InícioDicasCurrículoSaiba a importância de manter o seu currículo atualizado

Saiba a importância de manter o seu currículo atualizado

O currículo é uma das ferramentas mais importantes do mercado de trabalho para conseguir um emprego na sua área. Isso porque o currículo serve como um cartão de visitas para os novos recrutadores. Se trata de um documento onde os empregadores conhecem o candidato e se interessam por ele. Saiba então, a importância de manter o currículo sempre atualizado para conseguir novas entrevistas!

Infelizmente, é normal muitas pessoas cometerem o erro de deixar o seu currículo desatualizado. Seja por falta de tempo ou até mesmo porque não está, de fato, procurando um novo emprego naquele momento. Porém, no âmbito corporativo, a opinião é unânime: O currículo precisa estar sempre atualizado, pois, você não sabe o momento que pode precisar dele.

Você tem dúvidas de como usar essa ferramenta ao seu favor, ou até mesmo, não sabe como atualizá-lo para quando precisar? Fique aqui que vamos te dar dicas de como deixar seu currículo sempre atualizado e te mostrar a  importância de mantê-lo assim.

Qual a importância do currículo?

O currículo serve como cartão postal para as empresas te conhecerem. É o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato. Ainda que o documento seja recebido online, ou até mesmo, pessoalmente. O currículo costuma conter dados de contato, a formação escolar, suas experiências profissionais e cursos extracurriculares. 

Em síntese, é a partir dele que o empregador vai se interessar por você, desejando descobrir mais ao seu respeito e, posteriormente, agendando uma entrevista. 

Por isso é sempre importante mantê-lo atualizado para atrair a atenção dos seus futuros entrevistadores, e quem sabe, chefes! 

Porque deixar o currículo sempre atualizado?

Um dos principais e óbvios motivos é estar sempre preparado para enviar um currículo quando surgir aquela vaga legal. Por exemplo, imagine que você está rolando a timeline do Facebook no horário de almoço e vê uma vaguinha interessante? Às vezes pode não dar tempo de você correr até o computador e atualizar o currículo. Seria legal ter ele sempre disponível no seu e-mail nestes casos, não é mesmo?!

Outro motivo é mostrar ao recrutador o quanto você pode ser dinâmico e ágil. Imagine você publicando uma vaga e já recebendo um dos primeiros currículos? Felizmente, no mundo em que vivemos, é um diferencial a agilidade em enviar currículos.

Outra coisa que vale ressaltar é a importância de você mostrar suas qualificações sempre atualizadas. Concluiu aquele cursinho livre? Atualiza o currículo. Saiu daquele emprego antigo? Atualize o currículo. O recrutador já terá  essa informação no ato do contato e você terá mais chances de atrai-lo. 

E finalizando, os currículos online fazem toda a diferença. A exemplo temos o LinkedIn, onde pesquisas apontam que 93% dos recrutadores utilizam a plataforma. Portanto, esteja sempre atualizando os seus dados de contato, experiência profissional e cursos nos sites, os recrutadores estão sempre checando as redes sociais e publicando novas vagas. Esteja atento!

Então vamos lá, em quatro passos, saiba como manter seu currículo sempre atualizado e veja a importância disso. 

1- Estar preparado para oportunidades de imediato

Na maioria das vezes, o recrutador tem pressa. O currículo estar sempre atualizado é importante, pois, as melhores oportunidades de trabalho podem surgir de imediato, sem você esperar.

Atualizando sempre seu currículo você demonstra interesse no mercado de trabalho e habilidade para lidar com situações rápidas, se destacando em meio à concorrência. Além de você valorizar suas qualificações, dando importância por mostrá-las numa seleção.

2- Chamar atenção dos recrutadores

Um currículo atualizado chama a atenção por ter uma boa quantidade de informações disponíveis e reunidas de um determinado local. Isso facilita o trabalho dos recrutadores, chamando a atenção óbvia deles. Para isso, mantenha-o atualizado também nas redes sociais, como o LinkedIn, onde muitos empregadores buscam candidatos diariamente.

3- Interação dinâmica com o mercado de trabalho

Já ouviu aquele ditado “Quem tem boca vai à Roma?”. Uma coisa que vale ressaltar é a importância real de você manter um certo contato com o ambiente corporativo. Mesmo que seja enviando currículos ou buscando indicações. Uma pessoa que faz contato constante com pessoas da sua área tende a ter muito mais contatos do que alguém que não costuma enviar currículos.

Como estruturar o seu currículo?

Para saber a importância de um currículo atualizado, também devemos entender como estruturá-lo corretamente para ter fácil visualização e compreensão do recrutador.

Para isso imagine-se na empresa recebendo o seu currículo e se ponha no lugar do empregador.

De antemão, podemos dizer que o currículo deve conter dados de contato, ou seja, nome completo, telefone, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É importante que o telefone e o e-mail estejam em evidência para que a empresa entre em contato quando precisar.


Logo após, é necessário vir o “objetivo profissional”. O seu objetivo profissional deve ser extremamente claro e conciso. Se possível, estar descrito em apenas uma linha. Esse campo será sempre o seu cargo e área de interesse. Evite colocar o famoso: “A disposição da empresa”.

Em seguida, precisa vir sua formação acadêmica. É fundamental colocar se possui ensino superior, o curso e o nome da instituição. 

E depois, vem suas experiências profissionais. Essas devem ser descritas em ordem decrescente e conter o ano em que começou a trabalhar e terminou, cargo e as tarefas que realizava na empresa. Fique atento ao colocar as tarefas, é nesse momento que o recrutador vai resolver te selecionar ou não.

Finalmente, é a vez dos cursos e habilidades. Os cursos devem ser todos aqueles cursinhos extracurriculares que possui, seja do curso de idiomas até algum curso livre da faculdade.  As habilidades são características suas e funções que você executa muito bem. Não economize em informações!


Leia mais:

5 dicas para o primeiro emprego

Profissão: posso escolher uma carreira com base nas ofertas de emprego?

Trabalho e estudos: 5 dicas para vencer esse desafio?

Como conseguir estágio através do LinkedIn?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.