InícioDicasEstudosTutor ou professor: qual a diferença?

Tutor ou professor: qual a diferença?

É comum que, durante as pesquisas pelo curso superior, o aluno se depare com o termo “tutor”. Este mostra-se diferente do professor e é comumente visto em cursos a distância. Entretanto, você sabe qual é a diferença entre o tutor e o professor?

Apesar de ambos possuírem extrema importância no processo de aprendizagem do estudante, são profissionais distintos entre si. Assim, possuem funções diferentes e oferecem formas distintas de apoio ao processo de aprendizagem do graduando. Continue lendo para entender de uma vez por todas o que é um tutor e qual é a diferença deste para o professor.

A diferença entre tutor e professor

No ensino presencial tradicional, o professor é tido como o ponto focal do processo de aprendizagem. Este é responsável pelo desenvolvimento e ensino do conteúdo. Além disso, conta com a responsabilidade de auxiliar os estudantes em suas dúvidas e atividades. Entretanto, sua função passa por mudanças quando se trata do ensino a distância.

O EAD é a modalidade de ensino que promove aulas em formato digital. Ou seja, não há necessidade de presença física do estudante ou professor para sua realização. Com isso, o protagonismo no processo de aprendizagem passa para o graduando, deixando de ser responsabilidade do professor. Isso porque o EAD permite que as aulas sejam conferidas no momento mais oportuno para o estudante, fazendo com que esse possa ter dúvidas em períodos em que não há disponibilidade do professor.

É nesse contexto que o tutor entra em ação. Este atua com o papel de intermediador entre o estudante e o professor. Dessa forma, deve ser um profissional capacitado para auxiliar o graduando em seu processo de aprendizagem. 

O papel do professor no ensino a distância

Nos cursos a distância da Unopar, por exemplo, o professor é um docente titulado com formação na área do curso específico. Assim, são responsáveis por ministrar as teleaulas, planejar e desenvolver conteúdos para a sala de aula. Ainda, tratam de todo o processo de desenvolvimento e acompanhamento de atividades.

Com isso, o graduando terá contato com este por meio das teleaulas ao vivo e das aulas-atividades que ocorrem semanalmente no polo, de maneira presencial. Já no ambiente digital, estes estarão envolvidos nas videoaulas gravadas, fóruns de discussão e na realização de atividades da universidade.

O papel do tutor no ensino a distância

Conforme mencionado, em linhas gerais, o papel do tutor é auxiliar o estudante em seu processo de aprendizagem. Isso acontece através de sua intermediação entre aluno e professor, de forma a garantir melhor compreensão do conteúdo por parte do estudante. Assim, baseando-se no conteúdo e instruções fornecidas pelo professor, o tutor será capaz de tirar dúvidas e acompanhar o estudante nesse processo, para que apresente resultados satisfatórios.

É objetivo e responsabilidade do tutor promover a melhor experiência do estudante com o conteúdo ministrado. Além disso, por possuir maior contato com os graduando, também faz parte da função do tutor o papel de incentivador do aluno. Afinal, é comum que em diversos momentos a graduação seja um desafio. Com isso, o tutor será responsável por respaldar e empoderar o estudante quando for possível fazê-lo.

Além disso, o auxílio do tutor também é essencial para promover maior responsabilidade e independência para que os estudantes possam passar pelo processo de aprendizagem sozinhos. Isso porque estes são benefícios do ensino a distância: ao colocar o processo de aprendizagem nas mãos do estudante, esse pratica suas habilidades de organização e responsabilidade. Noções extremamente importantes para o mercado de trabalho.

Quais são as vantagens do ensino a distância?

A modalidade 100% online é o modelo mais tradicional do ensino a distância. Trata-se da formação disponibilizada de maneira totalmente remota com aulas promovidas em ambiente digital. Assim, o aluno deve comparecer ao polo escolhido apenas para realização de provas.

Com isso, é a modalidade ideal para indivíduos cujo estilo de vida é mais corrido. Entretanto, para optar por esta modalidade é essencial que o estudante possua um perfil comprometido e organizado. Isso porque todo o seu processo de aprendizagem estará em suas mãos.

O tutor na equipe da Unopar

Ao optar pela graduação semi presencial ou 100% online, o estudante da Unopar conta com uma equipe especializada para seu auxílio. Dentre os profissionais, há dois tutores para orientar o graduando em suas atividades. São eles o tutor a distância e o presencial.

  • Tutores a distância – Profissionais que possuem formação na área da graduação escolhida pelo estudante. Ainda, são responsáveis pelo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, atuam como mediadores da articulação entre alunos, tutores presenciais e professores especialistas. Seu papel é importante para o atendimento ao aluno, ao acompanhar seu processo de aprendizado junto aos docentes. Através do ambiente digital, este atua na orientação de alunos para realização de atividades, esclarecendo dúvidas e procedimentos.
  • Tutor presencial – O graduando também contará com o acompanhamento de um tutor presencial. Trata-se de um profissional com formação na área, responsável pelo acompanhamento presencial do aluno. Esse trabalho é feito no polo presencial e visa a mediação de dúvidas, sugestões e comentários. Além disso, o tutor também é responsável pelo registro de frequência, aplicação de provas e acompanhamento de atividades pedagógicas.

Estes profissionais são essenciais para garantir que o aluno receberá todo o respaldo necessário para a execução satisfatória das atividades do curso.

Tutor e Professor: dois profissionais que enriquecem o processo de aprendizado

Com isso, é possível compreender que tanto o tutor quanto o professor possuem papéis que são essenciais no processo de aprendizagem do graduando. Além disso, suas funções e atividades não são excludentes entre si, como à primeira vista pode-se supor. Dessa forma, com papéis que se complementam, os dois profissionais possuem a função de enriquecer e proporcionar a melhor experiência de ensino para o estudante. Cada um dentro de suas possibilidades e funções.

Conforme mencionado, o tutor é comumente encontrado em faculdades que contam com a modalidade de ensino a distância. Caso ainda esteja em dúvida sobre esta modalidade ser ou não adequada para você, não deixe de conferir a matéria sobre como conciliar teoria e prática estudando a distância. Não vai se arrepender!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.