InícioDicasEADBenefícios que o EAD traz para o meio ambiente

Benefícios que o EAD traz para o meio ambiente

Desde a infância somos ensinados acerca dos efeitos da ação humana no meio ambiente. Além disso, somos instruídos sobre como mudanças simples em nossa rotina podem fazer a diferença nesse cenário. Entretanto, talvez você não saiba que o ensino em formato EAD pode ser um aliado na preservação do meio ambiente.

A interferência dos seres humanos no meio ambiente é responsável pela poluição, extinção de espécies, agravamento do efeito estufa e até mesmo inundações e erosões. Dessa forma, é essencial que sejam tomadas atitudes para buscar preservar o que resta de nossa riqueza ambiental e a fim de reverter o que for possível. Neste cenário, o ensino a distância (EAD) pode ser um excelente aliado.

Como funciona o ensino a distância?

O ensino a distância, conhecido pela sigla EAD, é uma modalidade de ensino que promove aulas em modalidade digital. Ou seja, não há necessidade de presença física do estudante ou professor para sua realização.

Atualmente a modalidade está disponível nas principais faculdades do país. Esta é baseada no processo de escolha de uma unidade da instituição para realização de provas. Ao realizar a matrícula, o graduando recebe acesso ao portal da faculdade. Lá ele poderá assistir suas aulas conforme sua rotina lhe permitir, contanto que não perca os prazos.

Quais são os benefícios do EAD para estudantes?

O ensino a distância é uma modalidade que promove maior responsabilidade para o estudante. Isso porque este será o responsável por todo o seu processo de aprendizagem e cumprimento de prazos. Além disso, pode ser ideal para estudantes que moram distantes da faculdade. Considerando que o comparecimento ao polo escolhido acontece apenas para a realização de provas. Além disso, estas ocasiões costumam ser apenas duas vezes por semestre.

Dessa forma, o EAD abre espaço para graduandos cujo estilo de vida é mais corrido e até mesmo imprevisível. Este permite que o aluno acompanhe as aulas e realize suas atividades de onde estiver, contanto que possua conexão de internet para fazê-lo.

Além disso, a modalidade costuma ter o preço mais acessível. Dessa forma, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao sonho de cursar o ensino superior de maneira descomplicada.

Quais são os benefícios do EAD para o meio ambiente?

Além dos benefícios promovidos para os estudantes que optam pela modalidade, o EAD também conta com vantagens para o meio ambiente. Possibilita menor produção de lixo, redução na emissão de gases poluentes e até mesmo menos gastos em energia.

Os principais fatores a serem destacados quando falamos sobre os benefícios do EAD para o meio ambiente seriam com relação à produção de lixo e a emissão de gases poluentes.

O primeiro acontece ao considerarmos que o ensino a distância é uma modalidade que oferece a possibilidade de uma maior parcela dos estudantes abdicarem do uso de papel e caneta para suas anotações. Diferente de um ensino presencial, que apenas uma pequena parcela dos estudantes conta com a possibilidade de portar um notebook ou tablet a fim de fazer seus registros. Além disso, considerando o fato de as comunicações, atividades e materiais serem disponibilizados de maneira digital, a própria instituição já estará exercendo uma boa redução neste sentido.

Enquanto isso, o segundo maior benefício de adotar o ensino a distância se dá através da redução de poluentes na atmosfera. Durante a primeira semana do isolamento social em decorrência da pandemia,  Paulo registrou queda de 50% nos índices de poluição do ar. Isso acontece por conta da redução de veículos nas ruas. Ou seja, em decorrência do fechamento de diversas empresas e instituições de ensino, que adotaram modalidades de trabalho e ensino a distância.

Essa diminuição no número de veículos nas ruas proporciona queda na emissão de gases que são responsáveis pela degradação da atmosfera e promovem doenças pulmonares. Por também promover redução brusca na necessidade de transporte do estudante, o EAD possibilita que isso aconteça.

Onde posso fazer uma faculdade EAD?

Atualmente o ensino a distância está disponível nas principais faculdades do país. Dentre elas, destacamos a Anhanguera, Pitágoras e Unopar. São instituições que possuem boa infraestrutura, reconhecimento pelo MEC e valores acessíveis em seus cursos.

Anhanguera

A Anhanguera foi fundada no ano de 1994 e, em 2014, passou a integrar a Kroton Educacional. Assim, unindo-se ao maior grupo educacional do Brasil. Atualmente a faculdade oferece cursos de graduação, pós-graduação, além de tecnólogos e de extensão. Ainda, dispõe de cursos em diversas áreas do conhecimento. 

Pitágoras

A primeira unidade da faculdade Pitágoras foi fundada em Belo Horizonte, em 2000. Esta oferecia o curso de Administração e, ao término de 2001, já contava com 332 alunos. Além disso, já atuava com ampla base na Educação Básica, somando mais de 98 mil alunos.

Unopar

Fundada em 17 de fevereiro de 1972, a Unopar conta com mais de quatro décadas de tradição de ensino. Além disso, conta com diferenciais como:

  • Apoio personalizado para cada fase acadêmica do graduando;
  • Sistema de ensino que prepara para o mercado de trabalho;
  • Aprendizado dinâmico e interativo, com situações reais de cada profissão;
  • Valorização do esforço e desempenho do estudante a partir das atividades desenvolvidas em cada semestre;
  • Portal gratuito e exclusivo aos alunos com vagas de estágio e emprego em milhares de empresas do país.

Como é o EAD na Unopar?

Completamente a distância, o EAD da Unopar oferece aulas disponibilizadas online e os estudantes contam com o auxílio de um tutor. A presença do estudante no campus escolhido acontece apenas para o encontro inaugural e duas vezes por semestre para realização de suas provas.

Os estudantes que optam pela Unopar também contam com suporte virtual e contínuo, garantindo que o aluno não estará sozinho em seu processo de aprendizagem e tenha sempre auxílio em suas dúvidas. Ainda, este conta com material didático digital e terá a oportunidade de interagir com seu professor e colegas através de fóruns.

Conclusão

O ensino a distância oferece diversas vantagens para o estudante que sonha em ingressar no ensino superior. Estas vão desde valores acessíveis até a possibilidade de realizar o curso de onde estiver. O EAD também promove benefícios para o meio ambiente. Dessa forma, oferecendo a oportunidade de minimizar danos causados pela ação humana na atmosfera.

Disponível nas principais faculdades do país, o ensino a distância pode ser uma excelente opção para estudantes. Ideal para aqueles que possuem bom senso de organização e responsabilidade que estejam preocupados com o impacto de suas ações no meio ambiente.

Conheça mais sobre a modalidade com esta matéria sobre os processos da educação a distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.