InícioDicasFormação acadêmicaCursos tradicionais x cursos inovadores: o que escolher?

Cursos tradicionais x cursos inovadores: o que escolher?

Os alunos que estão escolhendo qual carreira seguir na universidade podem ficar ainda mais confusos com a grande quantidade de cursos disponíveis. Além dos cursos tradicionais, temos os cursos inovadores, o que amplia o leque de opções. Mas, pode trazer ainda mais ansiedade para quem busca uma profissão.

Digamos que, do ponto de vista da escolha, é importante ver com qual área você tem mais afinidade. Assim, você pode gostar tanto de Direito quanto de Jogos Digitais. Vale ver com o que mais se identifica.

Mas há outro lado. Os cursos inovadores surgiram na esteira do desenvolvimento tecnológico. Assim, se você tem uma queda por tecnologia, provavelmente vai gostar mais dos inovadores. Por outro lado, não devemos levar essas escolhas tão à risca.

O que são cursos tradicionais?

São aqueles que conhecemos de longa data, como Direito, Engenharias, Medicina, Biologia, Comunicação Social, entre outros. Alguns deles têm vestibulares muito concorridos, com notas de corte altas. A de Direito, no Sisu (Sistema de Seleção Unificado), é de 734,8 na ampla concorrência.

Mas, por que ainda são tão disputados? Conta pontos o fato de serem cursos tradicionais e terem uma área de atuação já muito conhecida. Isso ajuda na hora de escolher uma carreira. Para quem está em dúvida, esses cursos levam vantagem por conta disso.

Outro detalhe é que há muitas instituições de ensino superior que oferecem esses cursos. Assim, mesmo quem mora longe dos grandes centros e quer fazer Engenharia, vai encontrar uma faculdade com mais facilidade.

Alguns deles já contam com aulas 100% a distância, como é o caso de Ciências Contábeis e Administração, mas outros precisam de algumas presenciais. Medicina ainda é integral e precisa ser feito na forma presencial. Direito, dependendo da instituição, pode adotar o modelo híbrido (parte das aulas a distância e parte presencial).

Os cursos tradicionais não mudam com o tempo?

O fato de um curso ser tradicional não significa que ele não acompanha a modernidade. Assim, precisam estar atentos ao que acontece para que não fiquem defasados. No caso do Direito, disciplinas como Direito Digital e Ambiental entraram recentemente na grade curricular.

Os cursos tradicionais continuam com esse campo de conhecimento mais amplo, mas acompanhando os desdobramentos da sociedade. Geralmente esses cursos são oferecidos em sistema de bacharelado, que são mais longos (até seis anos, no caso de Medicina). Outra característica é que eles falam de um campo do conhecimento de forma mais abrangente. Bem diferente dos cursos tecnológicos, que são mais recentes e com um jeito mais prático.

Isso não significa que os bacharelados são menos práticos ou eficientes. Há áreas de atuação que exigem essa formação. Advogados precisam ser graduados em Direito; contadores, em Ciências Contábeis, por exemplo.

O que são os cursos inovadores?

Os inovadores devem muito à tecnologia pelo seu surgimento. Mesmo porque, com o mundo digital, internet disponível o tempo todo, uma hora a necessidade de ter profissionais especializados surgiria. Por conta disso, cursos inovadores mostram uma tendência para o futuro, do tipo de trabalho que será mais procurado. E das habilidades dos profissionais.

A parte boa dos cursos inovadores é já sair na frente do que o mercado de trabalho vai exigir. Assim, ao investir em um curso desse nível, você já está em vantagem em relação aos outros candidatos. Sua formação vai estar dentro do que os recrutadores pedem, e a demanda pelo profissional tende a ser alta.

O lado menos interessante da história é a dificuldade de encontrar instituições que ofereçam esses cursos. Como são novidade, é muito importante verificar se a faculdade tem certificação no Ministério da Educação (MEC) e se o diploma é reconhecido. Isso te dá garantias de que seu tempo e dinheiro não serão investidos em vão.

Qual é a ideia desses cursos?

É preencher uma lacuna importante no mercado de trabalho do século 21. Com o avanço do desenvolvimento tecnológico, as necessidades também avançaram e mudaram de foco. Para ficar em um exemplo da área de Tecnologia da Informação, hoje só fazer o curso de Análise de Sistemas pode não ser suficiente para quem quer trabalhar com dados. Até quem fez Estatística ou Matemática precisa estar antenado com as novidades.

Um curso inovador nesse sentido é o de Big Data. Nos dias de hoje, fornecemos nossas informações o tempo todo, seja preenchendo formulários, respondendo pesquisas ou até por telefone. São dados preciosos, que os clientes guardam com todo o cuidado, para elaborar um banco de dados especializado. Essas informações vão ser úteis para saber as preferências dos consumidores, seus hábitos e tendências. E é o profissional de Big Data que faz esse levantamento.

O curso de Jogos Digitais forma os designers de games, cuja procura tem aumentado por parte de empresas. Não que as pessoas não jogassem videogame antes. Mas, hoje, com celulares com boa capacidade de processamento, os jogos são uma diversão, entretenimento e até aprendizado. Assim, ter esse conhecimento específico é valioso para quem faz o curso e para quem contrata.

Cursos tradicionais ou cursos inovadores, quais são os mais indicados?

As dúvidas parecem ter aumentado com o crescimento da oferta de cursos em instituições de ensino superior. Por outro lado, isso ajuda muito na hora de escolher. Uma dica interessante é você reconhecer o que o traz mais afinidade. Aí entram gostos super variados, que vão do cálculo à escrita, passando pelo contato com a natureza.

Faça uma lista com as atividades que mais te satisfazem. E aí pode ser qualquer uma, sem censura. Isso vai ajudar, lá na frente, a afunilar as opções. Se você curte acompanhar o mercado financeiro, ou gosta de fazer contas, ou sabe controlar suas despesas, podemos considerar um curso de Administração ou Ciências Contábeis.

Por outro lado, se você adora tecnologia, gosta de estar por dentro das novidades e de como elas podem ajudar a humanidade, pense em cursos inovadores. E pesquise bastante, pois eles surgem com base nas necessidades do mercado de trabalho. Veja a grade curricular, se a faculdade tem registro e autorização no MEC e se oferece boa estrutura. O importante é ver que os recrutadores vão precisar sempre tanto de profissionais das áreas tradicionais quanto das inovadoras. Cabe ao aluno escolher o que mais o atrai e aproveitar!

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre a hora de escolher a faculdade: o que levar em conta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.