InícioDicasEADEnsino remoto e EAD: quais as diferenças?

Ensino remoto e EAD: quais as diferenças?

Devido à pandemia de Covid-19, o setor da educação precisou se reinventar em todo o mundo para dar continuidade aos estudos dos alunos. Sendo assim, as aulas a distância foram a principal solução encontrada pelas instituições de ensino. Contudo, você sabe diferenciar o ensino a distância (EAD) e ensino remoto? 

Então, se no momento em que você viu essa pergunta já veio à sua cabeça que o EAD e o ensino remoto são a mesma coisa, saiba que a realidade é diferente! Além disso, para você poder conhecer todas as diferenças entre esses modelos de ensino, a Voomp preparou esse artigo.

Dessa forma, durante o texto, você terá a oportunidade de entender todas as informações importantes sobre os dois modelos de ensino. Além, claro, das principais características deles. 

Por isso, continue a leitura do texto e entenda todas as diferenças entre o EAD e o ensino remoto. Vem com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Quais os formatos de ensino oferecidos no Brasil? 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer quais são os modelos de ensino que o Ministério da Educação (MEC) reconhece no Brasil. As universidades oferecem as graduações em três principais formatos: presencial, semipresencial e EAD. 

Contudo, é preciso ressaltar que todas as modalidades de ensino têm o mesmo objetivo final. Isso é, o aprendizado dos alunos e a preparação para exercer da melhor maneira possível a profissão que escolheu. Então, para você poder entender a diferença entre as três formas de ensino, confira abaixo todas as características delas. 

Presencial

Este é o modelo de ensino mais tradicional nas universidades brasileiras. Nele, o estudante frequenta o local físico da instituição de ensino. Lá, acompanha a aula com os professores e alunos reunidos na sala de aula. Além disso, o aluno tem que cumprir todas as atividades presencialmente em sala de aula, além de atingir o mínimo de presença imposta pela faculdade. 

Por isso, o maior ponto positivo desse modelo de ensino é  a presença do professor fisicamente em todas as disciplinas e a troca de informações com os colegas de graduação. 

EAD 

O ensino a distância permite que o estudante curse a graduação completamente pela internet. No caso dos cursos EAD, as aulas são ministradas por meio de vídeos disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem das universidades.

Além disso, existem instituições que contam com um polo presencial para a realização de algumas atividades. Outras atividades ainda podem ser realizadas online. 

Semipresencial

Essa é a modalidade de ensino mais recente nas faculdades do país. Portanto, nesse modo o aluno comparece a sua unidade de ensino uma vez por semana, e assiste às demais aulas por meio dos ambientes virtuais da faculdade.

Então, como surgiu o ensino remoto?

Como você pôde perceber no tópico anterior, o ensino remoto não é uma categoria de modalidade de ensino reconhecida pelo MEC. Contudo, desde o início do isolamento social na pandemia, o formato ganhou espaço na mídia e no setor de educação do país. 

Então, para explicar esse fenômeno, é preciso dizer que o ensino remoto foi planejado como uma adaptação do ensino presencial para o momento de pandemia de Covid-19. Sendo assim, os estudantes matriculados em cursos universitários presenciais precisam passar a assistir às aulas por plataformas de tecnologia. 

Dessa forma, o ensino remoto acontece por meio  plataforma de estudos, e todos os alunos que cursam a graduação precisam acessar o local ao mesmo tempo. Sendo assim, as aulas acontecem virtualmente no mesmo período marcadas na grade curricular do curso universitário. 

Por isso, se o estudante está matriculado em um curso universitário no período noturno, as aulas relacionadas à graduação só acontecem nesse momento. Além disso, o professor e os alunos precisam estar conectados no mesmo momento durante os períodos estipulados pela instituição de ensino.  

Então, caso o aluno não compareça no horário determinado pela universidade, recebe falta. Dessa forma,  dependendo de vezes que se abstenha de assistir às aulas, o estudante pode repetir na matéria. Por isso, é preciso ficar de olho no horário de todas as disciplinas do curso e prestar atenção para não ultrapassar o limite de faltas colocado pela instituição de ensino em que está matriculado. 

Dessa forma, o mesmo formato de horário e datas determinadas funcionam para as provas e atividades ministradas durante o semestre no curso.  Então, sempre fique atento a todos os requisitos das aulas no ensino remoto.  Afinal, não é agradável ter noticiais ruins ao fim do semestre. 

Afinal, qual a diferença entre o ensino remoto e o EAD?

Então, como você pode perceber, o ensino remoto é um formato de educação pensado para este momento de crise sanitária no país. Enquanto isso, o EAD é um formato de ensino consolidado na educação brasileira e conta com o reconhecimento do MEC. 

Contudo, essa não é a única diferença entre esses dois formatos de ensino. Dessa forma, uma das principais diferenças entre o ensino remoto e o EAD é o horário. Ou seja, a necessidade de se ter estipulado um horário para as aulas serem ministradas. 

Como já foi dito, no ensino remoto as aulas acontecem no mesmo período em que estavam marcadas quando era seguro ter aulas presenciais. Sendo assim, os estudantes e professores precisam cumprir os horários estipulados pela instituição de ensino. 

Já no EAD não existe essa necessidade! Por isso, nesse formato de ensino, o estudante pode acessar todo o conteúdo do curso no momento que preferir. Sendo assim, o aluno tem a liberdade de montar uma rotina de estudo que se encaixa melhor nos seus horários. 

Além disso, o EAD é um formato organizado para oferecer  uma plataforma de educação com apoio de tutores e recursos tecnológicos. Então, tem o objetivo de melhorar o ensino e os recursos educacionais aos estudantes universitários.

Conclusão

Então, conseguiu entender quais são as principais diferenças entre os formatos de ensino remoto e EAD? Dessa forma, espero que não se confunda na outra vez em que precisar explicar o que são esses formatos de ensino. 

Enfim, espero que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas, e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp. Veja, por exemplo, se é possível cursar matemática em EAD.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.