InícioPós-graduaçãoComércio ExteriorO que faz o profissional de Comércio Exterior?

O que faz o profissional de Comércio Exterior?

Você sabe o que faz o profissional de Comércio Exterior? Essa é uma área que está em expansão e engloba muitas atividades essenciais para a economia, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro, além de ser bem ampla. Por conta disso, um analista na área pode fazer muitas coisas no dia a dia.

Entre as principais estão lidar com transações comerciais no âmbito internacional e fazer o controle de produtos para importação e exportação, entre muitas outras coisas. Legal, não é?

Ficou curioso para saber sobre essa profissão e decidir se esse é mesmo o caminho certo para você? Então, continue lendo para descobrir não apenas isso, mas também como está o mercado de trabalho e os salários atuais para a área.

Quais as atribuições do profissional de Comércio Exterior?

Como já foi mencionado, as atribuições de um profissional de Comércio Exterior são muitas. Além disso, essa é uma carreira de grande importância para a economia. Dito isso, entre as principais atribuições desse profissional estão:

  • Transações comerciais internacionais
  • Criar estratégias de expansão
  • Elaborar relatórios econômicos
  • Orientar para atrair clientes do exterior
  • Assessorar investidores
  • Fazer a gestão de documentos

Transações comerciais internacionais

O campo de transações comerciais internacionais envolve todos os aspectos de importação e exportação de produtos por empresas.

Nele, acabam sendo incluídas questões como pagamentos e a conversão das moedas que serão usadas nos mesmos, a logística, o controle do embarque ou desembarque de produtos do solo nacional, negociação, documentos e até garantir que tudo está seguindo as leis de todos os países envolvidos.

Criar estratégias de expansão

O profissional de Comércio Exterior é a pessoa que as empresas chamam para quando precisam analisar se o investimento em algum mercado internacional será rentável. Mas não apenas isso, o analista dessa área também irá criar todo o plano estratégico. Isso, para que tudo aconteça da melhor maneira possível.

Por conta disso, é necessário que ele tenha conhecimentos de marketing, vendas e economia. Tudo porque é necessário fazer uma pesquisa completa do mercado e também da cultura do novo local.

Elaborar relatórios econômicos

Todo mundo sabe que o principal objetivo de qualquer empresa é gerar lucro e para isso é preciso manter um controle financeiro rígido. O analista em Comércio Exterior é o profissional que faz isso, quando se trata de empresas que possuem sedes em outros países.

O trabalho dele é manter o fluxo de pagamento, logística, questões de empréstimos e investimentos e garantir que tudo esteja documentado em relatórios.

Orientar para atrair clientes do exterior

Já foi dito que o profissional de Comércio Exterior também lida com questões de Marketing e parte disso é utilizado para atrair clientes de outros países. Para isso, ele precisa fazer uma análise completa dos dois mercados envolvidos. Dessa maneira, ele pode montar o melhor plano de investimento.

Além do mais, o analista de Comércio Exterior também participa ou pode até ficar responsável por fazer as negociações e garantir toda a documentação necessária, após o negócio ser concluído.

Assessorar investidores

Ele pode ainda trabalhar diretamente com investidores estrangeiros, prestando assessoria sobre como investir no mercado local. Afinal, antes de fazer qualquer investimento, especialmente em outros países, é necessário fazer uma análise da economia local.

Para isso, o profissional precisa ter conhecimento de coisas como transportes, leis para importação e exportação, logística e economia.

Fazer a gestão de documentos

Outra atribuição bastante comum de um profissional de Comércio Exterior é na gestão de documentação fiscal. Ou seja, toda a papelada referente às cargas que chegam ou saem do Brasil, seja por terra, água ou pelo ar.

Nesse ramo, o analista costuma trabalhar com a Receita Federal, com o governo. Mas ele também pode prestar serviço para empresas da iniciativa privada ou até mesmo atuar por conta própria, como um consultor independente.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão?

Deu para perceber que existem muitas coisas que um profissional de Comércio Exterior pode fazer, não é? Isso faz com que o formado nesse curso possa atuar em diversos locais. O resultado é um mercado de trabalho bem amplo e com muitas oportunidades.

É possível que ele trabalhe para o governo, o que é uma ótima notícia para quem sonha em prestar um concurso público, ou em empresas dos mais variados setores. A área de Comércio Exterior também abre muito espaço para quem tem espírito empreendedor e deseja trabalhar por conta própria.

E a média salarial?

Além de um mercado de trabalho aquecido, o profissional de Comércio Exterior encontra salários bem altos. Só para exemplificar, a remuneração média para um analista da área no Brasil é de R$3.407,00. Já a média salarial para um consultor é de R$4.495,00.

Isso, no entanto, é uma média dos salários de profissionais contratados via CLT. Portanto, é possível ganhar bem mais do que isso por mês, especialmente caso deseje atuar como autônomo.

Como se tornar um profissional de Comércio Exterior?

Após descobrir o que faz um profissional de Comércio Exterior você se interessou ainda mais pela carreira, mas não sabe por onde começar? Bem, em primeiro lugar é preciso fazer um Curso Superior Tecnólogo em Comércio Exterior.

Ele tem duração média de dois anos e forma profissionais capacitados para desempenhar todas as atividades citadas neste artigo. Algumas das melhores instituições que oferecem essa graduação atualmente, são as faculdades Anhanguera, Pitágoras e Unopar.

Mesmo sendo um curso com uma duração menor que uma graduação do tipo bacharelado, a grade curricular dele engloba muitas coisas essenciais para a atuação profissional e, por isso, é multidisciplinar. Isso significa que ela conta com disciplinas de diversas áreas do conhecimento, tais como história, legislação e matemática.

É possível encontrar o curso sendo oferecido na modalidade 100% EAD. Ou seja, com aulas totalmente online e com a mesma qualidade que a versão presencial. Porém, com a praticidade de poder fazer o próprio horário de estudos.

https://horadafacul.vestibulares.com.br/home-featured-04/como-conseguir-um-estagio-em-comercio-exterior/

https://horadafacul.vestibulares.com.br/noticias/o-que-e-o-curso-de-logistica/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.