InícioDicasEstudosQuais os principais tipos de trabalho acadêmico?

Quais os principais tipos de trabalho acadêmico?

Os trabalhos acadêmicos são essenciais na formação de um bom profissional. É por meio deles que os alunos refletem a respeito dos conteúdos que aprendem e desenvolvem o pensamento crítico. Contudo, muitos que ainda sonham com o nível superior não conhecem os trabalhos mais comuns no universo das  faculdades e universidades. Entretanto, como o próprio nome sugere, um trabalho acadêmico compreende uma gama de gêneros textuais que são comumente solicitados aos alunos pelos professores como forma de avaliar o conteúdo ensinado.

Cada gênero tem objetivos bem específicos. Sendo assim, alguns estão presentes durante todo o curso, e são utilizados como meio de mensurar o conhecimento dos discentes, produzir ou transmitir conhecimento científico. Entretanto, outros trabalhos acadêmicos são produzidos a fim de encerrar etapas. Tais produções possuem maior densidade teórica e demandam mais tempo e conhecimento dos alunos em sua confecção. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a Dissertação de Mestrado, a Tese de Doutorado e outros tipos de relatórios são exemplos de trabalhos de encerramento de ciclo.

Sendo assim, neste artigo vamos te contar quais são os trabalhos mais comuns e suas características principais.  Bora?

Os trabalhos acadêmicos na graduação

No início da vida acadêmica, os graduandos se defrontam com alguns tipos de textos bem específicos. Alguns até familiares, como os resumos e fichamentos, por exemplo. No entanto, alguns são novidade. Logo, o mais importante é se atentar as características de cada um e saber que com o tempo vamos ganhando experiência na confecção de um trabalho acadêmico.

 Resumo

O resumo é a síntese de um texto. Para elaborá-lo o aluno precisa dar uma ideia geral do que será abordado em uma produção textual. Deste modo, seu leitor conseguirá identificar o tema, os objetivos, os métodos empregados e os resultados alcançados sem precisar ler o texto na íntegra. Contudo, vale a pena destacar que não se deve confundir um resumo com a simples redução de palavras ou recortes desconexos da obra.

Fichamento

O fichamento serve para identificar quais as ideias e principais conceitos problematizados em um texto. Na graduação a carga de leitura costuma ser grande, portanto, fazer este trabalho poderá facilitar sua vida quando precisar retomar certos conteúdos.

Sendo assim, o estudante precisa ler o texto em sua totalidade, e na segunda leitura ir anotando em uma ficha ou arquivo de sua preferência os pontos discutidos no texto, as citações mais relevantes, as referências bibliográficas e suas impressões sobre a obra. Assim, poderá recorrer a suas anotações na escrita do TCC, de projetos de pesquisa ou na confecção de relatórios, por exemplo.

Resenha

As resenhas acadêmicas tem objetivos bem específicos. Servem para que os graduandos possam, ao mesmo tempo, descrever uma obra, seu conteúdo e suas problematizações e ainda exporem suas impressões. Em um primeiro momento, o aluno apresenta a texto, descreve como se dá a organização dos capítulos, resume a obra e então expõe suas considerações, sempre embasado por argumentos científicos. O resenhista pode ainda abordar outras obras do autor do texto para situar melhor o leitor.

Projeto de Pesquisa

O aluno que deseja dar início a carreira de pesquisador precisa elaborar um projeto de pesquisa. Neste tipo de trabalho, o estudante precisa abordar e descrever em tópicos, seguindo um modelo pré-estabelecido, seus objetivos com o tema proposto. A produção deve conter ainda com:

– Resumo da proposta;

– Introdução e problematização do assunto abordado;

– Justificativa para o tema escolhido;

– Objetivo geral e outros mais específicos;

– Hipóteses e resultados pretendidos com a pesquisa;

– Fundamentação teórica ou revisão de literatura;

– Metodologia a ser utilizada em sua confecção;

– Cronograma de execução do trabalho;

– Referências.

Monografia ou TCC

Um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, é como o nome já diz, é uma produção que encerra um curso de graduação. Por isso, nesta etapa o aluno deve demonstrar os conhecimentos práticos e teóricos que adquiriu durante o curso superior. Portanto, deverá  produzir um material, que aborde de forma mais profunda um tema relacionado a sua área de formação. Desta maneira, junto a um professor orientador, o candidato ao diploma deverá escolher um assunto relevante para seu campo de conhecimento. Na sequência, deverá desenvolver seu trabalho acadêmico e encaminhá-lo para ser avaliado por uma banca de examinadores.

Na prática, após a confecção da monografia, um pequeno grupo de professores, de áreas relacionadas ao assunto escolhido pelo aluno, indicam no corpo do texto suas impressões e considerações a cerca da produção. Assim, em uma próxima etapa, os professores assistem a exposição oral do trabalho preparada pelo discente.

O momento da arguição do TCC serve também para que o aluno demonstre sua desenvoltura ao expor suas ideias. Sendo assim, após esta exposição, os professores fazem suas considerações, objeções e elogios e decidem pela nota, aprovação ou reprova do candidato ao diploma.

Artigo científico

Um artigo científico é um trabalho acadêmico que tem por objetivo problematizar um tema de relevância para uma determinada área de estudos. Este tipo de produção é comumente elaborado para abordar os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Também é comum que após a confecção do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) o graduando se sinta preparado para escrever sobre seu tema de pesquisa. Logo, ele poderá converter os capítulos de sua monografia em artigos. Tais produções tem regras bem específicas. Sendo assim, atendem às normas das revistas científicas e outros suportes em que serão publicados. Contudo, durante a graduação os graduandos contam com o auxilio de um orientador. Estes professores direcionam os alunos e até revisam o material produzido antes de submetê-lo à apreciação de uma revista.

Se você ainda não ingressou em uma faculdade, é bem possível que se assuste com esta leitura. Entretanto, é muito importante que você saiba, que ao longo de sua formação, você terá tempo para ir se familiarizando e se preparando para a escrita de cada gênero. Os professores compreendem a inexperiência dos alunos e estão sempre à disposição para auxiliar no desenvolvimento da escrita acadêmica.

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