InícioGraduaçãoGeografiaTudo o que você precisa saber sobre o curso de Geografia

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Geografia

Compreender a interação entre o homem e o espaço terrestre. Em linhas gerais, essa é a síntese do objetivo do profissional formado em Geografia. Para cumprir com este objetivo, o curso de Geografia oferece, de modo interdisciplinar, as capacidades para seus estudantes compreenderem a interação entre a ocupação humana e as condições geográficas e sociais.

Assim, após formado, o futuro geógrafo estará capacitado para interpretar aspectos sociais, econômicos e naturais do espaço geográfico. Logo, para capacitar seus estudantes, o curso de Geografia se divide em dois formatos principais: o bacharelado e a licenciatura. No primeiro caso, o geógrafo bacharel é formado para investigar, pesquisar e atuar no mercado de trabalho da área. Contudo, no caso da licenciatura, o geógrafo adquire mais uma importante função: a de lecionar. Assim, a licenciatura em Geografia permite que seus egressos se formem professores habilitados a dar aulas no ensino fundamental e médio.

Ainda, mais algumas opções se abrem aos interessados pelos estudos em Geografia: a pós-graduação (mestrado e doutorado) e os recentes cursos tecnológicos na área.

Para dar conta de todas as informações a respeito da área, a Voomp preparou este material especial para os interessados no curso de Geografia. Vamos compreender como funciona o curso, quais as formas de ingresso, o perfil do estudante e do profissional e algumas possibilidades de atuação na área. Vem com a gente!

O estudo da Geografia

Como já explicamos acima, a Geografia é um campo do conhecimento que estuda a relação entre elementos humanos, sociais e biológicos com o planeta Terra. Assim, sua área de análise compreende a relação do homem com o meio ambiente, principalmente como o primeiro afeta as condições do segundo. Dessa forma, os geógrafos buscam entender onde e como vivem e se relacionam os homens, os animais e as localidades. Procuram entender como as paisagens terrestres se formam e se localizam, compreendendo rios, mares, montanhas, cidades e vegetações diversas. Para isso, estudam as relações.

Desde a Antiguidade

Esta ciência é muito antiga e, desde a Antiguidade, é fonte de saber para a humanidade. Assim, a própria palavra “geografia” tem sua origem no termo grego geographía (γεογραπηία), que significa algo como “descrição da Terra”.

Podemos dizer que a humanidade sempre necessitou se localizar no espaço geográfico. Para isso, portanto, preciso compreendê-lo. Assim, desde os povos mais antigos, na pré-história, existia o hábito de compreender os espaço vivido. Portanto, com as primeiras domesticações de animais e o início da agricultura, o homem passou a se localizar em regiões próximas a rios e mares. Contudo, antes mesmo desse período a humanidade se utilizava de conhecimentos geográficos durante as caçadas e busca por cavernas e localidades que servissem de abrigo. Dessa forma, os primeiros mapas – o material mais importante para os geógrafos – eram desenhados nas paredes das cavernas em formas primitivas de orientação espacial.

A necessidade que a humanidade possui da desbravar o espaço – não apenas o terrestre – nos levou às navegações e às explorações. Assim, foi se construindo os saberes a respeito dos diferentes climas e localidades do planeta, bem como a nossa relação com todos esses espaços. Todavia, hoje em dia, nosso conhecimento da Terra se amplia cada vez mais. Assim, desenvolvemos novas tecnologias que nos colocam em novas relações com nosso planeta.

Múltiplos ramos do conhecimento

Portanto, os estudos em Geografia abrangem diferentes e importantes áreas do conhecimento. Entre as principais podemos citar a Geopolítica, a Geografia Urbana, a Geografia Agrária e a Biogeografia, por exemplo. Desse modo, podemos dizer que o principal campo de estudos da Geografia é a relação homem e natureza, a alteração dos espaços, entendidos como vivos e modificáveis.

Aqui no Brasil, os estudos geográficos encontram uma riqueza de diversidade. Isso porque, em nosso país, há uma vasta diversidade de vegetação, animais e climas. Assim, há muito campo de estudo para os pesquisadores da área.

O curso de Geografia

Para contemplar este vasto ramo do conhecimento, os estudos na área se concentram no curso de Geografia. O curso tem a duração de quatro anos e divide-se em alguns módulos de ensino, contando com períodos de estágio e atividades complementares.

Contudo, como já avisamos na introdução deste artigo, o curso de Geografia oferece duas formações distintas, porém complementares. Assim, ao optar pelo curso, você poderá escolher pelo bacharelado ou pela licenciatura. No caso da licenciatura, além dos conhecimentos da área, você terá acesso à disciplinas voltadas à educação e formação. Isso porque a licenciatura habilita os geógrafos a lecionarem no ensino fundamental e médio brasileiro. Você lembra muito bem da matéria de Geografia na escola, certo? O professor responsável por essa disciplina – tanto nas escolas públicas quanto nas particulares – é formado no curso de Geografia, na modalidade licenciatura.

Diretrizes curriculares

De acordo com as Diretrizes Curriculares brasileiras do curso de Geografia, o mesmo se divide em núcleos de conhecimento. Portanto, divide-se em: núcleo específico, complementar e núcleo de opções livres. Ainda, no caso da licenciatura em Geografia, estão inclusos conteúdos voltados à educação básica e à didática. Assim, para os conteúdos específicos do curso, estão aqueles referentes ao conhecimento geográfico. No caso do núcleo complementar, estão inclusos os conhecimentos de outras áreas do saber que complementar o estudo da Geografia. Por fim, no caso das opções livres, os conteúdos são voltados às escolhas do próprio aluno, como disciplinas de outros cursos e derivados.

Por fim, ainda há os momentos de estágio e atividades complementares. Esses momentos são necessários para o alinhamento entre a teoria e a prática, entre a pesquisa básica e aplicada. Portanto, o estudante de Geografia encontrará, além das disciplinas regulares, uma série de opções para contemplar sua formação. Assim, poderá participar de estágios supervisionados para complementar sua formação e adquirir experiência com o mercado de trabalho. Da mesma forma, poderá participar de atividades complementares à sua formação. Alguns exemplos de atividades previstas pelas Diretrizes Curriculares do curso são:

  • estágios, que poderão ocorrer em qualquer etapa do curso, desde que seus objetivos sejam claramente explicitados;
  • seminários;
  • participação em eventos;
  • discussões temáticas;
  • atividades acadêmicas à distância;
  • iniciação à pesquisa, docência e extensão;
  • vivência profissional complementar;
  • estágios curriculares;
  • trabalhos orientados de campo;
  • monografias;
  • estágios em laboratórios;
  • elaboração de projetos de pesquisa e executivos, além de outras atividades acadêmicas a juízo do colegiado do curso.

Grade curricular

Apesar das diretrizes curriculares serem um padrão do ensino de Geografia nas instituições superiores, é importante lembrarmos que as grades curriculares podem alterar de uma instituição para outro. Além da especificidade das disciplinas voltadas à educação para o caso da licenciatura, o foco das disciplinas varia conforme a faculdade. Contudo, a base curricular se mantém a mesma.

Por isso, é fundamental pesquisar bastante sobre a instituição de ensino pretendida. Assim você terá as informações necessárias a respeito do seu curso e do que você poderá encontrar ao estudar em tal instituição.

Exemplo de estrutura curricular do curso de Geografia

Para ilustrarmos com um exemplo, escolhemos a grade curricular do curso de Geografia da faculdade Anhanguera. Neste caso, as disciplinas são para a formação no modo licenciatura. Por isso, estão inclusas disciplinas voltadas ao ensino e à didática. Confira a grade curricular abaixo:

  • Atividade Complementar
  • Biogeografia
  • Cartografia E Letramento Geográfico
  • Cartografia E Semiologia Gráfica
  • Climatologia E Meteorologia
  • Didática
  • Ed – Ciência, Tecnologia E Sociedade
  • Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Licenciaturas
  • Ed – Cultura Digital
  • Ed – Design Thinking
  • Ed – Empreendedorismo
  • Ed – Mindset Ágil
  • Ed – Práticas De Estudo – Competências Socioemocionais
  • Ed – Projeto De Vida
  • Educação A Distância
  • Educação E Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Estágio Curricular Obrigatório
  • Formação Social, Econômica E Política Do Brasil
  • Funcionamento Da Educação Brasileira E Políticas Públicas
  • Fundamentos Da Educação
  • Fundamentos De Filosofia Para Ciências Humanas
  • Fundamentos De Geografia Para Ciências Humanas
  • Fundamentos De Geologia
  • Fundamentos De História Para Ciências Humanas
  • Fundamentos De Sociologia Para Ciências Humanas
  • Fundamentos Epistemológicos Da Geografia
  • Geografia Agrária
  • Geografia Cultural
  • Geografia Da População
  • Geografia Do Brasil
  • Geografia Econômica
  • Geografia Política
  • Geografia Urbana
  • Geomorfologia
  • Geoprocessamento E Sensoriamento Remoto
  • Hidrogeografia
  • Inovação Educacional
  • Libras – Língua Brasileira De Sinais
  • Metodologia Do Ensino De Geografia
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares
  • Produção E Análise De Material Didático
  • Profissionalização Docente
  • Projeto De Ensino
  • Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem
  • Regionalização Do Espaço Mundial
  • Sociedade Brasileira E Cidadania

Cinco competências curriculares para o curso de Geografia

Visando articular as competências dos discentes dos cursos de Geografia, o Ministério da Educação (MEC) estipula o desenvolvimento de algumas habilidades. Assim, os cursos precisam seguir as orientações do desenvolvimento dessas competências em seus estudantes. Desse modo, os futuros profissionais conseguem articular as necessidades do trabalho na área com seus estudos cotidianos.

Portanto, os currículos das Instituições de Ensino Superior (IES) devem se organizar com base em uma fundamentação teórico-metodológica que permita aos discentes o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens essenciais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Assim, as cinco competências gerais que devem nortear as estruturas curriculares dos cursos de graduação em Geografia são:

  • Competência 1 – Utilizar instrumentos digitais de informação e comunicação para a interpretação e explicação de fatos e fenômenos geográficos que auxiliem na resolução dos problemas e dinâmicas espaciais, na definição de pesquisas, investigações e atividades profissionais em campos diversos.
  • Competência 2 – Investigar situações-problema com o intuito de elaborar e testar hipóteses de investigação, formular políticas públicas e resolver problemas de interpretação da realidade com base em conhecimentos transdisciplinares em múltiplas escalas.
  • Competência 3 – Diversificar as diferentes linguagens – escrita, verbal (oral ou visual-motora, como Libras), visual, sonora, digital, artística e matemática – como instrumentais para o conhecimento e reconhecimento competente do mundo, através das suas especificidades técnicas e científicas.
  • Competência 4 – Produzir conhecimentos geográficos que possibilitem a realização de atividades diversas no mundo do trabalho, a partir de ações público-estatais, privadas e da sociedade civil, priorizando-se o exercício da cidadania e da responsabilidade ambiental.
  • Competência 5 – Desenvolver a capacidade argumentativa com base em fatos, dados e informações científicas que ampliem a clareza de formulação e negociação de ideias, pontos de vista e decisões para a definição de estratégias espaciais voltadas para a resolução e/ou superação de conflitos

Formas de ingresso no curso de Geografia

  • Vestibular tradicional: neste caso, as provas são realizadas ao final do ano (ou ao final do semestre, em algumas instituições). Para o vestibular tradicional, são necessários inscrição, pagamento de taxa (para alguns casos há isenção) e acompanhamento das datas marcadas para o exame. No dia da prova, é importante comparecer com antecedência ao horário e local definidos.
  • Vestibular agendado: algumas instituições oferecem a opção de vestibular agendado. Nesses casos, o estudante pode agendar com a instituição data e horário para comparecer ao local de prova. É uma boa opção para estudantes que precisam viajar ou conciliar com horário de trabalho. Algumas das instituições que oferecem essa modalidade são a Unopar, Anhanguera e Pítagoras.
  • Vestibular online: Algumas instituições oferecem a opção de vestibular online. A prova consiste em uma redação e a mesma deverá ser realizada pelo aluno durante o tempo determinado e em uma aba de navegador que não pode ser fechada ou alterada.
  • Enem: a nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma opção de ingresso. A mesma nota no exame também pode oferecer bolsas de estudo ou descontos nas mensalidades.
  • Por fim, há ainda a opção de transferência entre faculdades.

Profissão: geógrafo

O profissional do ramo da Geografia é o geógrafo, como já vimos. Aqui no Brasil, esse profissional é habilitado por meio do bacharelado em Geografia, conforme a Lei 6664/79. Assim, o bacharel em Geografia ainda precisa, para atuar profissionalmente, definir seu registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) do estado no qual atua. Dessa forma, o bacharel em Geografia pode emitir parecer técnico, elaborar EIA/RIMA e, ainda, prestar concurso público para cargos que exijam essa habilitação.

Contudo, como vimos acima, além do bacharel em Geografia, temos também o professor licenciado nesta disciplina. Neste caso, o professor de Geografia – que se graduou na licenciatura – está habilitado a lecionar nos ensinos fundamenta e médio brasileiro. Assim, o professor de Geografia presta concurso público para as escolas estaduais ou pode ser contratado por instituições particulares de ensino (escola ou cursinhos pré-vestibular).

Porém, a docência em Geografia não se restringe aos ensino fundamental e médio. É possível lecionar no ensino superior, tornando-se professor de faculdades privadas ou públicas. Contudo, neste caso, tanto o bacharel quanto o licenciado em Geografia precisarão cursar uma pós-graduação na área. Somente assim será possível exercer a docência no ensino superior. No caso de instituições públicas, que exigem concurso, é necessário mestrado e doutorado na área ou em segmentos afins. Portanto, é fundamental conferir os editais de concursos das instituições onde se pretende lecionar.

Profissão multidisciplinar

Uma das principais características da profissão é a sua multidisciplinariedade. Assim, o geógrafo é capaz de atuar com equipes múltiplas, em parceria com engenheiros, cartógrafos, geólogos, biólogos e muitos outras ocupações. Nas últimas décadas, a profissão tem sido bastante requisitada devido a seu poder de aliar técnicas tradicionais com as novas tecnologias em formação. As mais recentes invenções tecnológicas de mapeamento e geoprocessamento estão em voga e, desse ramo, o geógrafo entende bem.

Para formar geógrafos, o Ministério da Educação (MEC), de acordo com suas Diretrizes Curriculares, estipula uma série de competências necessárias ao profissional formado. Assim, podemos elencar, conforme o próprio Ministério, uma série de competências deste profissional. São algumas delas:

  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimentos;
  • Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;
  • Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
  • Utilizar os recursos da informática;
  • Dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

Aqui no Brasil, o dia 29 de maio é oficialmente o dia do geógrafo.

Salário do profissional

Geógrafo (bacharel em Geografia)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Salario.com.br (em parceria com os dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web) aponta que a média salarial do geógrafo é de  R$4.376,06. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa com mais de 200 profissionais admitidos e desligados entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Assim, ainda conforme a pesquisa realizada pelo Salario, a faixa salarial entre os profissionais da área fica em R$ 3.500,00. Já o teto salarial chega a R$ 9.806,73. Por sua vez, a média do piso salarial (indicada por dados coletados ainda em 2021) é de R$ 3.993,98. Importante mencionar que esses dados foram levantados em pesquisa realizada com profissionais contratados via regime CLT.

A mesma pesquisa também indica o perfil do geógrafo. Assim, o perfil profissional médio do trabalhador da área é de homens, média de 28 anos de idade, formados em Geografia no ensino superior e que contemplam 44h semanais de trabalho. Além disso, o segmento que mais contrata na área são os de origem de serviços de engenharia. Ainda, a cidade que indicou  o maior número de contratações – e, consequentemente, de mais vagas de trabalho – é Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Por fim, a pesquisa da Salario, Novo CAGED, eSocial e Empregador Web ainda apontou o salário inicial de um geógrafo recém-formado. Assim, o valor é de R$ 3.456,17 mensais para uma jornada de trabalho de 42h semanais (em média).

Setores que mais contratam geógrafos

  • Serviços de engenharia
  • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
  • Atividades de estudos geológicos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Construção de edifícios
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação

Professor (licenciado em Geografia)

Novamente, uma pesquisa da Salario, Novo CAGED, eSocial e Empregador Web indicou o salário do professor de Geografia no Brasil. Assim, a pesquisa realizada por essas organizações apontou uma média salarial de R$ 3.178,89 para o professor de Geografia brasileiro. Importante salientar que essa média corresponde à jornada de trabalho de 20h semanais e os dados foram coletados entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Para o professor de Geografia do ensino médio brasileiro, o valor médio de salário ficou entre R$ 1.981,67. Ainda, importante indicar que o teto salarial para a categoria, de acordo com a pesquisa, indicou um valor de R$ 8.164,00, sendo que R$ 2.901,33 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Além disso, o perfil do profissional – professor de Geografia – indica o de um homem, 30 anos de idade, formação no curso de Geografia. Ainda, a média de jornada semanal desse profissional é de 44h e o segmento que mais contrata este perfil é o do ensino fundamental brasileiro.

Por fim, a cidade brasileira com o maior número de contratações do professor de Geografia no ensino médio é São Paulo, capital do estado.

Setores que mais contratam professor de Geografia

  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Educação infantil – pré-escola
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades de ensino
  • Educação infantil – creche
  • Educação superior – graduação e pós-graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades associativas

Por fim, agora que você já conhece as habilidades e os segmentos profissionais para o geógrafo e para o professor de Geografia, que tal conhecer também algumas áreas de atuação para geógrafos? Neste link, trazemos alguns exemplos de segmentos que estão sendo bastante explorados na área. Confira!

Gostou de saber mais sobre o curso de Geografia e as possibilidades profissionais para geógrafos e professores da área? Então não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp sobre este e mais outros muitos exemplos de cursos para o ensino superior. Até mais!

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