InícioDicasFormação acadêmica5 dicas para escolher uma faculdade à distância

5 dicas para escolher uma faculdade à distância

Escolher uma universidade não é tarefa fácil, uma faculdade à distância pode ser mais desafiadora ainda. Porém, em tempos de pandemia essa é praticamente a única forma de se especializar.

Por ser o único método viável, a busca por aulas online aumentou nesse período. É o que diz uma pesquisa feita pelo Certificados Cursos Online. Dessa maneira, especialistas acreditam que o EAD será uma forte tendência para o futuro da educação superior.

A faculdade à distância

O chamado ensino remoto já era uma realidade antes mesmo da pandemia. Principalmente para os cursos superiores. Sendo assim, já existiam cerca de 130 cursos EAD nas redes privadas do Brasil, segundo o jornal O Globo.

Com a chegada do Covid-19, essa modalidade se tornou a única opção viável. Assim, muitas pessoas podem até preferir esse estilo de ensino a partir de agora.

O futuro da faculdade á distância

Não é possível saber como será a vida após o fim da pandemia. Dessa forma, o futuro do EAD no país ainda é incerto. No entanto, ela tem grandes chances de ser uma das tendências para os próximos anos.

Os especialistas confirmam essa projeção. Porém, não é só eles. Sendo assim, é previsto que até 2023, o ensino superior à distância corresponda a 51% do mercado. De acordo com dados do Educa Insights.

Claro que ainda se questiona o seu nível de efetividade. Mas, o próprio MEC aprova e autoriza os diplomas EAD. Portanto, possuem o mesmo valor do que um certificado de um curso presencial.

Benefícios da faculdade à distância

O ensino EAD não é uma das tendências para o futuro por acaso. Além da necessidade do isolamento social, existem diversas vantagens comparadas às aulas presenciais.

Ao que tudo indica, ele ganhará ainda mais reconhecimento. Até porque, cada pessoa se adapta às mudanças de uma maneira. Sendo assim, muitos alunos podem ser mais produtivos em casa. Portanto, confira alguns dos benefícios do EAD a seguir.

Mesmo nível de eficiência

A faculdade à distância é vista por muitos como menos efetiva. Porém, o seu plano pedagógico é o mesmo do presencial.

Mesmo que ele tenha mais flexibilidade, o nível de atividades é até maior. Sendo assim, ele pode ser tão rigoroso quanto o outro. Por isso, ao encarar as aulas com responsabilidade, o aprendizado não fica comprometido.

Flexibilidade de horários

O estudante remoto não precisa gastar tempo se locomovendo pela cidade. Sendo assim, é a opção perfeita para quem tem o dia cheio.

Ele também pode ser acompanhado de qualquer lugar. Assim, você não precisa perder um dia de aula, já que pode assistir de qualquer lugar.

Alguns dos cursos oferecem ainda a possibilidade de gravação das aulas. Dessa forma, o aluno pode decidir qual é o melhor horário.

Mensalidade acessível

As aulas EAD são práticas e acessíveis. Além de oferecer mais flexibilidade, o seu preço ainda é menor.

Nessa modalidade, você poupa gastos como meio de transporte e em alguns casos, alimentação. Aliás, a remota também disponibiliza todo o apoio e os materiais necessários.

Veja como escolher uma faculdade à distância

Em meio a tantos benefícios, é importante escolher bem onde estudar online. Por outro lado, é preciso pensar no tipo de curso. Afinal, são inúmeras as opções no mercado. Por isso, confira algumas dicas de como escolher uma faculdade EAD.

1 – Pesquisar as opções de faculdade à distância

A primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre as instituições disponíveis. Sendo assim, é importante considerar as suas características e estrutura. Além do que ela oferece e o seu funcionamento.

Vale destacar, entretanto, as universidades Anhanguera, Pitágoras e UNOPAR. Pois, além da excelência de ensino, elas oferecem uma ampla quantidade de graduações de diferentes níveis. Por exemplo, licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

2 – Verificar o reconhecimento pelo MEC

Na hora de escolher qualquer faculdade, é importante se atentar se ela é reconhecida pelo MEC. Sendo assim, o Ministério da Educação é um bom indicador de qualidade.

Ao entrar no site, é possível ver até a nota do Enade. Ele é um exame feito com os alunos que testam os seus conhecimentos. Consequentemente, mostra a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

Tanto a Anhanguera, Pitágoras e a UNOPAR são aprovadas pelo MEC.

3 – Entender os recursos oferecidos

Para um curso EAD é importante saber quais recursos são oferecidos para o aluno. Assim como quais são as exigências, materiais e plataformas disponíveis.

Uma pesquisa a fundo é essencial. Dessa forma, é possível conhecer ainda o corpo docente e a grade do curso. Além do que ela tem a oferecer, mesmo a longa distância.

As atividades extra não são menos importantes. Um ambiente estudantil, mesmo que de casa, precisa ter um ensino dinâmico. Sendo assim, é interessante ver se ela oferece workshops, palestras, entre outras atividades para enriquecer o aprendizado.

Pitágoras, Anhanguera e UNOPAR possuem ótimas estruturas e oferecem todo o suporte aos seus estudantes. Sem dúvida, vale a pena conferir o diferencial de cada uma delas.

4 – Converse com quem já fez faculdade à distância

A busca pelo curso precisa envolver uma pesquisa mais aprofundada. Só quem já fez um EAD vai poder falar melhor a respeito. Por isso, é importante buscar antigos alunos e trocar ideias.

Essas pessoas podem ser encontradas em redes sociais, serem indicadas por amigos, dentre outras opções. Dessa forma, o importante é saber como é aquela faculdade à distância, na prática.

5 – Se atentar ao próprio perfil

Realizar um ensino EAD requer planejamento e muita pesquisa. Afinal, a instituição e a grade da graduação precisam ser adequadas à rotina do estudante.

É importante que ele saiba o que quer. Isso inclui o modo como prefere estudar e quais métodos dão certo ou não com ele. Além do tempo disponível e como deseja organizá-lo.

Nesse tipo de ensino, a pessoa não é tão cobrada. Por isso, o desempenho depende mais dela. Dessa forma, é necessário maturidade e muita dedicação.

Faculdade à distância após a pandemia

Em 2020, o ensino a distância se tornou bem mais popular. Assim, hoje em dia ele continua sendo a modalidade mais viável para quem busca uma graduação.

Segundo os estudos feitos e com os próprios especialistas, o EAD é uma tendência para o futuro.

A expectativa é que metade da população ainda opte por essa opção, mesmo com o fim da pandemia.

Para ingressar em uma dessas instituições de ensino, dê preferência as mais conhecidas do mercado. Por exemplo, Anhanguera, Pitágoras e UNOPAR. Saiba mais sobre elas e o que elas oferecem a você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.