Se você está pesquisando mais informações sobre a área de comunicação, pode ter se deparado com uma dúvida: publicidade e propaganda ou marketing e propaganda? Isso porque existem cursos com diferentes nomes e focos. Vamos entender melhor!
Porém, é bom ressaltar que muitas vezes as diferenças de grades curriculares ou objetivos pode acontecer devido à instituição escolhida. Isso porque muitas universidades, públicas ou privadas, possuem diferentes focos no desenvolvimento dos cursos.
O que você verá neste artigo:
Diferenças entre publicidade, propaganda e marketing
Antes de falarmos sobre as diferenças entre os cursos de Publicidade e Propaganda ou Marketing e Propaganda, vamos entender melhor esses termos. Porém, esses não são definitivos e, muitas vezes, podemos usá-los com diferentes objetivos.
A definição desses termos é sempre intercalada. Isso acontece porque fazem parte de uma mesma área de atuação, possuindo poucas diferenças entre si. Na prática, os limites são extremamente nebulosos e, muitas vezes, não conseguimos distingui-los.
O que é a publicidade?
Vamos começar as nossas definições a partir da publicidade. De forma conceitual, sua definição é direcionada para a divulgação espontânea de um produto ou serviço. Aqui, destaca-se o caráter orgânico de tal divulgação.
Dentro da publicidade, encontramos áreas como relações públicas e os trabalhos com redes sociais. Em ambos os casos, o objetivo é criar um efeito cascata para divulgação de benefícios e vantagens.
O que é a propaganda?
Bem similar à publicidade, mas com uma diferença essencial, a área da propaganda está diretamente ligada ao investimento financeiro. Ou seja, a compra de mídia e espaço para a divulgação de um bem. Inicialmente, essa compra era direcionada, quase exclusivamente, à televisão, rádio, jornais e revistas.
Porém, a propaganda vai além. Na verdade, qualquer ação paga que busque propagar e divulgar algo pode ser considerada uma propaganda. Portanto, um stand de experimentação no mercado é uma propaganda.
Nesse momento, você pensa: se uma agência de publicidade é paga para criar posts que procuram incitar o boca a boca, isso é publicidade ou propaganda? Justamente nesses casos é difícil visualizar tais limites. E é por isso que temos cursos como Publicidade e Propaganda ou Marketing e Propaganda.
O que é o marketing?
Seguindo as definições dos termos que utilizamos, chegou a hora de analisarmos o marketing. Segundo Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da área, uma possível definição é a partir do que chamamos de mix de marketing.
Esse mix possui, a princípio, quatro pilares: produto, promoção, preço e praça. De forma bem resumida, o mix mostra como essa área cuida de um panorama geral. Assim, tal panorama envolverá o ciclo de vida do produto, serviço ou empresa. Atualmente, esse mix ganhou outros pilares relacionados à tecnologia.
Como foi possível perceber, especialmente na definição de marketing, há a parte de promoção. Assim, essa é um dos quatro pilares do mix de marketing, composta por diversas outras áreas, entre elas a publicidade e a propaganda.
Portanto, ao falarmos sobre as diferenças entre publicidade e propaganda ou marketing e propaganda, precisamos ter em mente que ambas se interligam a todo momento.
Publicidade e Propaganda ou Marketing e Propaganda?
Agora que já conhecemos as características básicas de cada uma dessas áreas, vamos falar mais sobre as diferenças entre os cursos que propõem o foco em publicidade e propaganda ou em marketing e propaganda.
Publicidade e Propaganda
Como falamos anteriormente, as áreas de publicidade e propaganda possuem maior foco em divulgar e publicizar um produto, serviço ou marca. Por isso, as instituições que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda têm foco neste segmento.
É possível que em algumas universidades, públicas ou privadas, o aluno encontre um ciclo básico neste curso. Muitas vezes, a graduação é iniciada como Comunicação Social e, após o quarto período, ou segundo ano, existem caminhos a serem seguidos. Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Cinema. Entretanto, em algumas faculdades, não há o curso de Cinema.
Dessa forma, ao escolher seguir o caminho de Publicidade e Propaganda, o estudante terá disciplinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades direcionadas para o mercado de divulgação de um produto. Ou seja, há maior demanda para quem possui uma veia criativa proeminente.
Algumas das matérias que serão vistas neste curso são:
- Direção de Arte
- Redação Publicitária
- Identidade Visual
Marketing e Propaganda
Seguindo a lógica vista anteriormente com as definições dos termos utilizados, podemos inferir que o curso que possui o foco no Marketing e Propaganda, lida, também, com áreas relacionadas ao processo completo de gestão de um produto ou serviço.
Além de lidar com a área de propaganda, como vimos, o curso possui o objetivo de ensinar a divulgação a partir de investimento financeiro. Poderíamos falar que, neste curso, o aluno estará apto a atuar em todo o processo de desenvolvimento, planejamento, pesquisa e, claro, propaganda de tal produto ou serviço.
Portanto, aquele que decidir seguir o caminho do Marketing e Propaganda, irá atuar com foco em gestão e administração. Ele será capaz de analisar pesquisas de mercado, buscando a melhor forma de sanar eventuais problemas. É uma posição mais analítica do que criativa.
Para o aluno que buscar se aprofundar na área de Marketing e Propaganda, algumas das disciplinas que poderão ser vistas durante o curso são:
- Ciclo de Vida do Produto
- Gestão e Administração
- Marketing Digital
Escolhendo entre publicidade e propaganda ou marketing e propaganda
Como apresentamos neste artigo, é possível perceber que as diferenças entre publicidade e propaganda e marketing e propaganda estão, de forma resumida, focadas no objetivo do profissional. No caso de marketing, há uma maior abrangência em relação ao ciclo de vida do produto.
Já na área de publicidade e propaganda, temos um maior foco no processo final de divulgação e publicização do produto ou serviço. Portanto, essa escolha deve ser feita de acordo com as habilidades e aptidões do profissional.
Sendo assim, é importante ressaltar que ambas as áreas lidam com processos criativos, analíticos e, especialmente, em relação com o mercado consumidor, sociedade e público alvo. Portanto, agora, você já tem as informações necessárias para tomar tal decisão. Escolha uma área e mire no seu curso!