Atualmente as graduações em Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda são boas opções para quem gosta da área de comunicação. Você sabe quais as diferenças e semelhanças entre elas? Apesar de serem graduações diferentes, elas estão na área de Comunicação Social. Continue lendo para saber mais sobre essas duas opções de carreira.
O que você verá neste artigo:
A área de Comunicação Social
Área comum de vários cursos, a Comunicação Social trata do estudo das relações entre a sociedade e os seus meios de comunicação. Ela possibilita as habilitações em Audiovisual, Publicidade e Propaganda, mas pode compreender outros cursos. Entre eles, podemos citar bacharelado em Jornalismo, Produção Editorial, Direção Teatral e Relações Públicas.
As disciplinas da faculdade de Comunicação Social variam conforme a ênfase do curso. Como o nome da profissão mostra, quem quer seguir nesta área deve ter uma boa capacidade de se comunicar.
Grade dos cursos
A grade geral do curso de Comunicação é focada nos meios de comunicação de massa. Assim, ela também traz conteúdos de diversas áreas que contribuem no trabalho dos comunicadores. Isso inclui, por exemplo, a antropologia e a sociologia. Veja também outras disciplinas do curso:
Teoria da Comunicação
Comunicação e Expressão
Fundamentos das Mídias;
Comunicação Global, Regional e Local;
Teoria das Ciências Humanas;
Economia e Comunicação;
Teoria Política.
Métodos e Técnicas de Pesquisa;
Apesar dessa grade compartilhada, muitas instituições oferecem disciplinas específicas para cada curso desde o primeiro ano. Por isso, tanto quem quer cursar Publicidade e Propaganda quanto quem prefere se formar em Audiovisual precisa prestar atenção. A ideia é ver bem as matérias das instituições escolhidas antes de decidir.
Como é o curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos. Seu escopo cobre todas as etapas de comunicação e promoção de produtos e serviços para o mercado. O curso prepara profissionais para definir públicos, criar campanhas e utilizar as melhores ferramentas e canais de divulgação.
Principais disciplinas
Na graduação em Publicidade e Propaganda, você vai ver matérias focadas no ensino de técnicas de criação. Nessa lista entram fotografia e redação publicitária, mas também computação gráfica e as várias linguagens da propaganda. A graduação se conclui com o TCC, o trabalho de Conclusão de Curso, e também um estágio.
Veja algumas das disciplinas específicas:
Comportamento do Consumidor
Criação Publicitária
Direção de Arte
Comunicação Institucional
Fotografia Publicitária
Comunicação Política
Estatística Aplicada
Legislação e Ética Publicitária
Língua Portuguesa
Gestão Estratégica e Marketing
Marketing de Relacionamento
Psicologia da Comunicação
Semiótica
Pesquisa de Mercado
As disciplinas podem variar um pouco entre diferentes instituições, mas a maioria dá ênfase aos conteúdos de comunicação, propaganda, planejamento e criação.
O que faz o profissional de Publicidade e Propaganda
A Publicidade e Propaganda é a principal área envolvida na construção da imagem de uma marca. E isso é feito por meio da criatividade junto a diferentes técnicas de comunicação.
A principal responsabilidade de um publicitário é trabalhar a imagem de uma marca e promover os seus produtos. Ele usa seus conhecimentos de comunicação e marketing para criar, analisar e gerenciar as estratégias de vendas. Além disso, coordena campanhas publicitárias, logotipos, embalagens, etc. Ou seja, tudo o que gerar influência na marca e na imagem que os consumidores têm dela está relacionado ao publicitário.
Onde estudar Publicidade e Propaganda
O curso é oferecido em diversas faculdades, tanto na modalidade presencial quanto em EAD. É sempre importante ver se a instituição escolhida é aprovada pelo MEC para que a sua formação seja validada.
Alguns exemplos de instituições de qualidade são a Anhanguera, a UNOPAR, e a Pitágoras.
Área de atuação
A Publicidade e Propaganda é uma carreira com uma área de atuação ampla. Confira algumas das opções além das agências de publicidade:
Empresas que prestam serviços de publicidade, como estúdios de fotografia ou produtoras audiovisuais e de internet
Setor público: atuando em campanhas educativas ou promocionais de prefeituras, estados ou governo federal
Consultoria: orientando pessoas ou marcas que desejam definir sua estratégia de comunicação
Organizações Não Governamentais: desenvolvendo campanhas de conscientização para causas ou para levantar fundos
Mercado de trabalho
Como a área de atuação é ampla, o mercado de trabalho para os formados em Publicidade e Propaganda é bastante promissor.
É importante lembrar que, com o crescimento do uso da internet, pequenas agências vêm apostando em ações de publicidade no formato digital. Assim, a quantidade de profissionais trabalhando com marketing de conteúdo e comércio eletrônico vem aumentando.
Além desse caminho da publicidade digital, o profissional também pode aprofundar seus conhecimentos por meio de uma pós-graduação em área específica.
Graduação em Produção Audiovisual
O profissional formado em Produção Audiovisual trabalha na elaboração e produção de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos. Isso inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Sua participação é fundamental na confecção de vídeos e filmes.
Além disso, quem se forma em Produção Audiovisual pode atuar em cinematecas, museus de imagens e som, rádios e centros de documentação privados e estatais.
É um campo de trabalho amplo e que está em expansão, pois lida com todos os tipos de linguagem. Entre elas, incluem-se cinema, televisão, internet e todas as produções que conjugam imagem e som.
O Curso
No Brasil, o curso de Produção Audiovisual é oferecido na modalidade superior de tecnologia, que confere o grau de tecnólogo. Trata-se de um curso com duração de 5 semestres, e que pode ser feito de forma presencial ou à distância (EAD).
Assim como acontece com todos os cursos superiores tecnológicos, o de Produção Audiovisual é focado na prática da profissão. Ele conta com disciplinas voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.
Grade do Curso
A grade do curso de Produção Audiovisual varia de acordo com a instituição.
Veja alguns exemplos de disciplinas que você poderá encontrar no curso de Produção Audiovisual:
- Análise Textual
- Animação
- Captação de Recursos
- Computação Gráfica
- Cultura Brasileira
Edição de Imagem e Som - Estética e História da Arte
- Ética e Legislação
- História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
- Marketing
- Mídias Digitais
- Planejamento, Orçamento e Custos
- Pós-produção
- Processos de Produção
- Produção Musical
- Roteiro
- Sistemas Técnicos
- Sonoplastia
- Técnicas de Iluminação
- Teorias da Comunicação
Faculdades de Produção Audiovisual
Há diversas instituições que oferecem a graduação nessa área. Entre elas podemos destacar as seguintes.
A profissão
O profissional formado em Produção Audiovisual pode atuar em diversas funções como direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição de filmes e vídeos. Além disso, ele pode trabalhar com redação, produção e edição para o rádio e a televisão. Este é um campo que está em constante crescimento. Outra possibilidade profissional com muitas oportunidades são as emissoras televisivas, rádios, publicidade e, também, o investimento em mídia digital e mobile.
Confira abaixo as áreas em que você pode atuar escolhendo o curso de Produção Audiovisual:
Direção Nesta função o profissional gerencia a execução de um filme. Assim, ele fica envolvido na aprovação do roteiro, escolha de elenco, planejamento de produção e definição da iluminação, entre outras tarefas.
Roteiro O roteirista é um profissional muito importante. É que o responsável por escrever ou reorganizar a história que uma produção audiovisual vai mostrar.
Captação de som O profissional desta área é responsável pela escolha de equipamentos adequados a captação do áudio de uma produção e também cuida do acústico do ambiente.
Edição de som Aqui o profissional vai elaborar e editar as trilhas sonoras de qualquer tipo de filme ou vídeo.
Animação Nesta área o profissional exerce funções como criação de imagens utilizando diversas técnicas e materiais, como desenhos, fotografia, massa de modelar, ou computação gráfica.
Direção de Arte O profissional que trabalha nessa área vai definir os aspectos visuais de uma produção. Portanto, caberá a ele garantir a qualidade e uniformidade das cenas.
Montagem Nesta área se faz seleções e junção de cenas para que seja montada uma narração ordenada e coerente. Assim, pode-se criar um teor artístico a uma obra.
Fotografia O profissional de fotografia planeja os elementos que trazem uma produção as emoções e o clima pedidos no roteiro.
Mercado de trabalho
Com o crescimento das produções nacionais e o aumento da quantidade de mídias no país, o mercado de trabalho para o profissional de Produção Audiovisual está em alta. Assim, há boas oportunidades de trabalho nos setores de publicidade e programação de TV a cabo.
Em 2011 uma lei estabeleceu que toda emissora de TV a cabo deve reservar uma parte de sua programação para produções nacionais. Portanto, com isso houve um aumento de demanda para a área. O profissional formado em Produção Audiovisual pode atuar em empresas públicas e privadas e também em produtoras independentes e ONGs.
Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!