A evolução das técnicas e ferramentas de Marketing tem sido muito expressiva nos últimos anos. Área fundamental no mundo dos negócios, o marketing tem o poder de ditar tendências e mudar os rumos do mercado.
Na era da internet, essa especialidade adquiriu novas características, adaptando-se ao mundo digital. É sobre isso que iremos tratar neste texto. Se você quer se preparar para trabalhar com marketing no setor digital, venha conhecer a especialização na área e fique bem informado sobre a sua futura carreira!
O que você verá neste artigo:
O que é Marketing Digital?
Na essência, não há uma grande diferença entre Marketing Digital e o Marketing tradicional. Em ambos os casos, os profissionais da área buscam formular estratégias para conquistar novos públicos-alvo e engajá-los com os serviços oferecidos, bem como trabalhar questões de relacionamento, gerenciamento de redes sociais e visibilidade de marcas.
No entanto, a principal diferença está nas ferramentas exclusivas utilizadas no Marketing Digital, próprias da revolução tecnológica vista nos últimos anos. Hoje em dia, é fundamental que as empresas se posicionem em diversos canais e plataformas on-line. O profissional do Marketing Digital atua justamente nesta área, buscando a forma mais adequada de estabelecer as marcas no ambiente virtual. Quando você usa o seu celular e as suas redes sociais, certamente já se deparou com diversas estratégias do marketing digital 😉
Por que fazer uma especialização nesta área?
Atualmente, empresas de diferentes portes procuram explorar o mundo virtual para conquistar novos clientes e prosperar nos negócios. Seja o pequeno empreendimento do seu bairro ou então uma gigante multinacional, a visibilidade na internet tem sido estrategicamente pensada.
Sendo assim, a função de analista de marketing digital tem estado em alta no mercado. A tendência é que a procura por profissionais deste ramo seja cada vez maior, à medida que os mecanismos de marketing continuam crescendo.
Ainda há um outro ponto positivo. Os cursos de especialização em Marketing Digital não costumam ser muito longos. Em até 1 ano, você pode concluir a sua formação, tanto de forma presencial quanto a distância.
Ah, e os valores são bem em conta! Com menos de R$ 200 por mês, você pode começar a sua pós-graduação. Confira aqui algumas boas opções de cursos oferecidos por instituições reconhecidas nesse mercado.
Com uma formação adequada nesta área, você estará capacitado para atuar em empresas de diversas áreas e tamanhos. Tempos atrás era muito comum ouvir termos como “profissões do futuro”. Pois o futuro já chegou e é agora! Chegou a sua vez de protagonizar a mudança e entrar nesse mercado aquecido e valorizado.
Para quem se destina essa especialização?
Se você é apaixonado por desafios e movido a alcançar objetivos, o trabalho de um profissional do marketing digital tem tudo a ver com você. Com uma boa formação, logo você verá seus esforços materializando-se em resultados.
Ah, e você não precisa ter uma formação prévia específica. É muito comum que, pela proximidade de conteúdos, pessoas formadas em Publicidade ou Administração procurem por esta especialização. No entanto, isso não é uma regra.
Com espírito empreendedor, criatividade e vontade de dominar as estratégias de marketing na internet, você pode expandir seus horizontes independente de sua área de origem. Isso vale para você que quer dar visibilidade ao seu negócio, seus projetos ou ao seu perfil profissional.
O que se estuda na especialização em Marketing Digital?
A área de estudos do marketing digital é relativamente recente, mas não deixa de ter bastante variedade e novidades para aprender. Nesta especialização, você encontrará diversos conceitos que representam diferentes etapas do trabalho com marketing digital.
“Retorno Sobre Investimento”, “Custo de Aquisição de Clientes” e “Funil de Vendas” são exemplos de temas muitos frequentes na especialização e que têm tudo a ver com processos de conquistar novos clientes e aprimorar as etapas de uma venda. Esses são exemplos de atribuições de um analista de marketing digital e que você estuda em uma especialização.
Além disso, os estudantes encontram uma formação completa sobre as diversas atribuições do profissional do marketing. São matérias sobre gestão de marca (branding), análise de dados (analytics), crescimento nas redes sociais (growth hacking), inteligência de negócios e publicidade.
Conheça algumas matérias do MBA em Marketing Digital e Analytics da Ampli:
- Gestão e Análise de Comunicação e Mercado
- Indicadores e Métricas
- Marketing de Produtos e Serviços
- Comportamento do Consumidor e Marketing
- Marketing Digital
- Mídia Online
- Ações de Engajamento do Consumidor
- Metodologia Ágil
- Branded Content
Como escolher a pós-graduação ideal?
Definitivamente, esta não é uma pergunta simples. Mas existem alguns critérios que você pode levar em conta na hora de escolher o curso que melhor se encaixa com você. Antes de qualquer coisa, é importante você ter clareza sobre seus objetivos profissionais e até onde você quer chegar.
Cursos de Marketing Digital são diversos, portanto, dar uma boa pesquisada sobre as atribuições de cada um levará você a uma melhor escolha. Se você prefere atuar analisando informações e formulando estratégias, uma especialização com foco em analytics pode ser a melhor opção.
Porém, se o seu perfil se adequa mais à área comercial, onde você pretende trabalhar com negócios e relacionamento com clientes, um curso de Gestão Comercial e Marketing Digital tem tudo a ver com isso.
Fato é: não existe uma especialização melhor que a outra, mas aquela que combina mais com os seus sonhos. E você tem todos os motivos para sonhar com uma pós-graduação super bacana e promissora! Hoje a gente fica por aqui. Esperamos que você tenha curtido nosso conteúdo e aprendido junto com a Voomp. Até a próxima! 😉