre o seu projeto. Afinal, é para isso que os examinadores estão lá.
Fale sobre as metas do trabalho, a evolução da pesquisa e em quais resultados chegou. Por fim, faça uma conclusão com um resumo do trabalho e reforce os objetivos alcançados.
Pense e pesquise temas do seu interesse
Comece a pensar no seu TCC mesmo que não esteja no último ano. Algumas faculdades falam tanto sobre o trabalho que muitos alunos começam a planejar semestre antes.
Pense nos temas que você quer abordar e quais são seus interesses. Além disso, não precisa se prender nos temas de sempre ou escolher assuntos polêmicos. Muitos alunos escolhem falar sobre artistas, séries ou filmes que gostam.
O importante é saber ligar o tema escolhido com sua área de atuação. Então, uma boa dica é procurar trabalhos de alunos de outras faculdades pela internet. Muitos deles postam sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso assim que acaba.
Cuidado ao escolher colegas de grupo
Caso o seu TCC seja em grupo saiba escolher com quem trabalhará. Afinal, a tática de cada um fazer uma parte e juntar depois não dá certo.
Procure por pessoas comprometidas que gostem do tema escolhido. Além disso, na faculdade muitas vezes fazer trabalhos pode acabar com uma amizade. Tome cuidado e não pense apenas nos amigos quando for decidir.
Mantenha a calma
Para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso você deve ensaiar bastante. Por isso, fique calmo na hora. Afinal, você treinou muito antes do dia e está preparado.
A banca examinadora pode fazer perguntas quando terminar a apresentação. Então, mostre domínio do assunto e que sabe o que está falando.
Responda de forma objetiva. Além disso, seja honesto se não souber a resposta de uma pergunta. É provável que o orientador te ajude, ou seja, não é o fim do mundo.
Agora você sabe se o TCC é obrigatório em todas as faculdades. Mas, não se desespere antes da hora. Você tem tempo para pensar no seu trabalho. A sensação de alívio ao terminar a apresentação é enorme. Afinal, você finalmente vai se formar após anos de curso, parabéns.
Depois de concluir o TCC, dê uma olhada nos cursos livres e de especialização que selecionamos para que você continue a trilhar o seu caminho de sucesso. Acreditamos no seu potencial!