InícioDicasDia do Estudante: Quando é e como surgiu?

Dia do Estudante: Quando é e como surgiu?

Todos os anos, é bastante comum que escolas e professores prestem homenagem a seus alunos, inclusive com lembrancinhas e dinâmicas especiais no espaço escolar. E, nada mais justo do que homenagear esses grandes protagonistas da educação, não é mesmo? Mais do que um direito, a educação carrega consigo o poder de transformar o mundo para melhor.

No post de hoje, descubra como surgiu o Dia do Estudante e em qual data é comemorada. Se você gosta de história, é bem provável que se interesse por esse post. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o Dia do Estudante! 

Quando é o Dia do Estudante?

No Brasil, diversas ocupações profissionais e especializações são homenageadas de forma oficial em calendários municipais, estaduais e federais. Você já ouviu falar no Dia do Advogado, no Dia do Arquiteto ou no Dia do Professor? Todas essas datas existem e são carregadas de significados para cada uma das profissões. 

Mas, e quem não possui uma profissão definida ainda e está se preparando para tal conquista? Esse é o caso em que se encontram boa parte dos nossos queridos estudantes. Apesar dessa condição, não há como negar a relevância dos aprendizes para construir um futuro melhor, não é verdade? Então, nada mais justo do que celebrar um dia para eles. 

No Brasil, o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto. Uma data super especial em que comemoramos o direito de acesso ao conhecimento, de se alfabetizar e se preparar para construir uma vida com qualidade e sabedoria. Desde a pré-escola até a pós-graduação, todos os estudantes são dignos de parabéns no dia 11 de agosto.

Mas afinal, você sabe em que contexto o dia 11 de agosto foi escolhido para celebrar os estudantes? A seguir, a Voomp explica porque essa data foi escolhida!

Como surgiu o Dia do Estudante?

Ainda que o Dia do Estudante tenha sido estipulado há quase 100 anos, a data faz referência a um acontecimento ainda mais antigo. Tudo começa em 1827, quando o Brasil ainda era um Império e recém havia adquirido a condição de nação independente de Portugal. 

Ao começar a construir suas próprias instituições para desenvolver o país, o Imperador Dom Pedro I autorizou a criação dos dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil, no dia 11 de agosto de 1827. Em Pernambuco, foi fundada a Faculdade de Direito de Olinda, enquanto em São Paulo foi criada a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Passados 100 anos, em 1927, o curso de Direito completou seu primeiro centenário no Brasil e a data foi criada. E, de quem foi a ideia? Senta que lá vem história: em meio às comemorações, o advogado Celso Gand Ley propôs que o país adotasse a data de fundação das Faculdades de Direito como Dia do Estudante, símbolo da conquista do direito de estudar. Muito justo! 

Ou seja, faz quase 200 anos desde que as primeiras escolas de nível superior foram fundadas no Brasil, em um momento em que a maioria da população não possuía acesso ao ensino e muitos eram  analfabetos. Por isso, para valorizar a mudança na perspectiva da educação ao longo dos anos, nada mais legítimo do que celebrar a conquista do direito de aprender e ser estudante.

Existe mais de um Dia do Estudante?

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado oficialmente apenas no dia 11 de agosto. Mas, como mencionamos, cada data comemorativa carrega consigo uma série de significados. Para os brasileiros, foi escolhida a fundação das Faculdades de Direito no país. Em outros países, essa data pode variar de acordo com os eventos históricos que marcaram cada nação. 

Uma curiosidade que vale compartilhar é que existe um Dia Internacional do Estudante, você sabia? A data é celebrada dia 17 de novembro e remete à memória de estudantes da extinta Tchecoslováquia, que em meio à Segunda Guerra Mundial combateram e resistiram às tropas nazistas que invadiram seu país e a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos. 

A bravura e a coragem ficaram marcadas e, em 1941, dois anos após o ocorrido, o Dia Internacional do Estudante foi criado na cidade de Londres (Inglaterra), pelo Conselho Internacional de Estudantes. Desde então, o dia 17 de novembro é celebrado, ao redor do mundo, em memória à classe estudantil.

Conte com a Voomp para estudar!

Na Voomp, ficamos superfelizes de abrir as portas e os caminhos da educação para milhares de estudantes. Celebramos o Dia do Estudante e cada um que passa por aqui em busca de novos saberes, conhecimento e crescimento. Sabia que pode contar com a Voomp para estudar? Na plataforma, você encontra inúmeras opções de cursos, para todos os gostos e faixas etárias. 

Em cursos de graduação, você conta com instituições renomadas e bem avaliadas para dar um grande salto profissional e se preparar para atuar na sua área favorita. E claro, também pode seguir estudando após se formar, por meio de cursos de pós-graduação. Aqui na Voomp, os cursos de MBA e especialização são ótimas opções para seguir crescendo.

Antes mesmo de entrar na faculdade, você pode contar com a gente para trilhar seu caminho rumo ao sucesso. Nos cursinhos pré-vestibulares, é possível encontrar tudo que precisa para passar no vestibular. Nos cursos livres, as opções são para todos os públicos: cursos de música, tecnologia, concursos, Direito, entre outros. E claro, também tem os cursos de idiomas, para você que almeja romper fronteiras.

E aí, que tal celebrar o Dia do Estudante junto com a Voomp? Escolha o curso que mais tem a ver com seus sonhos e objetivos e siga com a gente! 

Obrigado por acompanhar a leitura do post e até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.