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O que é clima organizacional?

Se você é um estudante de Psicologia ou já se formou na área, certamente já ouviu falar em clima organizacional. Pode ser que na empresa em que você trabalha este termo também seja um conhecido da maioria dos funcionários. O fato é que muita gente, em algum momento, já participou de uma pesquisa de clima.

Embora o conceito evidencie muito de seu significado, a definição de clima organizacional não é translúcida. Então, bora acabar com esse clima de mistério e conhecer melhor este conceito?

O que é clima organizacional?

A grosso modo, o clima organizacional diz respeito à percepção que os funcionários têm da empresa em que trabalham. Trata-se de um sentimento coletivo compartilhado pela maioria dos empregados de uma organização. Entre os elementos que colaboram para esta experiência destacamos:

– a cultura organizacional;

– a experiência vivenciada no ambiente de trabalho como um todo;

– as práticas de gestão;

– os processos;

– os valores morais e éticos que norteiam a organização;

– a qualidade das relações entre os colaboradores;

– o acesso a um plano de carreira;

– o acesso às informações;

– a política de remuneração

Como o clima organizacional influencia a rotina de trabalho?

Se você já sentiu o clima pesar em casa, saiba que no âmbito profissional isso também acontece. Muitas são as variáveis que influenciam na forma como cada indivíduo se conecta a uma organização. 

Da mesma forma, o clima organizacional influencia diretamente na qualidade do ambiente de trabalho, na rotina de uma empresa.. As sensações percebidas por cada indivíduo podem variar, ainda que todos, em alguma medida, desfrutem da mesma infraestrutura. Trata-se de um processo muito subjetivo.

Grandes empresários, gestores ou administradores podem se ver “engolidos” pelas demandas do dia a dia. Muitas vezes, preocupados  com os ganhos, com novas negociações, acabam negligenciando aquilo que acontece embaixo de seus narizes. Eles só percebem que o clima organizacional vai de mal a pior quando se defrontam com uma queda na produtividade ou nas vendas, ou então quando são surpreendidos pelas queixas de seus clientes. Muitos destes consumidores se frustram com a marca, em virtude da insatisfação com os serviços prestados pelos funcionários. 

No entanto, esses não são os únicos indicativos de que as coisas não vão bem em uma organização. Abaixo listamos alguns fatores que denunciam que o clima está pesado. Confira!

Turnover / Rotatividade de pessoas

Uma das coisas que mais influenciam na permanência ou nos pedidos de demissões é o nível de satisfação dos trabalhadores com o ambiente corporativo. 

A questão é unânime: é muito difícil se manter em uma empresa que não oferece boas condições de trabalho. Logo, a qualidade da gestão, a comunicação compartilhada, e demais fatores relacionados ao clima organizacional são decisivos para a retenção de talentos.

Deste modo, cultivando um bom clima organizacional, os funcionários se engajam com a organização, e permanecem nela. Além disso, uma outra vantagem em se manter um ambiente de trabalho saudável, é a conquista de um maior índice de assiduidade dos trabalhadores. Trabalhadores comprometidos faltam menos!

Produtividade

Assim, como o turnover, outro indicativo pode ser afetado pelo clima organizacional, a produtividade. Existe uma relação direta entre a felicidade no trabalho e o desempenho dos trabalhadores. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Warwick, uma das instituições de ensino do Reino Unido, pessoas felizes no trabalho são 12% mais produtivas. 

Acidentes de trabalho

O clima organizacional pode influenciar até mesmo na prevenção de acidentes. Funcionários engajados podem aderir a políticas de segurança no trabalho com mais facilidade, Esta adesão traz inúmeros benefícios para empresa e empregados.

Perdas, desperdícios e retrabalho

Em um primeiro momento, podemos até não ver uma relação entre perdas, desperdícios, retrabalho e o clima organizacional. Contudo, existe uma relação muito estreita entre ambas. Pessoas motivadas “vestem a camisa” da empresa e portanto, multiplicam o cuidado com os processos, o que se traduz em lucro. Uma coisa é fato: “jogador que ama o time não quer fazer gol contra!”

O que é uma pesquisa de clima?

Agora que você já está familiarizado com o assunto, já deve estar imaginando o que é uma pesquisa de clima. Entretanto, se você ainda não ingressou no mercado de trabalho ou se a sua empresa ainda não aderiu a este importante instrumento, te contaremos como tudo funciona.

Como dissemos, uma pesquisa de clima é uma ferramenta, normalmente elaborada por psicólogos que tem como finalidade compreender os aspectos, positivos e negativos, responsáveis pelo clima organizacional de uma empresa.

Os profissionais que se especializam na área de psicologia organizacional conhecem metodologias que podem auxiliar na gestão de pessoas, na mediação de conflitos, e nos demais processos do setor de recursos humanos.

As pesquisas são respondidas pelos funcionários anonimamente. Logo, é possível avaliar a percepção que trabalhadores de diversos níveis hierárquicos têm da empresa em que trabalham. O sigilo permite que cada membro de uma empresa se expresse de maneira confortável. Isto evita constrangimentos, e encoraja os mais receosos, que temem por um desfecho negativo em razão da exposição de suas insatisfações.

As informações coletadas em um mapeamento do clima organizacional são extremamente importantes. Elas podem ajudar na  implementação de medidas assertivas que possam amenizar e até solucionar os problemas identificados. Portanto, por meio deste diagnóstico pode ser iniciado um projeto/processo que culmine na reformulação da cultura organizacional, e com isso na qualidade e bem estar de todos os funcionários de uma organização. 

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