InícioDicasFormação acadêmicaO que é licenciatura?

O que é licenciatura?

A licenciatura, uma habilitação pedagógica do ensino superior, é indispensável para quem deseja dar aula em escolas. Se esse é o seu objetivo, então te convidamos a mergulhar na matéria e saber tudo sobre essa modalidade!

Você sabia que as carreiras se dividem para além das ciências Humanas, Exatas e Biológicas? Isso porque alguns cursos oferecem diferentes direções e também possibilidades de atuação para o estudante rumo ao mercado de trabalho. A graduação licenciatura é uma delas, porque esse tipo de curso habilita o profissional a lecionar. Ou seja, o torna apto a ministrar aulas da matéria pela qual se forma.

A licenciatura é um curso de nível superior destinado somente para os estudantes que já concluíram o ensino médio. Portanto, o ingresso é realizado como nos outros tipos de graduação. É preciso realizar o Enem e vestibulares, mas cada universidade estabelece suas próprias regras de admissão de novos alunos.

Licenciatura e legislação

Antes de tudo, é preciso entender por que é necessário estar licenciado para ministrar aulas de determinada matéria. A formação total de um curso de licenciatura é, por determinação do MEC (Ministério da Educação), imprescindível para quem quer atuar como professor nos níveis fundamental, médio e profissionalizante, em escolas particulares ou públicas, aqui no Brasil.

Então, a licenciatura, como o nome já diz, concede um tipo de licença pedagógica prevista nas diretrizes curriculares para formação de professores da educação. Por conta da grade curricular, o formado fica legalmente capaz de exercer a base educacional que abraça a matéria principal do seu curso, como química, biologia, geografia e outros.

As principais diferenças na grade curricular da licenciatura

O método pedagógico, que é a parte orientadora das matérias nos cursos de licenciatura, é o que mais diferencia essa categoria de grau de formação dos outros, como o bacharelado e o tecnólogo. Ou seja, além das matérias relacionadas com o tema do curso escolhido, existem as de orientação pedagógica com uma carga horária considerável e conteúdos importantes.

É interessante já conferir resumidamente esses temas, pois vai te ajudar a escolher melhor e também a se preparar. Vamos dar uma olhada nos principais?

  • Transmissão do ensino: trata de técnicas e modelos de arquitetura do ensino desde a sua preparação junto às coordenações nas escolas. Da transmissão e a didática na sala de aula e as avaliações de testes e tarefas. Também se dedica a vincular esse modelo nos parâmetros do PNE (Plano Nacional de Educação);
  • Fundamentos da aprendizagem: aborda os diferentes níveis pelos quais os alunos, desde crianças e jovens até adultos, estão prontos a absorver certos conteúdos programáticos. Também trata de como esses tipos de conteúdo podem ser recolocados no reforço escolar;
  • Fundamentos da pedagogia: abrange o estudo do aprendizado e visa ao alcance de metas viáveis para o sucesso da transmissão do ensino. Se preocupa com o desenvolvimento vocacional dos alunos por meio de estratégias e métodos específicos;
  • Fundamentos da psicopedagogia: estuda a relação da mente na variável psicológica e sua interface com o aprendizado de crianças, jovens e adultos. Também foca certas dificuldades e transtornos que podem atrapalhar o processo de aprendizagem. Como conduzir essas demandas na escola é outro item desse assunto.

Mais sobre a grade pedagógica dessa formação

Vale ressaltar que, apesar desses assuntos serem uma base em relação ao escopo pedagógico, as matérias da licenciatura variam de universidade para universidade e também podem tratar desses mesmos temas com nomenclaturas um pouco diferentes.

Além do mais, é sempre bom estar antenado com as diretrizes governamentais da atualidade que norteiam a educação, principalmente no caso de quem pretende lecionar. Como mencionado anteriormente, o Plano Nacional da Educação (PNE) elabora diretrizes e metas educacionais em vários níveis e está diretamente ligado com os planos estaduais e municipais de educação.

Caso queira conhecer mais, veja informações em pne.mec.gov.br

Existe bolsa de estudos para quem quer fazer licenciatura?

Com certeza! Primeiramente, existem bolsas que podem ser oferecidas por empresas, organizações sociais e pelas próprias faculdades. O Ministério da Educação, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), também promove bolsa de estudos. Elas são voltadas para estudantes de baixa renda e podem cobrir parcial ou integralmente a mensalidade de faculdades.

Além disso, muitas universidades possuem programas de auxílio monetário para quem realiza iniciação científica no decorrer do curso. Já que pesquisar provavelmente é a sua praia, fique atento a essas oportunidades!

Para saber mais sobre o auxílio promovido pelo Governo Federal, acesse aqui o site oficial prouni.mec.gov.br

Como iniciar a escolha do curso de formação em licenciatura?

Como você já viu, as graduações têm a opção da formação em licenciatura. As faculdades sempre divulgam suas listas de cursos em seus sites, mas é importante checar se o curso e a instituição que você escolheu são reconhecidos pelo MEC. Isso é essencial, pois para dar aulas, em todos os níveis, é preciso estar habilitado em licenciatura por uma faculdade que é realmente reconhecida pelo Governo.

Acesse aqui um tutorial para você encontrar diretamente no site do Ministério da Educação as universidades reconhecidas.

Lembre-se: além de conferir esse ponto, analise se a faculdade oferece programas de bolsa de estudos próprios.

Os principais cursos

Se você sente uma vocação para as práticas da construção do pensamento, de análise da sociedade, artes e linguagens, saiba que existem cursos de licenciatura, como Artes Visuais, Filosofia, História, Sociologia, Letras e outros;

  • Nas áreas que se ocupam mais com os cálculos e experimentos, por exemplo, é possível encontrar Matemática, Física e Química;
  • As Ciências Biológicas, matéria que integra o campo de exploração dos organismos vivos;
  • Ainda é possível fazer a graduação licenciatura em Pedagogia, que aprofunda a atuação profissional no campo do ensino.

Dessa forma, não deixe também de acessar no site das faculdades as grades curriculares e as modalidades de ensino. Muitas instituições de educação superior oferecem a oportunidade do EaD, ou seja, o ensino à distância. Universidades como a Anhanguera, Pitágoras e Unopar ofertam módulos híbridos ou totalmente remotos.

A licenciatura habilita para lecionar em universidades?

Não existe obrigatoriedade para quem deseja dar aulas em universidades ter cursado uma graduação licenciatura. Porém, seria uma titulação a mais no currículo e que tem relação com a atuação pedagógica. Por fim, as universidades particulares e públicas sempre consideram e pontuam os candidatos a partir de seus títulos. Nesse caso específico, para dar aulas em faculdades é preciso também realizar pós-graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.